Quarta, 4 de setembro de 2013 - parte 2

VALTER NAGELSTEIN:
EU QUERO OUVIR UMA RETRATAÇÃO

Diante das acusações levianas que sofreu pelas redes sociais do secretário de Saúde, Carlos Casartelli, o vereador Valter Nagelstein foi à tribuna da Câmara Municipal, nesta quarta-feira, 4, para dizer que ele faltou com o respeito e, mais, foi leviano ao acusá-lo de advocacia administrativa.
“Eu queria dizer ‘bem-vindo’ [ao Casartelli], mas enquanto eu não ouvir uma retratação desta acusação – que é um crime – eu não me sinto mais em condições de apoiar as políticas que são encaminhadas para esta Câmara por este governo. O senhor faz acusações ilegítimas enquanto gasta um milhão de reais num livro. Um milhão que poderia tirar mais pessoas das macas, garantir mais consultas aos que precisam, salvar vidas”, pronunciou Nagelstein, durante a sessão que empossou Casartelli como vereador no lugar de Cássio Trogildo – que perdeu o mandato por crime eleitoral.
A polêmica foi instaurada porque o vereador peemedebista questionou a falta de coerência da secretaria de Saúde, uma vez que esta indeferiu um convênio proposto por Nagelstein no início deste ano para atendimento na área de Dermatologia para a população de baixa renda, enquanto se gastou mais de um milhão de reais, sem licitação, para a produção do livro “Zumbis do crack”, contrariando, inclusive, parecer da Procuradoria Geral do Município.
Nagelstein afirmou que, diante dos gastos exagerados na produção de um livro, todos os membros da Comissão de Economia, Orçamento, Finanças e do Mercosul (Cefor) solicitaram a convocação do secretário Casartelli para que ele venha esclarecer este gasto.  “Esclarecer não é acusar. Eu nutria o mesmo respeito com o secretário Casartelli que tenho com o PTB. Não tenho mais. Eu gostaria num dia como hoje de dizer ‘bom dia’, mas infelizmente não posso dizer”, lamentou Nagelstein, ao mesmo tempo em que lembrou que durante sua gestão à frente da Smic “com muito menos que isso fizemos ações importantes para Porto Alegre”.
--
Convênio
O vereador Valter Nagelstein encaminhou no dia 28 de fevereiro proposta de convênio à Secretaria Municipal de Saúde com o MedPós (Escola de Pós-graduação em Dermatologia) para atendimento gratuito a pessoas de baixa renda. O MedPós é a unidade representativa do Instituto BWS no Rio Grande do Sul, que está presente em 8 estados brasileiros com 9 cursos de pós-graduação e especialização lato sensu em Dermatologia. A Escola está localizada na Rua Câncio Gomes, 768, e possui um ambulatório para atendimento gratuito ao público de baixa renda. O atendimento é divulgado semanalmente em veículos de grande circulação no município de Porto Alegre. No segundo semestre de 2012, foram realizadas 1.394 consultas, 91 biopsias e 38 cirurgias.
Através do convênio estimava-se a realização de 5.400 consultas, 810 biopsias e 700 cirurgias dermatológicas no ano de 2013. Os pacientes seriam encaminhados através dos Centros de Saúde regionais. A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, ficaria responsável pela realização dos exames anatomopatológicos do material biopsiado. O custo de atendimentos e cirurgias seria todo oferecido pela Escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário