ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.
TERRA DAS FARMÁCIAS
Desde que começou a pandemia, em março do ano passado, tenho passado vários dias em Oeisis International, que é vinculada a Tramandaí. Aprendi a gostar da cidade, procurando ver tudo de bom que ela oferece. Aliás, não tinha outro jeito...
Sempre quando passo pela avenida Emancipação lembro de como era no século passado. Uma festa, com bares e restaurantes um ao lado do outro, sempre lotados. E com mpúsica ao vivo! Hoje dá até uma tristeza, porque os bares e restaurantes deram lugar a farmácias, lojas de telefônicas e lojinhas de bugigangas. Restam dois ou três restaurantes.
...
Aí neste final de semana leio este texto primoroso do publicitário Alexandre Assumpção:
Porto Alegre é mesmo o túmulo do prazer e do divertimento.
Aqui, fecham cafés, livrarias, restaurantes, galerias de arte, lojinhas diferentes e interessantes, para dar lugar a farmacias horrorosas, deve ser a cidade com mais farmacias no mundo.
Uma vez precisei de uma em Paris, tive que procurar muito, e era uma lojinha com móveis de madeira, um charme.dava vontade de fotografar.
Era Paris né, cidade luz: passei por inúmeros cafés, bistrôs, pequenas galerias de arte, restaurantes...
Aqui, farmácia é um caixote branco envidraçado e extremamente iluminado...à noite, vejo gente de abrigo de tactel ou plush fazendo compras, como se estivesse num antiquário ou algo assim. Total falta de opção ou de cultura mesmo. Também lojas de colchões (horrorosas) que fazem inauguração com balões dourados e prateados e saxofonista (!), nada de novo há séculos e ninguém está interessado, aliás estão sempre vazias, pra que abrir então?
Imobiliárias aos montes, também espaços incríveis sem a menor necessidade o cúmulo do absurdo: lojas de aparelhos para surdez, que poderiam muito bem estarem dentro de prédios, em conjuntos comerciais convencionais, estão na calçada exibindo vovozinhos felizes e serelepes com aqueles troços socados nos ouvidos.
Tabelionatos enormes, sem fundamento, ocupando lugares que poderiam dar espaço a inúmeras coisas que valem a pena estar na calçada, ao sol oferecendo prazer e lazer para as pessoas.
Não tem solução. É só um desabafo e um pouco de ranço dessa cidadela.
Pela sua leitura, obrigado!
...
O jornalista Márcio Pinheiro conclui por outro lado:
Coisas que só existem em Porto Alegre:
1. Uma pizzaria de forno à lenha num posto de gasolina.
2. Uma churrascaria vegana que se chama Picanha.
************************************************************
OS ÚLTIMOS EXEMPLARES DESTA EDIÇÃO!!
O livro continua a disposição na Banca da República - na esquina da Rua da República com avenida João Pessoa.
Também posso enviar pelo Correio, sem custo adicional.
O livro custa 35 reais.
A T E N Ç Ã O!!
Pode fazer um PIX Banrisul:
Chave 238 550 700 59
Ou um PIX Nubank:
Chave jlprevidi@gmail.com
(me avisa quando fizer a operação pelo jlprevidi@gmail.com, mandando o endereço completo)
OU
BANRISUL
AGÊNCIA 0834
CONTA CORRENTE 35.120973.0-2
JOSÉ LUIZ GULART PRÉVIDI
238 550 700 59
...
Como de hábito, o velho e bom Prévidi costuma acertar na mosca quando escreve. É tiro ao alvo de verdade não sei, mas com um passado de combatente - quem sabe ele também é bom nessa mosca. Sobreviventes como ele não fazem prisioneiros na arte de botar os pingos no II. O cara é do ramo. (Fernando Albrecht, jornalista)
Esta ficção se confunde demais com a realidade. Todos nós temos e vivemos um pouco da vida de Alfredo Otávio. Ele é muito parecido contigo que tem uma atividade profunda com a profissão de jornalista e não se furtou de vivenciar experiências longínquas sem deixar de prezar por suas raízes. (Raul Ferreira, jornalista)
Estou relendo as aventuras do Alfredo Octávio (Flávio Pereira, jornalista)
Neste tempo, em que os jornalistas e o jornalismo na cobertura da vida e do cotidiano perdem a cada dia o que deveria ser seu bem mais sagrado, a credibilidade, Alfredo Octávio nas suas histórias mostra a importância da curiosidade e da interrogação como elementos fundamentais na tarefa de um jornalismo, coerente e independente.(Sérgio Seppi, jornalista)
A trajetória do "maior jornalista do Brasil" é, na verdade, a história de dois grandes jornalistas: o biografado Alfredo Octávio e o biógrafo, José Luiz Prévidi: às aventuras de Alfredo Octávio, soma-se a saga de Prévidi para contá-las.
O resultado é um livro divertido, envolvente desde a primeira linha. Um presente para quem ama jornalismo.(Raquel Sacomori, jornalista)
Em meio a fatos reais e ficções não menos reais, os quarenta lépidos capítulos da obra mostram AO, celebridade internacional, convivendo com cachaça e Mario Quintana na Rua da Praia, sua amizade com Che Guevara, o encontro com a eterna Catherine Deneuve , a vida em Burundi e, acima de tudo, seu tórrido relacionamento com a escultural estagiária Kristinna.
(...)
Memória é onde as coisas acontecem muitas vezes, de modo inventado ou não. Em Alfredo Octávio estão as reminiscências do jornalista gigante, fatos e personalidades das histórias brasileira e internacional, que caminham ao lado das lembranças de Prévidi, que estava ali, vivendo frequentemente no olho do furacão. O livro é uma homenagem à ficção, ao jornalismo bom e ético de antigamente e, claro, uma ode ao novo jornalismo, que bebeu e bebe em todas as manhas das técnicas literárias. Alfredo Octávio se foi pouco depois da morte de sua mãezinha e levou para o túmulo um mundo e um jeito de ser repórter que não existem mais. Um bom biógrafo coloca um defunto novamente a andar entre nós. Então AO vive. Vai ver por muito tempo. Até que o Prévidi e os milhares de fãs lembrem dele. (Jaime Cimenti, jornalista e advogado)
...Em formato de entrevista-depoimento, transformou-se numa novela eletrizante. (Tibério Vargas Ramos, jornalista e escritor))
...Devorei o livro numa tarde noite de sábado e confesso, fiquei com a sensação de quero mais... (Gustavo Victorino, jornalista e advogado)
...Divertido, tem uma graça envolvente. Parabéns! (Anonymus Gourmet, José Antonio Pinheiro Machado, jornalista e escritor))
...meu querido colega AO que me foi apresentado pelo autor da biografia numa tarde qualquer no Tuim. Leiam o livro!! (Rogério Mendelski, jornalista)
*********************************************************
VERGONHA!! - "A esquerdista Camila Pitanga, que posta diariamente contra Jair Bolsonaro, foi convidada pelo presidente do TSE, Barroso, para fazer comercial para a justiça eleitoral. Isso é desaforo e parcialidade na décima potência! É a total decadência da justiça eleitoral! Uma vergonha!!"
O desabafo é do deputado federal Bibo Nunes.
-
TRAGÉDIAS - Pedro Simon convive com tragédias familiares desde a década de 1980. A última foi a morte de seu filho Tomaz, 49 anos. Teve um infarto fulminante enquanto estava fazendo compras num supermercado. Deixa filhos gêmeos, com menos de um ano.
Simon resiste a todos os dramas. Está com 91 anos.
-
PÉROLAS DA CPI
-
ISSO A GLOBO JAMAIS VAI MOSTRAR - Escreve o Rodrigo Mota:
Para terem ideia do estrago que o queridinho da esquerda mundial fez com o mundo, aí vão alguns dados:
Com a retirada desordenada e sem nexo das tropas americanas do Afeganistão, os EUA deixaram 85 BILHÕES DE DÓLARES em equipamentos de GRAÇA ao Talibã.
São:
- 75 mil veículos.
- 200 aviões e helicópteros (o Talibã tem agora mais helicópteros BlackHawk do que 85% dos países do mundo).
- 600 mil armas.
- Equipamentos de visão noturna e de proteção pessoal.
- Equipamentos biométricos e de scanner de retina de todos os afegãos que ajudaram os EUA durante os últimos 20 anos. (Será um massacre).
Além disso, estima-se que a Al Qaeda voltará com tudo, para assombrar o mundo novamente.
Conseguiram entender o tamanho da cagada e incompetência que esse Biden cometeu? Isso, é o mais leve. Caso tenha sido proposital, não consigo nem adjetivar.
Aprendam o que é ser genocida.
E outra, para tirar o Trump do poder, valia tudo, até colocar um senil incompetente no poder.
Da mesma forma aqui no Brasil. Para tirar Bolsonaro vale tudo, até mesmo voltar com ladrões ou virar Venezuela.
Acordem. Atrás de discursos bonitos e humanitários, vivem eles que não estão nem aí pra ti, pra tua família e para a humanidade.
-
DUDU MILK FANTASIADO!
VAI POSTAR NO TIK TOK?
-
AGORA JÁ POSSO REVELAR, O LANÇAMENTO - Do jornalista Flávio Dutra:
Gastei duas canetas e meia em autógrafos (na verdade, aqueles garranchos que preciso traduzir) aos que reservaram um espaço na sexta-feira passada para prestigiar o lançamento do livro AGORA JÁ POSSO REVELAR. Parafraseando o título do livro, agora posso revelar que a cada sessão de autógrafos – e já participei de mais de uma dezena, incluindo as da Feira do Livro – me bate uma angústia danada, imaginando que o evento seria um fracasso de público. E fico ali remoendo as incertezas e as inseguranças de um amador das letras, até que os parceiros começam a chegar aos poucos e de repente até fila tem. Quem conta com muitos amigos e família grande não fica inédito e foi o que aconteceu no Chalé da Praça XV numa tarde-noite de agradável temperatura, de vários reencontros e de matar saudades de muitas tribos . O reconhecimento aos presentes vai em forma de uma dedicatória customizada, um rápido diálogo agradecido e o retrato para a posteridade. Terminei a noite confraternizando com a família, exibindo a netalhada para os visitantes e brindei por todos com um bom tinto. Valeu mesmo, gente amiga.
As fotos do evento, by Alex Rocha Souza.
Próxima sessão é na Feira do Livro. Até lá AGORA POSSO REVELAR está disponível nas melhores livrarias da cidade: BAMBOLETRAS ( loja 03 do Shopping Nova Olaria, na Cidade Baixa), NOVA ROMA (rua General Câmara, 394), ISASUL Livraria ( Rua Riachielo,1236), LETRAS & CIA (Shopping Paseo, na Tristeza) e Livraria LONDRES (Av.Osvaldo Aranha, 1182, Bom Fim). Pedidos on-line para Farol 3 Editores (https://farol3.com.br), direto com o autor, ou em fladutra@uol.com.br.
-
A PIADA DA SEMANA!!
-
UM GRANDE PROFISSIONAL DE TV - Assisti no sábado o último programa do Caldeirão do Huck. Não tenho dúvida em afirmar que é um cara que sabe tudo de TV. Do nível do Celso Portiolli.
Qualquer um dos dois poderia assumir o domingo da globo e fazer muito sucesso.
Agora, vamos combinar: Luciano Hulk sabe fazer TV. E ponto.
Que não se aventure em outra seara, como foi tentado neste ano.
-
OPÇÕES TELEVISIVAS - Não suporta o Jornal Hoje da globo? Pois mude para a Band e dê risada com a Cátia Fonseca e seus partners.
Não quer ver o jornal nacional? Vai para o SBT que tem aquele programa de descobrir a palavra no painel.
-
PREFEITOS DA PRAÇA - O prefeito Sebastião Melo entregou no sábado passado o crachá e o certificado para cinco Prefeitos da Praça e assinou o Pacto de Governança com a comunidade do Centro Histórico. A solenidade ocorreu na Praça da Alfândega, espaço que terá o jornalista Ayres Cerutti como prefeito.
"Cuidar do espaço público é um dever de todos nós. Estamos investindo muito na zeladoria da cidade, ainda mais no Centro Histórico, que é coração de Porto Alegre. Ampliar os prefeitos da praça no bairro, com a posse dos novos parceiros comprometidos com o bem público, é fundamental para termos uma cidade mais bonita e melhor para se viver” - Prefeito Sebastião Melo.
Além de Cerutti, foram nomeados Ivan Carlos Borella para a Praça Padre Gregório de Nadal, Waldo Dias para a Praça Júlio de Castilhos, Erika Lammel para a Praça General Daltro Filho e Lucas Brizola para a Praça General Osório. Os prefeitos se unem à Marivane Anhanha, nomeada no dia 2 de agosto prefeita da Praça Brigadeiro Sampaio, também no Centro Histórico. Os prefeito da Praça da República, na Vila Ipiranga, Paulo Lazuta, e da Praça Largo Doutor Adair Figueiredo, no bairro Rio Branco, Camila Malabarba Vidal, estiveram presentes no evento.
“O prefeito Melo me deu a tarefa de ajudar a coordenar a revitalização do Centro Histórico, que é um local muito bonito, mas muito mal cuidado. Nós iremos qualificar ainda mais essa região, que nos últimos meses já conseguimos melhorar”, afirmou o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.
