Terça, 21 de maio de 2013

O cara chato não tem tédio
Carlos Nobre

IMBATÍVEL ZH!!

Recebo:
Caro Prévidi, observe um impagável "conteram" no terceiro parágrafo da matéria do link a seguir, sobre incêndio na Av. Independência na noite de segunda-feira! (Leitura feita neste momento: 06h35min de terça).
(...)
Com ajuda da rede hidráulica do prédio, os bombeiros conteram o fogo após 15 minutos. A cozinha ficou completamente destruída e um banheiro também foi atingido parcialmente.
-----

SUSPEITOS E SUPOSTOS

O fim dos "supostos suspeitos" em matérias jornalisticas, só os cagões vão adotar, a partir dessa informação.
Leia:
20/05/2013
Magistrado acusado de favorecer Sérgio Naya não receberá indenização por reportagens
Mesmo que as suspeitas tenham sido afastadas posteriormente, não cabe indenização por reportagem jornalística que narra investigações baseada em fontes confiáveis. A decisão, da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afastou indenização concedida em favor de juiz apontado pelo jornal O Globo como envolvido com o ex-deputado e empresário Sérgio Naya.
Para a ministra Nancy Andrighi, “a honra dos cidadãos não é atingida quando são divulgadas informações verdadeiras e fidedignas a seu respeito, as quais, outrossim, são de interesse público”.
Segundo a reportagem “Situação de juiz ligado a Naya se complica”, o juiz Alexander dos Santos Macedo teria beneficiado o ex-deputado no processo relativo à indenização das vítimas do desabamento do Edifício Palace 2, no Rio de Janeiro. O juiz, sua cônjuge e filhas ingressaram com ação por danos morais contra a Infoglobo Comunicação e Participações S/A, sob a alegação de terem sofrido abalo em sua honra pela notícia.
A primeira instância rejeitou a indenização, por considerar que o jornal não extrapolou sua função informativa. Mas o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) reformou a decisão e determinou compensação para o magistrado no valor de dez vezes seus rendimentos brutos. A indenização para os familiares não foi concedida. Depois, o valor foi reduzido pelo próprio TJRJ para cinco vezes os rendimentos brutos do juiz. Todos recorreram ao STJ.

Informação e sensacionalismo
A reportagem apoiou-se em fontes da Polícia Federal e do Ministério Público. A sentença apontou que as informações veiculadas pelo jornal tinham tanto crédito que o juiz foi submetido a processo perante o Conselho de Magistratura, onde foi absolvido.
Mas o TJRJ entendeu que o texto trazia “excesso que em nada vem contribuir com o direito da sociedade à informação, e mais se assemelham ao sensacionalismo”.

Relevância e veracidade
Conforme a ministra Nancy Andrighi, a relevância da informação divulgada é evidente. “A sociedade tem o direito de ser informada acerca de investigações em andamento sobre supostas condutas ilícitas praticadas por magistrado que atua em processo de grande repercussão nacional, ligado ao desabamento do Edifício Palace 2”, afirmou.
Quanto à veracidade das informações, a ministra apontou que o TJRJ apoiou sua decisão no fato de que o jornal teria afirmado haver provas de envolvimento entre o juiz e o ex-deputado.

Investigações em andamento 
Um texto de chamada da notícia registrava que “documentos encontrados pela Polícia Federal provam que o magistrado beneficiava Naya”. Porém, na frase seguinte, a notícia esclarecia que “a Polícia Federal informou ontem que conseguiu mais provas da ligação do empresário e ex-deputado Sérgio Naya com o juiz Alexander Macedo. Segundo agentes, os documentos...”.
Assim, para a relatora, a reportagem não teria concluído que o magistrado era culpado ou efetivamente beneficiava Naya. Apenas informava a existência das investigações em andamento sobre sua conduta e relatava que a polícia havia encontrado provas do envolvimento com o ex-deputado.
“Ainda que posteriormente o magistrado tenha sido absolvido das acusações, o fato é que, conforme apontado na sentença de primeiro grau, quando a reportagem foi veiculada, as investigações mencionadas estavam em andamento”, afirmou a ministra Nancy Andrighi.
“As suspeitas que recaíam sobre o magistrado decorriam das investigações realizadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e, mesmo que tenham sido afastadas posteriormente, à época da veiculação da reportagem, elas, de fato, existiam”, completou.

Reportagem diligente
Além disso, a relatora reafirmou seu entendimento de que não basta que a informação divulgada seja falsa para ensejar a responsabilidade jornalística para fins de indenização.
Para ela, como a responsabilização não é objetiva, o veículo de comunicação exime-se de culpa quando busca fontes confiáveis no exercício da atividade investigativa, ouve as diversas partes interessadas e afasta dúvidas sérias a respeito da veracidade do que divulgará.
“Pode-se dizer que o jornalista tem um dever de investigar os fatos que deseja publicar”, afirmou a relatora. Mas ressalvou: “A diligência que se deve exigir da imprensa, de verificar a informação antes de divulgá-la, não pode chegar ao ponto de que as notícias não possam ser veiculadas até que haja certeza plena e absoluta de sua veracidade.”
“O processo de divulgação de informações satisfaz verdadeiro interesse público, devendo ser célere e eficaz, razão pela qual não se coaduna com rigorismos próprios de um procedimento judicial, no qual se exige cognição plena e exauriente dos fatos analisados”, concluiu a ministra.
-----

MINGUINHO

Do Daniel Ierke:
Agora se superaram. A ZH descobriu que o nome do dedo mínimo se chama "minguinho"!!!!!
Aí eu vou pra galera!!!!



--

-----

VINHO DO BEM

Egon Müller, de Carlos Barbosa, escreve:

Tenho a satisfação de comunicar que o leilão das 2 garrafas de vinho foi um sucesso. O vencedor com o lance de R$ 300,00 foi o senhor Carlos Reschke, de Florianópolis, SC.
Importante: Ele nem queria os vinhos. Desejava, simplesmente,  ajudar a criança.
A força do teu site, vai transformar o valor total em fraldas, para o menino Deividi, de Garibaldi, RS.
Agora, precisamos da ajuda de alguma pessoa, ou transportadora, que leve as 2 garrafas para o senhor Carlos, em Florianópolis.
Contatos: gol@redesul.com.br
-----


RECORD NÃO ESTÁ NEM AÍ!!

Recebo de um atento leitor:

Viste a lista do pessoal de imprensa que vai acompanhar o prefeito José Fortunatti em sua viagem aos Estados Unidos? TODOS – eu disse TODOS! – os veículos identificados com o RS e, em especial, com Porto Alegre, estarão representados por seus enviados especiais.
O único grupo jornalístico com sede em nossa Capital que não estará representado é a Record.
Mas a isso podemos chamar de coerência. O Grupo Record tem sua cabeça, tronco e membros em São Paulo e desconhece os mínimos detalhes do chamado gauchismo ou daquilo que se convencionou chamar de identidade com o Rio Grande.
E ainda tem a pretensão de se achar fazendo um jornalismo para os gaúchos. Como será possível aos leitores, ouvintes e telespectadores do Grupo Record receberem notícias sobre as atividades do prefeito de Porto Alegre nessa viagem aos EUA?
Correio, Guaíba e Canal 2, definitivamente estão se lixando para nós.
Depois se queixam pela falta de anúncios e a conseqüente queda de faturamento e audiência...
-----

PIADINHAS LEGAIS

No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com.br/
-----

DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA

Na última quarta-feira de maio (29), é lembrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a doença que atualmente afeta cerca de 30 mil brasileiros, a Associação Gaúcha dos Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM), realiza no dia 25 de maio na Câmara Municipal de Porto Alegre – Plenário Ana Terra, das 14h às 17h, o Encontro do Dia Mundial da EM. A portadora Bruna Silveira, a psicóloga Maureen Moraes, e os médicos neurologistas Maria Cecília de Vecino e Márcio Menna Barreto participarão da palestra “Jovens com Esclerose Múltipla”, que irá abordar a doença, suas implicações e tratamentos.
A ONG Saúde Para Todos em parceria com a Remed Medicamentos Especiais estará apoiando este evento. “Vamos levar a informação às pessoas para ajudá-las a compreenderem a EM. Existem muitos jovens sem o tratamento necessário por puro desconhecimento”, explica Paulo Levy, presidente da ONG. O evento é destinado para portadores, familiares e cuidadores. A entrada é franca. Informações no site www.agapem.org.br.
--
Saiba mais sobre a EM
A Esclerose Múltipla é uma das doenças neurológicas mais comuns e que mais causa incapacidades em jovens adultos com idade entre 20 e 40 anos. Atualmente, afeta cerca de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, embora seja provável que muitas centenas de milhares ainda não tenham sido diagnosticadas. Os sintomas variam bastante entre os indivíduos. Podem incluir visão turva, pernas fracas, formigueiro, instabilidade e fadiga. Para algumas pessoas, a EM caracteriza-se por fases de surto e remissão, enquanto para outras apresenta um padrão progressivo.
-----

CP IMITA ZH!!

Recebo:

ETPC não tem como atender suspensão de encargos, diz Cappellari
-- 
Não é mais EPTC? Está assim desde hoje cedo. Depois cometno teu novo blog. Abs
-----

PIADINHAS LEGAIS

No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Sobre o post RECORD NÃO ESTÁ NEM AÍ!!, hoje, pela manhã, na entrevista coletiva do Luxemburgo, um repórter da Guaíba, não lembro qual, ficou numa situação constrangedora, quando Luxa, após a pergunta, lascou: "Vocês não estiveram lá para saber disto (referindo-se ao jogo SAN JOSÉ X GFPA) mas isto é problema da empresa de vcs".´É triste.


    ResponderExcluir
  2. Quanto a Record/RS.
    Como gaúcho e leitor/ouvinte da antiga CJCJ, creio que chegou a hora para dar um basta a isto que estão fazendo ao Correio do Povo e Rádio Guaíba.
    Fico até a pensar que nos bastidores existe dinheiro da RBS, por trás do que chamam Grupo Record/RS....
    Destruindo um ícone da imprensa gaúcha fica mais fácil perpetuar a liderança.

    ResponderExcluir