Quarta, 25 de agosto de 2021

 

SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.





TEM 81 ANOS O MAIS PERIGOSO TERRORISTA DO BANANÃO

PROCURADO


O texto é do jornalista Flávio Pereira, de 21 de agosto.

A sexta-feira amanheceu com mais um surpreendente movimento feito pelo inquieto ministro Alexandre de Moraes, do STF. Desta vez articulado com a Procuradoria-Geral da República, acionou a Polícia Federal contra 13 alvos que ameaçam a sólida democracia brasileira e a Suprema Corte. Eles foram proibidos de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Um deles, o perigoso cantor sertanejo e deputado federal Sergio Reis, de 81 anos. Outro, o perigosíssimo Zé Trovão, apelido de José Antônio Pereira Gomes, caminhoneiro, dono de um canal no YouTube, e Wellington Macedo de Souza, jornalista, coordenador da “Marcha da Família”. Outro alvo, Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Brasil, grupo econômico que representa mais de 200 produtores de soja e milho no Brasil e um dos líderes do Movimento Brasil Verde e Amarelo, criado em 2017.

...

O presidente da Aprosoja, Antonio Galvan, percebeu que os movimentos do STF visam enfraquecer a mobilização pacífica que vem sendo organizada para o dia 7 de setembro, para defesa da democracia e protestar contra abusos cometidos por membros do STF:

“Onde você estiver proteste contra essa abusividade do Supremo Tribunal Federal. Isso [mandado de busca e apreensão] nos dá mais força ainda.”

...

Dentro desse contexto, se insere o movimento feito ontem pelo presidente Jair Bolsonaro que, através da Advocacia-Geral da União, protocolou no Senado Federal pedido para abertura de processo para afastamento do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nos termos do que prevê o artigo 52 da Constituição Federal, pelo possível cometimento de “crimes de responsabilidade ao proceder de modo incompatível com a honra e dignidade de suas funções e ao proferir julgamento sendo, de acordo com a lei, suspeito na causa”. O gesto de Bolsonaro se insere na promessa feita, de “continuar jogando dentro das quatro linhas, conforme prevê a Constituição”.


************************************************************


OS ÚLTIMOS EXEMPLARES DESTA EDIÇÃO!!

O livro continua a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida  João Pessoa.
Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.
O livro custa 35 reais.

A T E N Ç Ã O!!

Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave   238 550 700 59

Ou um PIX Nubank:
Chave   jlprevidi@gmail.com 

(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)

OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59

...

Como de hábito, o velho e bom Prévidi costuma acertar na mosca quando escreve. É tiro ao alvo de verdade não sei, mas com um passado de combatente - quem sabe ele também é bom nessa mosca. Sobreviventes como ele não fazem prisioneiros na arte de botar os pingos no II. O cara é do ramo. (Fernando Albrecht, jornalista)

Esta ficção se confunde demais com a realidade. Todos nós temos e vivemos um pouco da vida de Alfredo Otávio. Ele é muito parecido contigo que tem uma atividade profunda com a profissão de jornalista e não se furtou de vivenciar experiências longínquas sem deixar de prezar por suas raízes. (Raul Ferreira, jornalista)

Estou relendo as aventuras do Alfredo Octávio (Flávio Pereira, jornalista)

Neste tempo, em que os jornalistas e o jornalismo na cobertura da vida e do cotidiano perdem a cada dia o que deveria ser seu bem mais sagrado, a credibilidade, Alfredo Octávio nas suas histórias mostra a importância da curiosidade e da interrogação como elementos fundamentais na tarefa de um jornalismo, coerente e independente.(Sérgio Seppi, jornalista)

A trajetória do "maior jornalista do Brasil" é, na verdade, a história de dois grandes jornalistas: o biografado Alfredo Octávio e o biógrafo, José Luiz Prévidi: às aventuras de Alfredo Octávio, soma-se a saga de Prévidi para contá-las.
O resultado é um livro divertido, envolvente desde a primeira linha. Um presente para quem ama jornalismo.(Raquel Sacomori, jornalista)

Em meio a fatos reais e ficções não menos reais, os quarenta lépidos capítulos da obra mostram AO, celebridade internacional, convivendo com cachaça e Mario Quintana na Rua da Praia, sua amizade com Che Guevara, o encontro com a eterna Catherine Deneuve , a vida em Burundi e, acima de tudo, seu tórrido relacionamento com a escultural estagiária Kristinna. 
(...)
Memória é onde as coisas acontecem muitas vezes, de modo inventado ou não. Em Alfredo Octávio estão as reminiscências do jornalista gigante, fatos e personalidades das histórias brasileira e internacional, que caminham ao lado das lembranças de Prévidi, que estava ali, vivendo frequentemente no olho do furacão. O livro é uma homenagem à ficção, ao jornalismo bom e ético de antigamente e, claro, uma ode ao novo jornalismo, que bebeu e bebe em todas as manhas das técnicas literárias. Alfredo Octávio se foi pouco depois da morte de sua mãezinha e levou para o túmulo um mundo e um jeito de ser repórter que não existem mais. Um bom biógrafo coloca um defunto novamente a andar entre nós. Então AO vive. Vai ver por muito tempo. Até que o Prévidi e os milhares de fãs lembrem dele. (Jaime Cimenti, jornalista e advogado)

...Em formato de entrevista-depoimento, transformou-se numa novela eletrizante. (Tibério Vargas Ramos, jornalista e escritor))

...Devorei o livro numa tarde noite de sábado e confesso, fiquei com a sensação de quero mais... (Gustavo Victorino, jornalista e advogado)

...Divertido, tem uma graça envolvente. Parabéns! (Anonymus Gourmet, José Antonio Pinheiro Machado, jornalista e escritor))

...meu querido colega AO que me foi apresentado pelo autor da biografia numa tarde qualquer no Tuim. Leiam o livro!! (Rogério Mendelski, jornalista)


************************************************************


LASIER QUER RAPIDEZ - O senador Lasier Martins, do Podemos, está empenhado para que seja votado o projeto de sua autoria que agiliza a apreciação de pedidos de impeachment de ministros do STF e do procurador-geral da República. É para o Senado que são encaminhadas estas solicitações, enquanto que aquelas contra o presidente da República são direcionadas à Câmara dos Deputados.

O projeto de resolução 11/2019 prevê que o presidente do Senado tenha 15 dias úteis para comunicar ao plenário o acolhimento ou indeferimento de pedidos de impeachment. Caso isso não ocorra dentro do prazo, a maioria da Mesa poderá fazê-lo. E a decisão, do presidente ou da Mesa, poderá ainda ser alvo de recurso ao plenário, assinado por pelo menos um terço dos senadores.

Ontem, Lasier teve reunião agendada com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para solicitar encaminhamento, de forma que o texto seja colocado em votação. Desde 2019, o PRS não saiu da CCJ, onde está sob relatoria do senador Marcos Rogério. Líder do Dem no Senado e vice-líder do governo no Congresso, Rogério tem se destacado como um dos maiores defensores da gestão Bolsonaro na CPI da Covid.

O pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes foi protocolado por Bolsonaro na última sexta-feira.


-


IRRESPONSÁVEL - Para o deputado federal Bibo Nunes, "o governador Dória, de São Paulo, ao dizer que bolsonaristas andarão armados no dia 7 de setembro, apenas quer tumultuar. Ele quer apagar incêndio com gasolina. Totalmente inconsequente e irresponsável ao falar, sem provas. Quer apenas atingir Jair Bolsonaro". 


-


RECORDAR É VIVER?


Detalhe para a notícia, abaixo:



-



ADIADO - Devido a previsão de chuva intensa na quinta-feira, dia 26, o lançamento do livro “Agora já posso revelar”, será transferido para a sexta-feira, 27, com sessão de autógrafos a partir das 17 horas na área externa do Chalé da Praça XV, Centro Histórico de Porto Alegre. Na sexta-feira a previsão é de muito sol, com temperatura de até 22º.

Quarto livro solo do jornalista Flávio Dutra, “Agora Já Posso Revelar”, segundo o autor, deveria se intitular “De tudo um pouco”,  pois além das tradicionais crônicas que caracterizaram suas produções anteriores, ele investe agora em contos, histórias curtas e encerra com uma série de reflexões inspiradas na quarentena pela pandemia. No total, são sete capítulos em mais de 200 páginas: Agora Já  Posso Revelar, que dá título ao livro,  Crônicas da Mesa ao Lado, Crônicas da Vida Real, Crônicas da Comunicação, Crônicas da Quarentena, Contos  da Mesa ao Lado e a s&eacute ;rie Histórias Curtas, encerrando com  Reflexões em Tempo de Pandemia.

Dutra  esclarece que o livro não  faz revelações escabrosas sobre os setores  onde atuou ou sobre companheiros com os quais  conviveu,  mas traz um conjunto de boas  histórias, a maioria delas verdadeiras, com os nomes dos personagens devidamente preservados. As inconfidências dizem respeito ao próprio autor no primeiro capítulo. As crônicas foram publicadas originalmente no portal coletiva.net e no  blog. viadutras.blogsport.com. Já os contos são inéditos.

“Agora já posso revelar”, editado pela Farol 3, tem prefácio do jornalista e publicitário Paulo Motta e arte da capa e ilustrações de Vanessa Correa.

Formado em Comunicação Social pela UFRGS, em mais de 40 anos de carreira Dutra atuou nos principais veículos de comunicação do Estado, participou de campanhas políticas, presidiu a Fundação Piratini (TVE e FM Cultura), foi secretário de comunicação do governo estadual, da Prefeitura de Porto Alegre, superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa e assessor no Senado. Autor dos livros Crônicas da Mesa ao Lado, A Maldição de Eros e Outras Histórias e Quando Eu Fiz 69, integrou as coletâneas DezMiolados 1 e 3, Todos Por Um, Confraria 1523 – Uma História de Parceria e Bom Humor, e foi coautor com Indaia Dillenburg de Dueto- A Dois É Sempre Melhor. 



-


AUGUSTO NUNES LIQUIDA DUDU MILK - Do r7:

Inscrito nas prévias do PSDB para a eleição presidencial, o governador gaúcho, Eduardo Leite, tem sido visto em várias capitais brasileiras, menos em Porto Alegre e menos ainda em seu local de trabalho, o Palácio Piratini. Para Augusto Nunes, Eduardo Leite se aproveita do fato de o TSE ainda não ter regulamentado as prévias partidárias para fazer propaganda eleitoral sem ser punido.

Para o colunista, o 'sumiço' do governador sugere que todos os problemas que afligiam os gaúchos tenham sido solucionados, da crise econômica à pandemia de coronavírus. "Se é assim, Eduardo Leite nem precisa montar um plano de governo. Basta convencer o eleitorado que transformará o Brasil num imenso Rio Grande do Sul", ironiza.


-


PARA LUDIBRIAR TROUXAS - Escreve o Paulo Cursino:


Enquanto de um lado Moraes e Barroso atentam contra a liberdade de expressão e manifestação, do outro Lewandoski e Gilmar Mendes vão aliviando para a bandidagem de sempre. Operação casada e esperta para ludibriar trouxas e fazer a felicidade de espertinhos.

Desta vez, acreditem, disseram não enxergar indícios de associação criminosa entre Geddel e seu irmão, diminuindo a pena imposta, mesmo sabendo que AMBOS frequentavam o famoso apartamento com os milhões apreendidos pela PF.

Sabem como é, se não houver um recibo assinado, registrado em cartório, onde esteja escrito "eu, fulano, junto com o meu irmão assumo que roubei pra caralho", então não há prova nenhuma.

Duvidam? Ora, se os caras determinaram que não há provas contra Lula sobre o sítio de Atibaia – aquele em que havia até pedalinhos com o nome dos netos – então qual a dificuldade de liberar o irmão de Geddel ou mesmo o PRÓPRIO Geddel?

Ora, não há provas porque não há e pronto.

Mas, tudo bem, como bem determinou a Globo, o único problema do Brasil é o atual mandatário e mais ninguém. Aliás, até dá para entender porque implicam tanto e apenas com o "Bozo": medo de concorrência.

O Brasil virou um circo pequeno demais para tanta gente adorando bancar o palhaço.


-


O REPÓRTER FOTOGRÁFICO
MARCO COUTO SE SUPEROU!

(clica em cima que amplia)



-


LIBEROU GERAL!



-


MENOS UM JORNAL - Recentemente faleceu  Oswaldo Carlos van Leeuwen, proprietário do Informativo do Vale (pai do Paulo Alceu, ex da RBS, hoje radicado  em Florianópolis).

Ontem foi divulgado COMUNICADO  A COMUNIDADE DO VALE DO TAQUARI

A direção da Rede Vale de Comunicação Ltda, na pessoa da diretora geral Srª Ivone Villa, decide na data de hoje 24 de agosto de 2021, pela paralisação temporária das atividades do Jornal O Informativo do Vale.

Em 51 anos, nos dedicamos a contar histórias e fazer a diferença na nossa comunidade, hoje com tantos per causos no caminho como a pandemia da COVID19, a alta desenfreada dos produtos e matérias-primas tornam ainda mais impossível de se manter com a qualidade e apreço que temos pelos nossos leitores, patrocinadores, amigos, funcionários, ouvintes e apoiadores.

Ao comunicar esta paralisação, queremos aqui, agradecer de maneira muito especial ao visionário Oswaldo Carlos van Leeuwen (in memoriam), pelo seu legado e trabalho árduo ao construir este magnífico meio de comunicação e de conversa com a comunidade como um todo.

Aos funcionários que por aqui passaram e que juntos lutaram até aqui, para que esse canal de comunicação sempre estivesse na casa dos nossos leitores e que através da rádio estivesse no ouvido dos nossos ouvintes, mesmo que recém-chegado mas com uma força enorme.

Obrigado aos empresários do Vale do Taquari, que sempre nos receberam de forma tão especial e confiaram a sua marca ao nosso meio de comunicação com a credibilidade que construímos juntos.

Temos a certeza que desempenhamos um grande papel na história do Vale do Taquari e no estado, especialmente em Lajeado.

