Bom Dia! Quinta, 30 de junho de 2011

Desculpe, mas não tem outra palavra
É putaria, mesmo. Não tem como definir de maneira diferente o que vivemos hoje no nosso Brasil. Hoje, na verdade, não. Há muito tempo que a putaria se instalou. Vivemos todos numa imensa casa da mãe joana e ninguém se importa mais. Mas uma casa da mãe joana bem bagaceira, um inferninho de quinta categoria. E parece que todos nós estamos viciados nesse tipo de ambiente. Se pode fazer de tudo, tá tudo liberado!!
Poderia dar vários exemplos, que se acumulam todos os dias, mas vou tratar de dois, apenas dois que tomei conhecimento ontem.
Vocês sabe que o Grupo Pão de Açúcar e o Carrefour Brasil vão se juntar para criar o Novo Pão de Açúcar. Um negócio - ou negociata, sei lá - bilionário, que vai controlar 27 por cento do varejo brasileiro. Vai ser criado um monstro. Aí, como todo mundo mama nas tetas do Governo, 1,7 bilhão de euros (3,86 bilhões e reais) vão ser bancados pelo  BNDESPar, um dos braços do BNDES.
Bah, ontem li e assisti senadores e deputados federais indignados com isso. Uma barbaridade!! Uma irregularidade!! Aquele senador paranaense, que implantou fios de cabelo, era o mais furioso. Furibundo!!
Bem aí o dia foi passando e apareceu a história das emendas parlamentares.
Leia o que escreveu o Correio Braziliense:
Depois de repetir para diversos interlocutores que não mudaria de ideia, a presidente Dilma Rousseff cedeu à choradeira da base governista e às ameaças de rebelião no Congresso e decidiu prorrogar por mais 90 dias o decreto — que venceria hoje — de liberação dos restos a pagar referentes a 2009. Na ponta do lápis, a conta bate em R$ 4,5 bilhões. A decisão será publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje.
Vou desenhar a mutreta aí.
Naquela época do ano em que o Governo federal está querendo aprovar o Orçamento da União, os deputados e senadores ganham como brinde uma grana para distribuir entre os municípios em que tem influência. E não fiquem pensando que só os deputados e senadores de "direita" usam essa picaretagem. Nada disso!! TODOS os senhores deputados e senadores usam as tais "emendas parlamentares".
Agora, como a dona Dilma não ia mais liberar parte da grana relativa a 2009, os anjinhos prometeram não aprovar mais nada que fosse do interesse do Governo. Entendeu? Aí a dona Dilma liberou.
Compreendeu bem?
Os nobres deputados e senadores são contra os quase 4 bilhões de reais que o BNDES pode emprestar para a mutreta da união dos dois gigantes. Mas comemoraram os mais de 4 bilhões de reais que vão distribuir para os seus amiguinhos.
É ou não é uma putaria?

Um comentário:

  1. O Paulo Pagodinho escreveu bem sobre essa bandalheira do BNDES. O pior é que ninguém vai prá cadeia.

    ResponderExcluir