Bom Dia! Domingo, 19 de junho

Coisas de domingo
Há pouco tempo escutei um desses deuses da chamada "crônica esportiva" surpreendido quando soube que os torcedores do Grêmio e do Internacional iam para bares e restaurantes assistir partidas. Estava impressionado o deus. E, olha, nem me lembro quando começou essa história de assistir futebol bem acomodado e, melhor, tomando uma cerveja.
E cada vez cresce mais esse público, por várias razões. Muitos tem medo de ir aos estádios, sem contar a péssima estrutura desses "palcos"; muitos também não tem dinheiro para pagar o pay per view, caríssimo - sem considerar que assistir jogo, sozinho, em casa é uma coisa muito chata, porque não tem com quem "tecer comentários".
Hoje não tem um bar ou restaurante que não tenha se rendido ao futebol na TV - pelo menos em Porto Alegre e nas praias gaúchas. Os que não deram o braço a torcer ficam reservados para as moscas.
Sábado passado fui assistir ao jogo do Inter contra o Palmeiras. Lá pelas tantas, um cara numa mesa começou agritar: "Gol contra deles! Gol contra deles!! Contra!!". Não intindi o cara, porque o jogo estava normal. Aí, o Palmeiras fez um gol contra depois de alguns segundos. Me caiu a ficha: o tal do delay.
O ouvinte de rádio quase foi linchado. Teve que ir embora.
Em alguns bares existe até um cartaz, bem visível: PROIBIDO OUVIR RÁDIO DURANTE OS JOGOS.
-----
Nesses quase 8 anos de previdi.com.br acumulei leitores de quase 400 cidades nos 5 continentes. Um negócio muito legal.
Tenho por Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, um carinho especial, porque a minha família, por parte de mãe, tem fortes ligações com a cidade. Passei muitas férias lá na minha infância.
E não é que não tenho um leitor de Jaguarão! Em quase 8 anos!!!
Não tinha!! Agora tenho!!
Ontem se cadastrou o Valdir Silva e fez um pequeno comentário: "Me agrada teus comentários".
Muito legal, Valdir!!
-----
Nessa sexta comecei a publicar a coluna do Renato Marsiglia.
Está fazendo um sucesso danado.
Claro, Marsiglia é, sem dúvida, o cara mais bem informado do futebol. Sabe tudo.
Toda sexta.
-----
Roberto Prado, ao analisar o Ministério de dona Dilma, lascou:
Carlos Lupi não escaparia do camburão se a lei da vadiagem valesse para todos. Longe do batente há muitos anos, tornou-se ministro do Trabalho porque Leonel Brizola era freguês da banca de jornais que explorava no Rio, os dois ficaram amigos, Lupi herdou o PDT do Rio e, graças a um bom contrato de aluguel, acabou escalado para piorar a vida de quem trabalha.
(O Eliziário Goulart Rocha restabelece a verdade. Esse texto é do Augusto Nunes. Está em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/tag/fauna/)
-----
O Sérgio Oliveira, de Charqueadas, se deu ao trabalho de conferir o público dessas "marchas" que aconteceram ontem em todo o Brasil. Ouvi até falarem que era a "marcha das marchas", porque iria reunir todas - da legalização da maconha, a favor do aborto, contra a homofobia, e muitas outras.
Olha só as chamadas que o Sérgio encontrou:
BRASÍLIA:
Em Brasília, Marcha das Vadias supera Marcha da Liberdade
Protesto pelos direitos das mulheres reuniu 350 pessoas. Já a manifestação pelo direito de usar drogas só contou com 50.

Outra:
RIO:
Marcha da Liberdade reúne 1.500 pessoas no Rio
Protesto aconteceu de forma pacífica na orla da Praia de Copacabana

Mais essa:
EM SALVADOR:
Marcha da Liberdade reúne cem participantes em Salvador
Ato teve defesa da legalização da maconha, críticas ao prefeito e à construção de usinas de energia

E essa?
PORTO ALEGRE:
Geral - Correio do Povo
Marcha da liberdade reúne pelo menos 300 pessoas na Capital
QUE SUCESSO ! O "POVO" FOI ÀS RUAS.

-----
Zero Hora de domingo continua descobrindo a pólvora!!
Olha a manchete:
Prefeitura congela transferências de permissões para explorar táxis na Capital
E a linha de apoio:
Medida foi tomada por Fortunati na tentativa de estancar venda ilegal de prefixos
Só faltou eles colocarem, bem grande, um "EXCLUSIVO!!".
-----
Na ZH dominical, em um artigo da advogada Maria Berenice Dias, uma forma "politicamente correta" de definir a popular palavra "puta":
 Marcha das “p...”
Bem assim: a letra “p” e reticências.
Esta era a forma utilizada por todos os meios de comunicação para identificar as mulheres que, simplesmente, assumiam o livre exercício de sua sexualidade. Seja profissionalmente, mediante remuneração; seja pelo só fato de se vestirem de uma forma considerada inadequada, deixando exposta alguma parte do corpo que poderia revelar que se tratava de um corpo feminino.

Genial!!
Era tudo o que eu queria ler num domingo!!!
-----
Da Taline Oppitz no Correio do Povo de hoje:
Além de firmarem compromissos conjuntos, nesta segunda-feira, o governador Tarso Genro e o vice-ministro de Relações Exteriores do Uruguai, Roberto Condeo, acertam, no Piratini, a vinda do presidente José Mujica ao Estado, que deve ocorrer entre outubro e novembro. Condeo coordena a missão uruguaia que chega ao Rio Grande do Sul neste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário