Quarta, 15 de junho - parte 6

Nova marca

O Governo do Estado divulgou hoje a nova marca institucional que será usada por Tarso Fernando (2011/14). A imagem, desenvolvida em conjunto pelas agências de publicidade Escala e Competence, utiliza as cores do RS e transmite a ideia de uma base sólida, mas com contínua expansão e crescimento.
De acordo com a diretora de Publicidade da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Christel Fank, "o material foi oferecido ao Governo sem nenhum custo, como forma de apoiar o projeto de retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul". O elemento gráfico deverá ser utilizado em todo o material publicitário das Secretarias e estatais, a ser lançado, e já faz parte das peças desenvolvidas para a Campanha do Agasalho 2011, lançada ontem..
A nova marca do Governo, de acordo com os publicitários que a criaram, reflete o pilar central do que representa o trabalho a ser realizado durante os quatro anos da gestão: crescimento com equidade. Este é um pilar estabelecido por meio de pesquisas feitas com os gaúchos, que escolheram o novo Governo motivados por um desejo e vontade de construir um Rio Grande maior e melhor para todos, com mais inclusão, desenvolvimento, empregos, segurança, educação e saúde.
A união das faces, de acordo com os autores, representa o diálogo estabelecido entre Governo e sociedade, em uma relação de senso comum em busca do melhor para todo o Estado. Reforçando ainda mais uma marca própria, no topo há a estilização do Estado do Rio Grande do Sul, através de um contorno. Para passar objetividade e clareza, foi escolhida uma tipografia clássica, sem serifas.
Todo o conjunto cria uma marca harmoniosa, forte e imponente, valorizando como um todo o que deve ser valorizado: o Estado do Rio Grande do Sul. Juntamente com este material também foi distribuído para todos os setores um Manual de Identidade Visual do Governo.

2 comentários:

  1. Da mais uma impressão de ser uma caixinha, pra receber os impostos e taxas cobradas a mais do povo gaucho. Um amigo me disse que pode ser a boca de um cofrinho pra campanha de 2014. Que barbaridade eu disse. O PT daqui não faz isso. Não sei o motivo da risada?!

    ResponderExcluir
  2. "......transmite a ideia de uma base sólida, mas com contínua expansão e crescimento."

    Que marca institucional mais esquisita e que dá margem para muitas outras amplas interpretações.
    É emblemático a base ter dimensões menores que as dimensões do topo e mais emblemático ainda é esta base, nebulosa e esfumaçada, parecer estar se desmanchando no ar.
    Talvez Freud explique a simbologia que se esconde por detrás deste novo simbolo.
    Para mim, parece que este símbolo tem tudo a ver com a trajetória do maior pensador e intelectual do rio grande, do brasil, do mundo e quiçá do universo, gênio genial que peremptóriamente criou a transversalidade e a concertação. Dizem as más linguas que cada vez que sai do seu atual palácio, um automóvel leva sua carcaça e atrás segue uma jamanta para transportar o seu pesado e IMENSO ego.

    ResponderExcluir