Segunda, 7 de outubro de 2013 parte 2

SETEMBRO FOI ASSIM

Visitantes de 659 cidades. Infelizmente não foi o recorde do previdi.com.br.
Dá uma olhada no mapa:


Todos os continentes.
-----

A PODEROSA ZERO HORA

Rick Jardim conta:
No descritivo fatal de um acidente de trânsito na noite passada em Porto Alegre, a ZH descreve a vítima e informa que era gremista. Qual a relevância disso?
"Jonathan era morador da Zona Sul, estudante de Ciências Econômicas na PUCRS e gremista. Também ajudava no restaurante do qual o pai é sócio, na Capital. Deixa pais e irmão."
-----

PERFEITO

A vereadora de Porto Alegre, Mônica Leal, apresentou projeto que proíbe em protestos o uso de máscaras ou qualquer material que cubra o rosto. A medida é similar ao que foi aprovado no Rio de Janeiro.
Segundo Mônica, a proposta foi elaborada dentro das exigências legais e constitucionais, com acompanhamento jurídico. O objetivo é de "preservar o patrimônio público de depredações durante os protestos, identificar os grupos infiltrados, vândalos e marginais".
-----

LEMBRA DELE?

PRB comemora filiação de José Francisco Mallmann.
Ele mesmo, que foi secretário da Segurança do Governo da dona Yeda.
Tentou implantar a lei seca, mas não teve o apoio de ninguém.
-----

OUTRA DO CASCALHO CONTURSI

Escreve o jornalista Beto Bottega:
No final da década de 70 inicio dos 80 trabalhei com o Cascalho na Radio Sucesso, transmitindo ...MOTOCROSS!! Sim, eu já fui locutor ...rsrs. Transmitimos várias provas do Gaúcho de Motocross, dos bons tempos do Moronguinho & Cia. Paraguaio, Nivanor Bernardi, Leo Dias e outros pilotos da época. Lembro que na primeira etapa que seria disputada em Jaguarão, pegamos um ônibus na rodoviária de Porto Alegre.Eu, o Cascalho e o Bertoldo Lauer Filho, um dos maiores craques em equipamentos e transmissões de rádio no Brasil. Alguns minutos após o coletivo entrar na Castelo Branco rumo à fronteira, o Cascalho me confidenciou em voz baixa:
- Essa é a primeira vez que viajo de ÔNIBUS !!!  Só podia ser o Cascalho !!
-----

TVE DIGITAL



A TVE iniciou no dia 1º de outubro, às 17 horas, os testes com o transmissor digital, adquirido na atual gestão. O novo equipamento possibilita que a emissora pública melhore consideravelmente a qualidade do sinal, cobrindo uma área maior que a do atual transmissor analógico, aprimorando som e imagem.
O prazo legal perante a Anatel para os testes com o aparelho é de seis meses. Durante esse período pode haver interrupção do sinal e interferências oriundas dos ajustes necessários.
Os testes fazem parte do processo de migração para o sistema digital, iniciado por essa gestão em 2011. Somente na compra do transmissor digital foi investido R$ 1,3 milhão.
--
Como sintonizar a TVE digital
Para sintonizar o sinal digital aberto da emissora pública do Estado, é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realizem uma nova busca. O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém, os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo:
Antena
Em Porto Alegre, utilizar antena interna. Fora de Porto Alegre, utilizar antena externa.
Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre).
Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captaçaõ do sinal é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos).
Considera-se como próximo ao local de geração, o município de Porto Alegre e da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.
--
Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, que é o serviço destinado  aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros.
Pela Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.
-----

SABE QUEM É?
SE ACERTAR GANHA UMA COCA!!


Dicas:
Vocês sabem que o Cascalho Contursi foi o primeiro garoto-propaganda da Pepsi (anos depois, o Bibo Nunes ocupou o lugar com "As Borbulhantes").
Em 2013 estão comemorando os 60 anos de Pepsi no Rio Grande do Sul, inclusive destacando as festas que a marca patrocinou.
Inacreditável, mas em todo o material o Baile dos Magrinhos não é citado!!
--
O rapaz da foto era estagiário e trabalhava na contabilidade na sede da Pepsi na avenida Praia de Belas.
--
Ainda não sabe? É um ilustre desconhecido?
Conto: Trata-se de Vasco Luce.
E é gaúcho!! De Porto Alegre!!
PRESIDENTE DA PEPSICO PARA A AMÉRICA LATINA.
--
Que feio, hein Vasco?
-----

GAROTA DE PROGRAMA EVANGÉLICA?

No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com.br/
-----

O QUE É GRINGO?

Escreve o João Paulo da Fontoura:
Dias atrás, estava, como costume, assistindo o bom programa Cadeira Cativa, na TV Ulbra. Nele, o condutor Luís Carlos Reche estava brincando com os seus convidados, a respeito do seu sobrenome Reche, que ele e seus familiares pensavam ser de origem italiana. Em vista das trocas de informações com os numerosos membros da família, reunidos em avento na Lagoa Vermelha, acabou descobrindo uma origem germânica e, em continuação às brincadeiras, afirmou que dispensaria o “ mérica, mérica, mérica” pois não era mais gringo.
Não vou me ater à questão de se o nome é italiano ou germânico; eles, os quase 300 descendentes reunidos, devem saber o que afirmam, pois imagino tenham feito uma profunda pesquisa genealógica. Agora em relação ao substantivo ( ou adjetivo) Gringo tenho ressalvas.
Esta palavra não é nossa, ela nasceu ou nos Estados Unidos ou na Espanha, e tem o sentido de adjetivar qualquer estrangeiro, sendo que, lá no início, tinha um sentido pejorativo, de insulto étnico. Sua etimologia não é pacífica.  Há, no mínimo, duas explicações para sua origem.  Ei-las:
--
Segundo o lingüista Charles Berlitz, ela vem de uma canção muito popular entre os soldados americano que invadiram o México em 1848, na famosa guerra na qual os americanos levaram, não mão grande, o Texas e o Novo México, dos mexicanos: “Green grow the lilacs”.
Os mexicanos, civis, soldados, ouviam os americanos cantarem a letra – nas marchas - não a entendo muito bem, tendiam a juntar as duas primeiras palavras – green grow -, reduzindo a expressão para “gringo”, palavra esta que ficou associada como um insulto aos estrangeiros americanos que invadiam seu pais. Como dizem os italianos, “Se non è vero, è bene trovato”.
--
A outra explicação, comungada pelos professores Sérgio Rodrigues, colunista da revista Veja, e Dionísio Silva, colunista da revista Caras, não é tão romântica quanto a primeiro, mas, creio, mais provável. Afirma que a palavra já existia em 1787 ( portanto, bem antes de 1848!) no Dicionário Castelhano do linguista Esteban de Terreos Y Pardo, como uma variação do vocábulo espanhol, Griego ( grego )  que era como os espanhóis insultavam os irlandeses (vem de fora, é tudo grego!) que migraram para lá em busca de trabalho.
-----

NÃO VEIO AO LITORAL?
NÃO SABE O QUE PERDEU!!

No www.litoralnorte.com

4 comentários:

  1. Quero sugerir para que alguém publique um histórico da Rádio Sucesso, pois quase nada ficou pra posteridade. Só sabemos que era do Cascalho, que transmitiu futebol e outras coisas mais. Quem se habilita?

    ResponderExcluir
  2. A Pepsico, pelo menos aqui no Brasil, licenciou a produção dos refrigerantes da Pepsi para a Ambev. A Pepsico, de forma direta, controla a produção da Elma Chips, dos biscoitos Mabel e dos produtos Quaker e Coqueiro...
    Se esqueceram do Cascalho, foi por puro desconhecimento dos marqueteiros da Ambev, que nem devem saber que o refri passou a ser produzido no Brasil e partir de Porto Alegre...

    ResponderExcluir
  3. Pevidi... para constar, a ULBRA TV não é mais sintonizada em SINOP-MT...!

    ResponderExcluir
  4. Uma grande perda para a radiodifusão gaúcha, Bertoldo Lauer Filho faleceu hoje, 05/03/2014

    ResponderExcluir