DVDs Legais com Fábio Rübenich


Encontros e Desencontros
Um homem solitário, entediado e meio perdido, um hotel e uma jovem presença feminina estimulante. Um tema parecido com o do recente Um Lugar Qualquer (2010) fez este filme com título genérico no Brasil, Encontros e Desencontros (Lost in Translation, no original) dar um Oscar de melhor roteiro para Sofia Coppola e uma indicação como melhor ator ao então praticamente esquecido Bill Murray, em 2004, que perdeu o prêmio para Sean Penn, por Sobre Meninos e Lobos.
No segundo filme da carreira da filha de Francis Ford Coppola, Bill Murray é Bob Harris, um ator que fez muito sucesso nos anos 70, mas que quase está caindo no ostracismo. Ele está em Tóquio gravando um comercial de uísque, pelo qual ganhará absurdos dois milhões de dólares, como ele próprio ironiza para a jovem Charlotte (Scarlett Johansson), em sua primeira conversa no bar do hotel, em uma madrugada de insônia devido ao fuso-horário. Ela está na cidade acompanhando o marido, um fotógrafo de celebridades, também um tanto abandonada.
O flerte entre os dois, com diferença de idade de uma geração, praticamente não existe. Tanto é que Charlotte sente-se à vontade para dormir ao lado de Bob, cuja maior ousadia é colocar a mão no pé da moça adormecida, pelo menos em um primeiro momento. Mas amizade entre homem é mulher nunca é só amizade, principalmente pelo pensamento masculino, e a ligação afetiva será inevitável.
Entre as cenas clássicas do filme, há a do karaokê, com Bill Murray cantando More than This, de Brian Ferry, e ainda um sussurro dele no ouvido de Scarlett, que gera discussões sobre o seu conteúdo até hoje, oito anos depois do lançamento do filme, rodado inteiramente na cidade de Tóquio.

Encontros e desencontros (Lost in translation, 2003). Direção e Roteiro: Sofia Coppola. 102 minutos. Com Bill Murray, Scarlett Johansson, Giovanni Ribisi, Anna Faris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário