Bom Dia!! Sexta, 18 de outubro de 2013

A "CLASSE MÉDIA ALTA"
NÃO TEM JEITO, MESMO!




Claro que não li o texto da mocinha chamada Carol Bensimon, que a Zero Hora publicou há dias. Vi alguns comentários no Facebook mas não me dei ao trabalho.
Hoje, me chamaram a atenção para um post do repórter/amigão Giovani Grizotti, sobre a croniqueta da mocinha.
Antes li o GG, evidente:
Bem, lendo as últimas edições da ZH, deparei com o texto dessa Carol Bensimon. Para ela, ser classe média, é ser jeca. Vejam o tamanho do preconceito: dormir em vez de ler, durante o um vôo, é ser jeca. Tem um "pet" é ser "jeca", também. Assim como comprar pronto, não fazer. Ah, alerta: pra essa menina, usar camisas de times de polo é ser jeca. 
Ela atribui à classe média desvios de conduta comuns em qualquer classe social: dirigir em excesso de velocidade ou atender o telefone durante uma sessão de cinema, por exemplo. 
Enfim, decidi buscar informações sobre a tal. Em seu site, Carol diz que "traduz histórias dos quadrilhos em francês", escreveu livros como "Pó de Parede" e, eis a explicação para tudo: fez mestrado em "Escrita Criativa"...Ah, essa "elite cultural" não para de me surpreender...
--
Aí fui ler a moçoila.
Nada demais.
Sabe quando um pessoal, "descolado", fica num "espaço" da Padre Chagas, bebericando uma água de coco ou um suco de laranja de 15 reais, filosofando sobre a classe média?
Ela deve ter anotado as bobagens e escreveu um textinho certinho.
Nada mais do que isso.
Querem ler o que ela escreveu?
Tá aqui: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2013/10/carol-bensimon-o-brasileiro-classe-media-4299529.html
--
Aí ela, orgulhosa, escreveu isso no Facebook:
Opa. Nunca recebi tanto e-mail e curtidas e anti-curtidas, então, antes de (tentar) dar conta de tudo, só queria dizer uma coisa: quem entendeu que eu estava na minha crônica fazendo um "retrato" da NOVA classe média brasileiro leu o texto um pouco enviesado; eu estou falando de uma classe média alta a qual pertenço, então acho justo eu poder tirar uma onda, assim como se espera que somente judeus tenham o direito de fazer piadas de judeus e somente negros tenham o direito de fazer piadas de negros, etc.
Vocês realmente acham legal gente que fura o sinal?
--
De toda a "polêmica", disparado, o melhor de tudo é um comentário de uma amiga da mocinha.
Beatriz Cattani: Carol, já que tu sabe tanto, me diz: no céu tem pão?
--
Interessante.
O pessoal da Zero Hora, neste século, está se especializando em descobrir lixo.
Calma, calma. No século passado, o jornal tinha pouquíssimos cronistas. Mas maravilhosos. Como o Luis Fernando, o Liberato, entre outros brilhantes.
Mas agora não.
Deve ter um sujeito que se dedica apenas em descobrir lixo.
Vejam o caso desse rapazinho feinho, que dá conselhos amorosos. Ainda não falei com uma pessoa, apenas uma, que dissesse assim:
- Esse cara é muito bom!! Depois que conheci os seus pensamentos a minha vida mudou!!
--
Outra coisa.
O tal do "garimpador de novos talentos" só chafurda na classe média alta. Aquela "descolada, moderna, fashion".
Um pessoal que
- adora a Padre Chagas "e o seu encanto";
- SÓ usa bolsas Louis Vuitton;
- fala assim: "Batom? MAC!!";
- vai a festa apenas se o DJ é europeu;
- bebe água de coco;
- diz: "Restaurante? Koh Pee Pee! A-D-O-R-O!!";
- AMA Fabrício Carpinejar;
- filosofa: "Eu tenho o meu Deus";
Poderia enumerar mais 500 modismos, mas estes dão uma ideia dessa gente.
--
Outro dia, ao conversar com um amigo, chegamos a uma conclusão: Como tem gente que escreve bem.
Só no meu grupo, no Facebook, poderia enumerar uns 20. Desde aqueles que apenas divertem aos que chegam a irritar de tão radicais. Vinte é pouco. São mais de 100.
--
Mas a Zero Hora só chafurda na "classe média alta", que jamais teve jeito!!

6 comentários:

  1. Se uma pessoa deste naipe tem espaço para escrever na ZH, significa que a coisa tá feia mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Sou assinante da ZH, mas não li o que ela escreveu; nem notei isto no jornal; nem vou ler; quanto ao feioso, na única vez que o li, creio, foi porque me chamou a atenção uma parte do texto, em que ele informava ter sido retardado, ou algo assim, até os oito anos de idade; para mim continua e deduzo isto das poucas vezes em que ouvi o dito no programa do Macedo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente ler,ver ou ouvir algo vindo da RBS esta se tornando uma auto-tortura...Tá difícil mesmo!Concordo contigo quando dizes que eles "campeiam" pessoas descerebradas,lixos culturais...e os babacas que acham bonito aquilo tudo ficam zurrando e difundindo asneiras sobre asneiras!Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  4. Li a tal crônica da moça. Chega a ser chata, de tão batida a idéia. Me ocorreu um paradoxo: como a ZH quer conquistar mais leitores, publicando crônicas que só agradariam quem não tem o hábito de ler?

    ResponderExcluir
  5. Esta Carol deve ser parente a Marilena Chaui (musa-filosofa do PT que odeia a classe média).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilena Chaui odeia a classe média. Porém, usufrui de todos os luxos, futilidades e mordomias que o capitalismo proporciona. É bem esperta essa senhora. É típico do PT falar no mais moderno iPhone com os amigos socialistas bolivarianos.

      Excluir