Quarta, 1º de maio de 2013 - parte 4


CACO BELMONTE:
ATENÇÃO, JORNALISTAS E SINDICATO! 

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está promovendo novo concurso e inclui contratação de jornalista, regime CLT. As inscrições ocorreram de 15 a 26 de abril. O último certame aconteceu em 2010 e estava valendo até poucos dias atrás. Havia, inicialmente, uma única vaga disponível. Houve o concurso e a primeira colocada assumiu. Ela trabalhou três meses e foi dispensada! Chamaram a segunda colocada, que está no cargo até hoje.
Em seguida, por uma decisão administrativa, a instituição abriu outra vaga de jornalista. Quem assumiu foi a terceira colocada, dispensada três meses após. O mesmo aconteceu com o jornalista classificado em quarto lugar. Fizeram o convite à quinta colocada, que declinou. Quem assumiu foi o classificado em sexto lugar que, pelo jeito, também não ficou, pois agora há novo edital de concurso com vaga para jornalista.
Neste concurso o processo seletivo também inclui prova de título avaliada por banca. Contudo, passados os três meses do contrato de experiência, a decisão final sobre contratação ou dispensa fica a cargo de uma única pessoa. É a jornalista chefe da assessoria de comunicação, profissional conhecida no mercado e que está no HCPA faz bastante tempo. Por ironia, seu ingresso no serviço público federal não ocorreu por concurso, e sim canetaço. Portanto, prestem atenção neste certame público, porque ao final do processo a decisão de contratação será tomada por uma única pessoa e seus critérios subjetivos.
--
FAURGS Concursos- Hospital de Clínicas de POA
www.faurgsconcursos.ufrgs.br
Divulgação de resultado dos recursos, de resultado da Prova Escrita após recursos e convocação para a Prova Prática
-----

APENAS UMA CONSTATAÇÃO

Comunistas do Brasil adoram esportes e meio ambiente, não?
-----

O MELHOR QUE LI SOBRE A GUAÍBA

Do Rogerio Bohlke:
56 ANOS DE GUAÍBA/// OS MEUS MOMENTOS MAIS MARCANTES/// E A PRIMEIRA VOZ A FALAR EM ESPORTE NA GUAÍBA (deste quase ninguém lembra)
No dia do 56º aniversário da rádio Guaíba, indiscutivelmente, uma das maiores do Brasil, pelo pioneirismo de suas transmissões, pela qualidade de sua programação, e pela capacidade de seus profissionais, outrora, e por estes mesmos objetivos ainda hoje serem, diariamente, perseguidos e, creio, alcançados ( sou suspeito em falar por integrar este time..), parabenizo todos os colegas e agradeço todos os ouvintes pelo prestígio, apoio e , principalmente audiência, reciproco o carinho, em todo instante recebido. Muito obigado Guaíba.
Aqui estou desde fevereiro de 1995, vindo do rádio pelotense, para a quase impossível tarefa de substituir o "maior Plantão Esportivo de todos os tempos" e, que , claro, por aqui passou, Antônio Augusto. Excetuando-se um breve período de "exílio involuntário", entre novembro de 2009 e março de 2010, já se vão quase 20 anos.
Em relação aos "meus" mais marcantes momentos de Guaíba, curiosamente, de nenhum participei. São eles:
-como ouvinte, uma irradiação de uma Sexta-feira Santa, quando tinha uns oito anos, e sem entender, pensei que o mundo estivesse terminando, e Jesus Cristo voltado e, novamente, crucificado
- a reestréia de Milton Jung como narrador, de quem sou amigo e fã, pois temi que ele não estivesse mais com "pique" e ele deu show, como sempre, isso lá por 1999 ( estava sem narrar há uns 15 anos)
-o recomeço nas atividades turfísticas do saudoso Mário Mazeron (cuja morte fará cinco anos, agora, em outubro), meu grande amigo, como narrador, num GP Bento Gonçalves, também temendo pelo seu insucesso, já que, tal qual Milton Jung, estava há mais de uma década sem narrar.
Lembro, ainda, passei quase um mês incentivando e tentando convencer ambos, que , em princípios, não queriam mais narrar futebol e turfe, respectivamente.
Por último, quase ninguém sabe ou lemba, daquele que foi o primeiro a falar em esportes nessa emissora. Não entrou para a história como tantos. Logo nos primeiros dias de rádio Guaíba, em vez de, mais de seis horárias, tínhamos somente cinco minutos de segundas a sextas, ás 18h35min, com "Futebol A Moda da Casa". O apresentador era Aurélio Reis.
Aurélio Reis, era baiano, estava radicado já há algum tempo aqui, era professor univesitário (Ufrgs). Foi dele a primeira voz a falar em Esporte, isso no dia seguinte, 1º de maio, ás "seis e 35 da noite". Aurelio Reis, apesar da capacidade e talento, não teve tempo de marcar seu nome na história da rádio Guaíba. Morreu menos de dois anos após a inauguração da emissora, no final de março de 59, fulminado por um ataque cardíaco, numa noite em que o "esporte da Guaíba estava no ar", transmitindo no estádio Estrela D´alva, a decisão do Campeonato Gaúcho do ano anterior, ainda, entre Guarany e Grêmio.
-----

NÃO VÃO ATUALIZAR?

Até ontem, o site da Band-RS ainda tinha o anúncio da nova atração, Os Donos da Bola, com a foto dos participantes, inclusive o Luiz Fernando Záchia.
-----

DESERÇÕES NA GUAÍBA

Recebo via e-mail:

Eu nunca assisto a Record, mas ouço direto a Guaíba e percebo que a cada dia, some um dos funcionários da linha de frente do jornalismo esportivo da emissora, senão vejamos:
- Comentarista: hoje a emissora possui apenas um comentarista esportivo(Sinott).O ES está doente pelo que eu sei e o JC Belmonte simplesmente sumiu dos programas e jornadas esportivas.
- Repórteres : Em +- 45 dias, simplesmente 3 repórteres também sumiram: o melhor de todos R.Oliveira foi para a Gaúcha e o Mauricio Freitas e o João Batista Filho escafederam-se!
- Narrador (a peça mais importante da jornada) tem o O.Andrade e o tal Mário Lima.O Marcos Couto que era uma piada ambulante entrou e saiu quase que no mesmo momento e ontem fiquei sabendo que o Gilberto Jr.,que era locutor, apresentador e narrador, também sumiu!!
Quem será que vai ficar para apagar a luz???
--
O Luiz Carlos Reche, chefe de Esportes da Rádio Guaíba, responde, ponto a ponto:

- Eu (Luiz Carlos Reche) e o Flávio temos também esta função, além do Ernani, do Bagé e do Filipe Duarte, todos recebendo como tal. O Belmonte saiu porque quis eo Edegar está como ele disse doente.
- Entraram os repórteres Matheus Dávila, Matheus Oliveira, João Vítor Ferreira e a Bianca Molina, e agora contratei mais um da Gre-Nal, o Gutieri Sanchez.
- Tem mais o Ciro Gotz. Estamos com a equipe do mesmo tamanho.
-----

O ELI E O SENNA!!
O DIA EM QUE ULTRAPASSEI AYRTON SENNA

Eliziário Goulart Rocha - eliziario.blogspot.com

Autódromo de Interlagos, final de abril de 1994, poucos dias antes da morte do Ayrton, em sua última passagem pelo País. A recém-criada Senna Imports estava trazendo para o Brasil a linha de automóveis Audi. Como é de praxe, a imprensa foi convidada para um test drive. Antes, durante o café da manhã, tive a oportunidade de conversar rapidamente com ele.
Pelo fato de ser em um circuito de corridas, e dada a robustez dos veículos, um instrutor acompanhava cada jornalista a fim de evitar eventuais e perigosos arroubos. A cada vez em eu que pisava fundo ouvia um pedido para reduzir o ritmo. Até ali só fora possível acelerar mesmo na reta oposta, mas em seguida cheguei à parte “travada” da pista e recebi novas recomendações. “Encaixotado” atrás de outro carro, apelei ao instrutor: “Este cara aí na frente está lento demais, se eu não o ultrapassar agora não conseguirei atingir uma velocidade razoável na subida da reta dos boxes, e aí acabarei não sentindo direito a potência do carro.” Ele concordou: “Ok, dê o sinal e vá com calma.” Assim o fiz, o carro da frente abriu para eu ultrapassar, eu agradeci e recebi de volta um aceno e um sorriso de Ayrton Senna.
Ele comentava, para uma equipe de TV estrangeira, as características de cada ponto do circuito, razão pela qual ia tão devagar. Mas isso é detalhe. Ultrapassei Ayrton Senna e rasguei em triunfo a reta de Interlagos.
-----

NÃO É PIADINHA!!

Um dos presos da Operação Concutare:
Mattos'Alem Roxo, servidor da Fepam
--
Sacanagem, primeiro, dos pais.
-----

A PROPÓSITO

Escreve o jornalista Antonio Goulart:
Segundo o professor Adalberto Kaspary, a palavra Concutare não existe em latim com o sentido que a Polícia Federal lhe deu, o de "concussão".O certo seria "concutere", que siignifica extorquir dinheiro de alguém, mediante ameaça. O meu dicionário latino-português traz o verbo "concutio-concutere": sacudir violentamente, agitar. Será que não é disso que a maioria dos nossos gestores públicos está precisando: de uma sacudida violenta?
-----

PAULO PAGODINHO
SURTA DIARIAMENTE!!

Da coluna do Paulo Pagodinho Sant'Ana, na edição de ontem da Zero Hora:
(...)

Esta coluna se ocupou mais de um mês atrás com a retirada clandestina e criminosa de milhares de toneladas de areia das margens do Rio Jacuí.
Pois não é que a operação de ontem prendeu subornados e subornadores na retirada de areia aquela, criticada por esta coluna!
--
Só que esta foi uma matéria feita pelo pessoal da RBS TV e da Rádio Gaúcha.
E, claro, ele apenas chupou para sua "coluna".
Que carinha, hein?
-----

EM ISRAEL

Pessoal que está em Israel, acompanhando o governador Tarso Fernando, não deixa de acompanhar o previdi.com.br

Um comentário:

  1. ESTOU TRISTE COM A SITUAÇÃO DA RADIO GUAIBA DE TANTAS GLORIAS EM SUA EXISTENCIA, MAS TAMBEM GUERREIRA E IMORTAL COM VARIAS VEZES BEIRANDO A EXTINÇÃO, MAS COMO A FENIX, RESSURGINDO PARA O ORGULHO DE UMA GRANDE LEGIÃO DE GUAIBEIROS ORGULHOSOS PELO AMOR A ESSA QUERIDA EMISSORA. GOSTARIA QUE SEUS NOVOS DONOS ENTRASSEM NO VERDADEIRO ESPIRITO GUAIBEIRO E PLANEJASSEM O REERGUIMENTO E A COLOCASSEM NO ALTAR MOR DA GLORIA. ULTIMAMENTE ESSA EMISSORA TEM SE TORNADO UM LABORATORIO DE JORNALISTAS E QUANDO ESSES ALCANÇAM DIGAMOS A MAIORIDADE JORNALISTICA, SÃO SIMPLESMENTE DISPENSADOS OU LIBERADOS PARA OUTROS PREFIXOS COMO POR EXEMPLO REFORÇAREM A MAIOR RIVAL: A GAUCHA, POXA ASSIM FICA DIFICIL PARA NÓS GUAIBEIROS QUE AGUARDAMOS ANSIOSOS UMA MUDANÇA PARA MELHOR, QUE SEUS ORGANIZADORES NÃO DESTRUAM NOSSA QUERIDA E INIGUALAVEL RADIO GUAIBA.

    ResponderExcluir