Cumprimos nossa missão, desenvolvemos um bom trabalho como soldados da informação que somos, guardamos a partir de agora nossa espada.

Eventuais dúvidas e mais informações favor entrar em contato pelos seguintes meios de comunicação: (51) 3726 6700 ou pelo ivone@informativo.com.br.


-


NEM FICAM COM VERGONHA - Eles não ficam com vergonha de relatar 17 CASOS DE CORRUPÇÃO QUE FORAM DESCOBERTOS. 17! As desculpas importam MENOS do que a existência fática de 17 PROCESSOS de corrupção. Vou repetir: Eles mesmos elencaram 17 CASOS DE CORRUPÇÃO. E querem que esse sujeito volte.

(clica em cima que amplia)



-



X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X






XXXXXXXXXX


INTERVALO

ARQUIVOS IMPLACÁVEIS
DO VANDERLEI CUNHA

O registro é de Abril de 1967. Em visita a Porto Alegre, para três apresentações no Encouraçado Butikin (numa reedição informal do já célebre show do Zum Zum carioca), Vinicius e Caymmi foram homenageados com um “carreteiro” no Clube dos Compositores (sediado na Churrascaria Cacique – Avenida Padre Cacique), tendo como anfitrião Lupicinio Rodrigues, comandante da entidade.

Envolvido com outros compromissos, Dorival Caymmi apareceu no Clube lá pelas duas da madrugada, ainda em tempo de devorar o ``carreteiro´´ de Lupi e enxugar cevas, caipirinhas e uísques de alto calibre. Lástima que, ao contrário de Vinicius, perdeu a raríssima chance de ser fotografado ao nosso lado... rsrsrs

Ladeando o “Poetinha” naquela inesquecível noitada, os então estudantes da Famecos (PUCRS) Geraldo Valente Canali (esq.) e Vanderlei Malta da Cunha (dir.), que foram entrevistá-lo para um programa de rádio, mais exatamente o badalado ´Domingo & Arte´, na Metrópole AM.

A entrevista, exclusiva, acabou sendo agendada para o dia seguinte, no belíssimo e amplo apartamento (em frente à Praça Júlio de Castilhos, ponto chic da Independência) do diplomata gaúcho Fernando Riet, colega e amigão de Vinicius na Embaixada do Brasil em Montevidéu, onde, transferido de Paris em 1957, o futuro parceiro de Tom Jobim atuou ao lado da delegação brasileira na Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), vivendo na capital uruguaia até 1960.

O Poetinha ficaria hospedado nessa mansão suspensa durante os três dias que permaneceu em Porto Alegre. A filha mais moça de Riet, a belíssima Denise, fez as honras da casa, abastecendo todos os copos, principalmente o de Vinicius, com o mais celebrado uísque das Escócias.

(clica em cima que amplia)



-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-XX-X-X-X-X-X


PIADINHA


5 comentários:

  1. Achei que fosse abordar a lei do mandante aprovada ontem contrariando os interesses da Globo mas igual já vou adiantar a minha opinião. Tenho sérias dúvidas se vai ser vantajoso para os clubes mandantes fora do eixo Rio-São Paulo conseguir individualmente bons contratos. E pro torcedor tenho mais sérias dúvidas ainda, já tô imaginando ele sem saber onde e se vai passar o jogo que ele quer ver. E, mesmo passando, se não vai ter que comprar avulso e aturar uma transmissão pra lá de amadora. Claro que sei que no Premiere também tem que pagar avulso mas lá pelo menos tem a opção do pacote completo com o comprador sabendo que vai ter acesso a todos os jogos e com a cobertura de uma equipe de narradores, comentaristas e repórteres no mínimo profissional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O torcedor saberá onde o jogo vai passar. Basta ver com que emissora seu clube fechou contrato.
      De qualquer forma, causa espécie alguém defendendo monopólio.

      Excluir
  2. Ser idoso não da o direito, ainda mais sendo pessoa pública e com razoável influência sobre as massas, de incitar a violência contra autoridades seja ela quem for. Fosse um cantor esquerdista idoso (Chico Buarque, por exemplo) incitando violência física contra o Bolsonaro tu ia apoiar se esse mesmo texto que o jornalista escreveu em relação ao Sérgio Reis fosse de autoria da Rosane de Oliveira em defesa do Chico, Prévidi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda email para ele. Já que tu fez uma pergunta pessoal para o Previdi. Vai ter que usar o teu nome real. Talvez ele te responda.

      Excluir
    2. Há várias manifestações de variadas figuras nacionais incitando violência física contra Bolsonaro, violência essa que já se materializou durante a campanha eleitoral. E qual a consequência? O silêncio da mídia e das autoridades. O duplo padrão é evidente, só não vê quem não quer.

      Excluir