Nova marca
O Governo do Estado divulgou hoje a nova marca institucional que será usada por Tarso Fernando (2011/14). A imagem, desenvolvida em conjunto pelas agências de publicidade Escala e Competence, utiliza as cores do RS e transmite a ideia de uma base sólida, mas com contínua expansão e crescimento.
De acordo com a diretora de Publicidade da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), Christel Fank, "o material foi oferecido ao Governo sem nenhum custo, como forma de apoiar o projeto de retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul". O elemento gráfico deverá ser utilizado em todo o material publicitário das Secretarias e estatais, a ser lançado, e já faz parte das peças desenvolvidas para a Campanha do Agasalho 2011, lançada ontem..
A nova marca do Governo, de acordo com os publicitários que a criaram, reflete o pilar central do que representa o trabalho a ser realizado durante os quatro anos da gestão: crescimento com equidade. Este é um pilar estabelecido por meio de pesquisas feitas com os gaúchos, que escolheram o novo Governo motivados por um desejo e vontade de construir um Rio Grande maior e melhor para todos, com mais inclusão, desenvolvimento, empregos, segurança, educação e saúde.
A união das faces, de acordo com os autores, representa o diálogo estabelecido entre Governo e sociedade, em uma relação de senso comum em busca do melhor para todo o Estado. Reforçando ainda mais uma marca própria, no topo há a estilização do Estado do Rio Grande do Sul, através de um contorno. Para passar objetividade e clareza, foi escolhida uma tipografia clássica, sem serifas.
Todo o conjunto cria uma marca harmoniosa, forte e imponente, valorizando como um todo o que deve ser valorizado: o Estado do Rio Grande do Sul. Juntamente com este material também foi distribuído para todos os setores um Manual de Identidade Visual do Governo.
Da mais uma impressão de ser uma caixinha, pra receber os impostos e taxas cobradas a mais do povo gaucho. Um amigo me disse que pode ser a boca de um cofrinho pra campanha de 2014. Que barbaridade eu disse. O PT daqui não faz isso. Não sei o motivo da risada?!
ResponderExcluir"......transmite a ideia de uma base sólida, mas com contínua expansão e crescimento."
ResponderExcluirQue marca institucional mais esquisita e que dá margem para muitas outras amplas interpretações.
É emblemático a base ter dimensões menores que as dimensões do topo e mais emblemático ainda é esta base, nebulosa e esfumaçada, parecer estar se desmanchando no ar.
Talvez Freud explique a simbologia que se esconde por detrás deste novo simbolo.
Para mim, parece que este símbolo tem tudo a ver com a trajetória do maior pensador e intelectual do rio grande, do brasil, do mundo e quiçá do universo, gênio genial que peremptóriamente criou a transversalidade e a concertação. Dizem as más linguas que cada vez que sai do seu atual palácio, um automóvel leva sua carcaça e atrás segue uma jamanta para transportar o seu pesado e IMENSO ego.