Todos os prefeitos foram escolhidos por sua relação com o espaço público para os quais foram nomeados a exercer o cargo voluntário.
“Nós tivemos uma receptividade muito grande da população em relação ao projeto e conhecemos histórias bonitas de cuidado de alguns cidadãos com o equipamento público”, salienta o secretário-adjunto de Parcerias, Jorge Murgas.
...
O Prefeito da Praça será responsável por cuidar dos espaços públicos, acompanhar os serviços de manutenção feitos pelos parceiros e deverá comunicar problemas para que a prefeitura ou o adotante possa realizar a ação necessária. A comunicação com a prefeitura é feita através do e-mail prefeitodapraca@portoalegre.rs.gov.br.
Pacto de Governança – O Pacto de Governança consiste num acordo celebrado entre agentes públicos e comunitários para selar as responsabilidades na realização e no cuidado das benfeitorias. “A prefeitura se compromete com o diálogo, a articulação e a realização de serviços, e a comunidade deverá manter os cuidados com o bem público”, afirma o secretário Municipal de Governança local, Cássio Trogildo.
...
Sobre os prefeitos:
Ayres Cerutti - Praça da Alfândega
Jornalista trabalha com a área de turismo há 50 anos. É morador da rua Duque de Caxias e considera o Centro Histórico o pátio de casa, além de um grande cartão postal.
Ivan Carlos Borella - Praça Padre Gregório Nadal
Mora há 40 anos na frente da praça e há 30 anos faz melhorias no equipamento público, realizando revitalizações voluntárias no espaço e buscando parceiros que qualifiquem a região.
Waldo Dias - Praça Júlio de Castilhos
A relação do Waldo com a praça começou em 2011, quando se mudou para as proximidades. Em 2016, comemorou o aniversário do filho na praça no dia em que houve a inauguração da revitalização do espaço. Além disso, sempre cuidou da limpeza do local.
Erika Lamel - Praça General Daltro Filho
A juíza Erika Lammel mora no Centro Histórico desde que nasceu. Começou a se envolver com a praça em 2017, período em que o espaço estava degradado e era ponto de drogadição. O local é adotado pela Associação de Amigos Daltro Filho, que ela preside, e pela Rabusch, Espaço Cultural, Livraria e Papelaria, Parecerto Estacionamento e Marcelo Chiodo Cabelereiros.
Lucas Brizola - Praça General Osório
Lucas mora nas proximidades da praça desde que nasceu. Desde muito jovem, busca a qualificação da praça junto à prefeitura. Além do cuidado, vivenciou histórias marcantes ali, como por exemplo, o primeiro beijo com a sua esposa.
As fotos são do repórter fotográfico Alfonso Abrahan.
(clica em cima que amplia)
-
FOTO DO RAFAEL BREDA
(clica em cima que amplia)
A FAVOR DOS CAVALOS - Postagem de Luiz Ramos Filho no Facebook:
Animal escravizado. Trabalhando de sol a sol. Sem descanso. Carregando o peso excessivo da terra e dos entulhos. Sem piedade, sem cuidados. Vítima de maus-tratos. Covardia.
Resgatamos! Conseguimos! É menos um ser indefeso nas mãos dos cruéis carroceiros. Recebi as denúncias e parti para a estrada dos Bandeirantes. Acionei a vigilância sanitária e a DPMA. A tração animal é proibida por lei! Debilitada, a égua foi levada para o Centro de Controle de Zoonoses, onde sua vida vai mudar: será bem tratada e cuidada . Tração animal, isso tem que acabar!
Aguardo a Assembleia Legislativa gaúcha aprovar uma lei proibindo essas malditas carroças!
-
NÃO TEM JEITO - Uma aglomeração com cerca de 1.200 pessoas na rua da República esquina com a rua Lima e Silva, Cidade Baixa, e outra com aproximadamente 400 pessoas na rua Padre Chagas esquina Luciana de Abreu, bairro Moinhos de Vento, foram dispersadas pela Guarda Municipal durante a noite de sábado e madrugada de domingo, conforme relatório da Ronda Ostensiva Municipal .
A operação conjunta com EPTC, Diretoria Geral de Fiscalização e Brigada Militar ocorreu também na Praia da Ponta do Cachimbo, na Zona Sul, nas ruas João Alfredo, Cidade Baixa, 24 de Outubro, Moinhos de Vento, e em outros pontos tradicionalmente frequentados da noite de Porto Alegre.
-
CONTINUA FEIA A COISA
-
X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X-X
XXXXXXXXXX
INTERVALO
(clica em cima que amplia)
Reencarnação
Um casal espírita fez um acordo: se realmente existisse reencarnação, o primeiro a morrer informaria ao outro como era a vida do lado de lá.O marido foi primeiro a morrer. Através de um médium, contatou a mulher e lhe contou:
- Levanto cedo e faço sexo. Como cenoura, que é considerado o melhor alimento após a morte e corro muito em um campo de golfe. Não paro um minuto sequer! Faço sexo intensamente, apanho sol e faço sexo mais algumas vezes. Depois do almoço como muitos legumes e verduras e... tome mais sexo! Depois do jantar, onde não faltam verduras frescas, volto ao campo de golfe e faço mais sexo, até anoitecer. Depois durmo muito bem, para me recuperar e, no dia seguinte, recomeça tudo igual.
A mulher pergunta:
- Você está no Paraíso?
- Não, já reencarnei! Voltei como coelho numa granja aqui em Viamão.
Creio que o Leite sem lactose está no traje errado; talvez um vestidinho de prenda todo cheio de florzinhas e babados lhe cairiam melhor, pois não??
ResponderExcluirDe corrupção,o Jair entende:o que teve de
ResponderExcluirescândalos nos tempos do governo militar
que ele elogia tanto....
Aponte pelo menos um, senhor mentecapto, senhor sodomizado pela esquerdalha.
ExcluirNão tem vergonha na cara em falar tamanha asneira?
Tu és um verme acéfalo e covarde, como todo aquele que esconde-se no anonimato. Pena que os militares realmente não aniquilaram os terroristas, pois evitaria termos de conviver com bucéfalos idiotizados.
O sincericídio do Humcerto Bosta entrou para a história. Aliás, Prévidi, a semana passada foi pródiga em frases do tipo. Poderia publicar as outras.
ExcluirSobre a brincadeira da reencarnação: Não existe a mentepsicose.
ResponderExcluirMas o deputado Nunes queria o que, o Luciano Hang no comercial do TSE? Não parece óbvio que escolheriam alguém simpático ao que vai ser anunciado? Ele, como homem de tv, podia ser um pouco menos raivoso nessas colocações, e ver o óbvio. Ou vão contratar o Gregório Duvivier para as campanhas sobre as realizações do governo federal?!
ResponderExcluirGasolina 5.45 e comida mais barata. E não precisa ir a Florianópolis. É so passar o Rio Mampituba.
ResponderExcluirNão condeno quem passa o verão ou até mesmo largue tudo é se mande para Santa Catarina.
Coitado de quem elegeu o Melo.Ele
Excluiré o Eduardo Leite hétero.kkkkkkk
Eu também não condeno. Por sinal, penso em fazer o mesmo.
ExcluirFazia um tempão que eu não lia tamanha bobagem como o que o Assumpção escreveu. O cara queria abrir um inferninho underground, mas repentinamente decide abrir uma farmácia. É isso que acontece? Que crise intelectual nessa turma da esquerda!!!
ResponderExcluirNão joga o Assumpção pra esquerda porque ele não é, gordinho. Pode ser de centro, mas de esquerda nunca foi.
ExcluirO raciocínio é explicitamente antimercado.
Excluirno caso das farmacias e porque o pova e acomodado.acredita numa pilula magica.nao busca alternativas.
ResponderExcluirTem um aqui, claro o de sempre, que fica nervoso quando o Políbio Braga demora para abrir os comentários lá.
ResponderExcluirAí como não se aguenta, vem correndo pra cá pra ver se consegue provocar alguém.
Que vidinha triste...
Mas, como diz o grande Políbio, acaba gerando renda para o blog.
ExcluirOi Prévidi. Quando vou a Tramandaí ainda frequento os mesmos lugares que prequentava no século passado. Só que hoje são farmácias. kkk
ResponderExcluirDia 7 = Dia D...
ResponderExcluirUm publicitário experiente deveria entender ao menos os rudimentos de funcionamento do mercado. Certamente ele não selecionava os clientes de sua agência segundo seus gostos pessoais sobre tipos de negócios. Por isso, soa estranho esse desalento crítico em relação aos negócios que se estabelecem na cidade. Ora, se houver algum suposto exagero na abertura de certos negócios (como o caso das farmácias), a própria demanda dará seu recado e teremos um ponto de equilíbrio. No frigir dos ovos, é o consumidor quem decide o que deve fechar e o que deve continuar.
ResponderExcluir