Quarta, 11 de setembro de 2013

AQUELES MILICOS FILHOS DA...

O jornalista Emanuel Mattos escreveu hoje:
Há exatos 40 anos, o então presidente do Chile, Salvador Allende, primeiro chefe de Estado socialista eleito democraticamente na América Latina, em 1970, sofreu um golpe por parte das Forças Armadas, apoiada pelos Estados Unidos. Allende, que era médico, resistiu de metralhadora na mão (foto) até que o Palacio de La Moneda foi bombardeado. Há duas versões aceitas sobre a sua morte: uma é que se suicidou cercado pelas tropas do exército; a outra é de assassinato pelos militares. Sua filha, a deputada Isabel Allende, afirma que a versão do suicídio é a correta.


Na época todo o mundo acreditava que a milicada golpista tinha assassinado Allende.
Os anos se passaram e ficou comprovado que ele se matou, sentado em sua mesa de trabalho, enquanto a canalha bombardeava o Palácio.
Acompanhei todo o golpe e os milhares de assassinatos lendo a Veja, a única revista que mostrava indignação com o golpe e que não era panfletária.
Lia e relia aquelas matérias e não conseguia entender o motivo de matarem tanta gente.
--
Chegava a chorar quando via ou ouvia um cafajeste dizendo que "o povo chileno saiu ganhando com a morte de Allende". Pô, eu não era mais adolescente, lia muito, e sabia que justamente o povo chileno tinha eleito Salvador Allende como seu presidente..
Muitos anos depois, quando o Chile mostrou ao mundo que tinha o maior desenvolvimento econômico da América Latina, os urubus voltaram: "Taí, o presidente Pinochet estava certo!".
Isso, chamavam aquele ditador sanguinário de "presidente".
--
Beleza, o "presidente" desses canalhas morreu podre!!



4 comentários:

  1. Um filhote do tirano, ditador e terrorista Pinochet, está bem próximo de nós. Paparicado nos últimos tempos pela RBS, o sr. Eliodoro Matte, chileno, é o acionista majoritário e presidente da CMPC (empresa de celulose de Guaiba).

    Luiz Cunha

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão. Não! Um DESAFIO! Antes de falar sobre a história de Allende e seu governo, é FUNDAMENTAL ler o livro de Leandro Narloch, Guia Politicamente Incorreto da América Latina. Lá está contada uma história que serve, ao mesmo tempo, para se ter uma ideia da farsa que se criou por trás de Allende e também para vermos a quantas andamos por aqui, repetindo aquela história em diversos segmentos. Fica a sugestão: Ler é fundamental, certo nobres jornalistas opinativos? Desafio posto!

    ResponderExcluir
  3. Quanto ódio a Pinochet! Espero que o jornalista também tenha dedicado um pouco de sua revolta aos irmãos Castro! Por aqui, também temos "democratas" morrendo podres, infelizmente, pois deveriam viver o suficiente para pagar suas patifarias em uma cela antes de prestar contas ao Capeta!

    ResponderExcluir
  4. E tocavam Roberto Carlos pra abafar o grito dos presos... esse tem que apodrecer umas 300 vezes e ainda assim não desinfeta o chão onde pisou!

    ResponderExcluir