Sexta, 20 de agosto de 2021 - parte 2


SOU QUEM SOU.
TUA APROVAÇÃO NÃO É NECESSÁRIA.
...

ANDO DEVAGAR
PORQUE JÁ TIVE PRESSA






Escreva apenas para


COMENTÁRIOS: Todos podem fazer críticas, a mim, a qualquer pessoa ou instituição. Desde que eu tenha alguma informação do crítico - nome, telefone, cpf - ou seja, dados. Claro que existem pessoas que conheço e que não necessito dessas informações. MAS NÃO PUBLICO CRÍTICAS FEROZES. 
E não esqueça: mesmo os "comentaristas anônimos" podem ser identificados pelo IP sempre que assim for necessário. Cada um é responsável pelo que escreve.



 A ROCHELLE DOS ALFAJORES 
NÃO RESISTIU


Um amigo me enviou um email informando que a Rochelle, dos alfajores que anuncio há alguns meses, havia falecido. Ela aguardava o transplante dos dois pulmões.

Não a conhecia pessoalmente, mas a considerava uma amiga, pelas várias vezes que conversamos por email e telefone.

Rochelle Fraga Benites, 44 anos, era uma brava. Além de aguardr na fila dos transplantes era uma batalhadora da causa.

...

O jornal EXTRAclasse fez uma matéria, a qual reproduzo:

Morreu no início da tarde desta quinta-feira, 19, Rochelle Fraga Benites, 44 anos, uma das 2.172 pessoas na lista de espera por transplante no Rio Grande do Sul e uma das 45.664 do país. Tinha Histiocitose X, uma doença autoimune que atacou seus dois pulmões e a levou à lista de transplante duplo há três anos. Rochelle deixa três filhos,  Júlia, 11 anos, Murilo, 15, e Mateus, 17.

Entusiasta dos esportes, jogava futebol e andava de skate, Rochelle Benites passou a depender 24 horas de um cilindro de oxigênio a espera do transplante.

Ao descobrir na pele as dificuldades enfrentadas pelos pré-transplantados, da negativa familiar para a doação à falhas no processo médico-hospitalar, assumiu a militância da causa, dando visibilidade à realidade de milhares de pessoas na lista de espera no Brasil. Fez um curso de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para aprender mais sobre o tema, criou o projeto Vida em Jogo, que levou para estádios de futebol pacientes e médicos para sensibilizar as torcidas para A doação de órgãos, se engajou com a Frente Parlamentar de Doação de Órgãos e passou a fazer lives regulares nas redes sociais com a participação de autoridades no assunto.

“Conheci a Rochelle no ano passado quando ela me convidou para fazer uma live sobre transplante de pulmão. Uma mulher muito determinada. Ela criou um grupo, buscou instigar e motivar o transplante mesmo num ano e em um momento super difícil para todos que foi o da pandemia. Eu a conheci e passei admirar e festejar esse lado dela. Com a perda da Rochelle perdemos uma paciente e uma amiga, que tentou melhorar o processo do transplante e nos transformar em pessoas melhores. Que nos sirva de motivação para avançarmos”, declara o médico Spencer Camargo, cirurgião torácico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Rochelle foi uma guerreira do coletivo. Lutou pelo atendimento prioritário aos pré-transplantados nos hospitais, emergências, nos bancos, para que não faltasse medicação na farmácia do estado e, fundamentalmente, para um melhor planejamento e organização da Central de Transplantes do Rio Grande do Sul na captação de órgãos e no treinamento de médicos e enfermeiros, considerado por especialistas da área como um dos maiores problemas do processo da doação ao transplante.

Em entrevista ao Extra Classe no ano passado sobre a suspensão dos transplantes no Rio Grande do Sul em função da pandemia revelou sua apreensão: “Tem muito despreparo em alguns hospitais para lidar com as pessoas que precisam de oxigênio. A gente não tem prioridade no atendimento. A sociedade não está pronta para acolher o paciente em risco. E 1% da população é transplantada”.

“Uma mulher corajosa, uma guerreira, braba, destemida, frágil, amava a vida, a Júlia, o Murilo, o Mateus e o mar”, expõe Glaci Borges, coordenadora do Cultura Doadora da Fundação Ecarta, projeto do qual Rochelle era parceira. “Por ela, estaria aqui com a gente, dando depoimentos, fazendo lives, forte, potente, bonita. Mas não deu. Ela descansou. Estava exausta. Vai fazer muita falta. A causa perde uma militante e eu uma amiga”.

10 comentários:

  1. noticia muito triste ,que Deus a receba em seus braços

    ResponderExcluir
  2. Extremamente lamentável a partida dessa batalhadora!

    ResponderExcluir
  3. Quantos de nós contribuímos com os alfajores e nem tínhamos noção da gigante que ela era. Mesmo com a saúde debilitada... É uma pena que pessoas tão boas partam tão cedo. Fica o exemplo a ser seguido.
    Roberto Ortiz.

    ResponderExcluir
  4. Preciso, como leitor do teu blog diariamente, Rochelle fazia parte do contexto. Orei do meu jeito, para ela, uma guerreira. A maldita doença, fez mais uma vítima. Quando vejo discussões sem sentido.
    O Velho Brizola sabia, educação é o alicerce de um país, discordâncias pueris e nojentas. Temos que formar cientistas, investimento.
    Aos familiares, meus sentimentos.
    Obrigado Precise, pela tua atitude.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus a receba e fortaleça seus familiares.

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil, Previdi... tô nessa há 3 anos...

    ResponderExcluir
  7. A você, Previdi, quero deixar minhas felicitações por ter aberto espaço a Rochelle na venda dos alfajores, certeza que foi de grande ajuda. Que ela tenha paz e que o trabalho em prol da doação de órgãos avance.

    ResponderExcluir
  8. Ufa, não me contive, chorei.
    Sei que a vida é randômica, que só Deus é eterno, mas ém triste, muito. Uma menina ainda, mas deixou três anjos (filhos) a orarem por ela agradecendo o exemplo de mãe que tiveram.
    Rochelle, R.I.P
    Beijos sentidos aos familiares!

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo Previdi vi agora a noticia muito triste sempre lia seu blog e no final da pagina aparecia o anuncio dela. Parabens por voce ter aberto espaco do seu blog para que ela tivesse a oportunidade de vender os alfajores. Que Deus conforte os familiares.

    ResponderExcluir
  10. Prévidi,

    Indignez–vous, Indignez–nous,
    Napoleão Bonaparte, o corso imperador francês, tem um pensamento que me vem à presença quase que diariamente nestes tempos tão tempestuosos ‘um cidadão pode perder tudo, menos sua capacidade de indignar-se!’
    Mas está difícil.
    Vi e ouvi há pouco um vídeo do ministro Alexandre de Moraes, está na rede, no qual ele critica a ‘tirania da maioria que elege o executivo e o congresso nacional’.
    Se alguém é ateu por não ter prova da existência de Deus, então agora já pode deixar de sê-lo, habemos Dominus, e seu habitat (céu) é o STF, ave Chandão!
    Sinceramente, não sei como faço para acessar esse céu e perguntar ao deus do atual olimpo da ética, justiça e probidade em quem exatamente devo votar em 22, pois – Deus me livre do rótulo de ‘tirano da maioria!’
    Deus, ó Deus, onde estás que não te encontro, em que mundo em que estrela te escondes!?

    ResponderExcluir