Segunda, 2 de setembro de 2013 - parte 2

ACHYLLES PORTO ALEGRE
PARA PATRONO DA FEIRA
DO LIVRO DE PORTO ALEGRE 2013!

Há muitos anos que nem passo ao largo do que ainda chamam de "Feira do Livro de Porto Alegre".
Pelo que sei, há alguns anos, lá tem de tudo, menos boa literatura e bons escritores. A imensa maioria das pessoas vai lá para "encontrar a galera" - argh!!! Aquela imensidão de "oficinas" e "palestras" são completamente inúteis. Só sei de uma coisa: algumas pessoas ganham muito dinheiro com aquilo. Aliás, gente que não tem nada a ver com o livro.
--
O Paulo Pruss, do admirável Porto Alegre Personagens Lotado (Facebook), foi quem enviou:

Muito interessante e relevante o manifesto do amigo Adriano Souza Mussi. Sua proposta está descrita abaixo vale a pena a leitura, confira, opine


Foi divulgada recentemente a lista dos 10 "patronáveis" para a Feira do Livro de Porto Alegre, edição 2013. Antes de mais nada, é bom destacar que não se tem nada contra nenhum dos nomes listados. Contudo, vale frisar que a lista favorece, talvez por demais, nomes ligados à contemporaneidade das letras gaúchas - especialmente alguns vinculados à imprensa local. Alguns inclusive com trajetória firmemente consolidada - destacando aqui o escritor Francisco Pereira Rodrigues -, enquanto outros com retrospecto mais recente e, sem menosprezar a produção até o momento, com muito a viver e desenvolver no mundo das letras ainda.
Contudo, ao limitar a estas opções o escopo dos candidatos, estamos deixando de lado os aspectos referentes à memória e resgate histórico da literatura gaúcha - afinal, apesar de consolidados como nomes do mercado local de informação, a maioria dos patronáveis ainda está desenvolvendo suas carreiras, buscando marcar sua passagem pela nossa história com sua arte. Enquanto isso, nomes marcadamente importantes da literatura gaúcha - em especial de Porto Alegre, por sinal - estão esquecidos, caminhando para um limbo da memória de onde não serão resgatados para o aprendizado das futuras gerações. É hora, pois, de prestar reconhecimento e homenagem a estas figuras, em nome da história e da cultura porto-alegrense.
Tudo isso para defender o retorno das homenagens póstumas como critério de seleção para a escolha dos patronos da Feira do Livro de Porto Alegre. Entende-se que, apesar da validade dos argumentos que levam a escolha de patronos ainda vivos, há aspectos importantes relativos à história e memória de nossa literatura que poderiam ser melhor contemplados com a escolha de nomes que já não estão entre nós, mas que vivem nas lembranças e nos acontecimentos passados de nossa cidade. Ressalve-se que não se defende aqui a exclusividade para as homenagens póstumas, mas sim quem sabe um alternância: em um ano, um nome histórico, homenageado postumamente; em outro, um dos novos nomes de destaque da nossa literatura.
Nesse ensejo, aproveitamos para lançar aqui o nome de ACHYLLES PORTO ALEGRE como "patronável" para esta 59ª Feira do Livro que se avizinha. Trata-se de uma justa e singela homenagem póstuma a um dos maiores nomes das letras gaúchas de todos os tempos, e que hoje encontra-se esquecido até mesmo entre entusiastas e pesquisadores da história local. Achylles foi educador, filósofo, historiador, político, produtor cultural, jornalista e funcionário público nesta cidade que tanto amou. Sogro de Caldas Júnior, que depois fundaria o Correio do Povo, Achylles é uma figura tão fundamental para a literatura gaúcha e porto-alegrense que chega a assustar o fato de seu nome nunca ter sido escolhido para o Patronato da Feira do Livro. É o patrono da cadeira nº 10 da Academia Rio-grandense de letras.
Achylles é uma figura muito vasta para ser aqui plenamente apresentada. Um excelente ponto de partida para quem quiser conhecer sua obra está em http://www.arl.org.br/patronos/aquiles_poa.htm (site da ARL). Como leitor, penso que Achylles é o melhor dos cronistas de Porto Alegre em todos os tempos, por seu lirismo, tom nostálgico e brilhante descrição desta terra e sua gente, alimentada por uma cultura e erudição que fizeram deste mestre um dos grande nomes do cenário cultural gaúcho de seu tempo. Aliás, neste momento em que se discute o patrono da próxima feira do livro, que grande iniciativa seria resgatar o nome de Achylles Porto Alegre, alguém que amou, descreveu e tanto fez por esta cidade!


Um comentário:

  1. Grato pela força, Prévidi. Achylles merece essa lembrança, senão pelo patronato, pelo menos para uma homenagem digna da grandeza de seu nome na narrativa histórica porto-alegrense. :)

    ResponderExcluir