Cinema com Wilson Rosa - Novidades

Um bom documentário
Estamos cansados de ouvir que a Polícia prende todo o dia pessoas envolvidas com drogas. Quase todas as noites alguém foi morto na rua por dívidas com traficantes. Depois aparecem pais desesperados sem ter a quem recorrer.
E mesmo com operações policiais e prisões de traficantes, o consumo aumenta cada vez mais. Qual a solução ? Este assunto, que afeta a todos, é o tema central do documentário "Quebrando o Tabú", de Fernando Grostein Andrade. Através de depoimentos de personalidades políticas (Jimmy Carter, Bill Clinton, Fernando Henrique Cardoso), da área cultural (Paulo Coelho) e de autoridades de outros países, o painel retrata bem a realidade das drogas e o crime organizado.
Seguindo uma linha do tempo, temos noção de que o mundo nunca esteve livre dos entorpecentes. Do ópio na China, passando pela Lei Seca nos anos 1920, tudo que é proibido atrai o homem. Um dos entrevistados questiona: "Se você não consegue controlar o uso de drogas dentro de um presídio de segurança máxima, como vai controlar numa sociedade livre ?" Para o dr.Drauzio Varela, "o consumidor é um doente, não é um criminoso".
O ex-presidente FHC participa e defende a descriminalização para quem é usuário. Ele mudou de idéia após receber mais informações sobre o assunto. Bill Clinton revela que tem um irmão viciado em cocaína. Em
1971, os EUA declararam guerra às drogas (War Drugs), uma campanha criada por Nixon, num custo de 3 trilhões de dólares. O diretor do documentário mostra que essa política de repressão policial falhou.
Não adianta incriminar, temos que buscar outras alternativas. Em países como a Holanda, onde o usuário não é punido e tem uma rede de tratamento, os danos reduziram. Assim como o álcool e o cigarro, a maconha deve ter restrições. Descriminalizar não é liberar. Está aberto o debate, mas é preciso medidas concretas urgentes do Poder Público e do Judiciário para salvar os jovens e adotar ações de prevenção. Outro problema são as campanhas que só destacam o que é proibido e não propagam a vida, os bons exemplos.

Quebrando o Tabú , de Fernando Grostein Andrade - documentário - 14
anos - 80 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário