Bom Dia!! Sexta, 7 de junho de 2013

DALTRO CAVALHEIRO
E A TELEVISÃO GAÚCHA

O texto é do arquiteto Eduardo Escobar, que vive em Viamão, ao lado de Porto Alegre.
Podem contestar a vontade, mas acredito que seja difícil.
Fecho com tudo o que o Eduardo escreveu.

Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o Daltro Cavalheiro quando ele se meteu na política, aqui em Viamão. Chegou arrumando espaço numa rádio comunitária e emplacando seu estilo alegre (não era a toa que seu bordão era "Alegria, Alegria!"), mas tudo fazia parte de uma estratégia para reforçar seu nome para a candidatura a vereador. Não deu certo. O Daltro fez 55 votos. Também pudera, não fez campanha.

Não lembro dos programas do Daltro Cavalheiro na Gaúcha e na Piratini. Lembro dele quando fazia um programa de auditório no fim dos anos 80. Por sinal esse programa me deu um falso prestígio na Faculdade de Arquitetura, na UFRGS. Alguém inventou que uma das dançarinas gostosas era minha prima e um professor muito sacana queria que eu apresentasse ele para a Kátia (até nome colocaram na guria).

Mas o Daltro era um cara legal, com aquela simpatia e talento para fazer TV e rádio, coisa que falta pra muita gente hoje em dia. A última tentativa dele, de fazer um programa de auditório, na TV Urbana foi um caos e dava pra sentir que o Daltro era um cavalo de cancha reta preso num sítio de fim de semana. Sobrava talento represado pelo baixíssimo nível da produção. Sim! Porque hoje em dia todo mundo quer fazer TV e rádio, mas não quer perder tempo com produção. Querem só os “cinco minutos de fama”. E se der pra papar uma gostosa, melhor ainda!

Mas o passamento do Daltro também marca o fim da era dos regionalismos da TV gaúcha. Explico: durante 17 anos fui assinante da NET aqui em Viamão. A NET nunca se preocupou em esticar cabos pra esses lados. Éramos abastecidos pelo famoso “pirulito” em ondas MMDS, mas pelo menos recebíamos todas as estações locais: Record RS, Pampa, SBT RS, TVE, Band RS, RBSTV e TVCOM. Tudo uma maravilha.

Pois a NET teve que entregar os canais de MMDS para a ANATEL implantar o celular 4G e fomos despejados da NET.

- Procurem outra operadora!

No meu caso escolhi a Claro TV que é a mesma NET (tudo dos mexicanos). A promessa é de que o SBT e a Globo (RBS) teriam sinais locais. Mentira! Só a RBSTV tem geração local. O resto é tudo paulista.

Aí me dei conta de um fenômeno que explica ainda mais o Galpão Crioulo às 6:30 da manhã e o Garota Verão com 45 minutos de transmissão. Neguinho não vê mais televisão feita aqui no Estado!

Eu não entendia as piadas a respeito de um anão que levanta a audiência do Balanço Geral de Sampa. Eu não entendia a gurizada sabendo mais do Curintiãs do que da dupla Grenal.

Pobre (o termo correto é classe D e E) e os novos Classe C não querem mais subir no telhado pra arrumar antena (eu adorava quando era mais novo). Eles querem tudo em HD, três pontos, um na sala e outros dois nos quartos, tela plana, conforto e o diabo no pacote de canais.

E aí ficam sampaulizados. Record RS é pra TV de restaurante. Pampa? Ainda existe? TVE é a TV espanhola? Nossas emissoras estão morrendo à míngua. Não tem mais o poder de construir personagens como o Daltro Cavalheiro ou o Nico Fagundes. Um novo Paulo Santana? O Maurício Saraiva e o David Coimbra podem até tentar, mas tá difícil...

Os acordos e contratos das cabeças de rede com as operadoras de TV por assinatura matam as afiliadas e só os saudosistas e a resistência, que sonha com uma TV regional de qualidade, ainda persistem na antena espinha de peixe. Em tempos de TV digital e satélite, as emissoras gaúchas estão com os dias contados.

11 comentários:

  1. " ... as emissoras gaúchas estão com os dias contados. "

    ATÉ QUE ENFIM !!! Chega de programas-chuteira e de nativismo bombachudo irrelevante.

    Quem sabe com a programação " alienígena " a gauchada se torne mais civilizada e menos provinciana, achando que vive no 1º mundo quando, na verdade, vive num Maranhão de grife !

    ResponderExcluir
  2. Recomendo a Leitura:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-saida-de-gugu-e-um-marco-na-consolidacao-da-era-digital-na-midia/

    Abraço.

    Joao

    ResponderExcluir
  3. Prévidi

    Acho que o Youtube é quem está derrubando essas TVs todas

    Ficar aguardando um programa passar na TV acabou. Ficar aguentando as enrolações dos programas para mostrar uma reportagem ou uma matéria já era.

    Eu mesmo vejo todos os dias o Jornal Nacional. Na internet e apenas a reportagem desejada, não preciso ficar aguentando aquelas reportagens enche linguiça.

    Abcs

    Bernardo

    ResponderExcluir
  4. A TV "aberta" está indo pelo mesmo caminho da "mídia impressa". É demissão em cima de demissão. A FSP e OESP, já começaram. Tão falando em mais de mil na ABRIL (rimou). Ficaram nesta briga ideológica insana e esqueceram de cativar novos ouvintes, novos leitores, novos telespectadores ..
    Eduardo Stein.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Bernardo: pra mim o que tá matando a TV hj em dia é a internet. Narcisismo à parte, pegando meu exemplo, lembro de ter sido telespectador assíduo de TV até uns 5 ou 6 anos atrás: lembro de assistir CSI Las Vegas no canal Sony (não tenho bem certeza) da NET. Depois tive que ir ler na internet qdo cancelaram nos EUA o seriado por causa da crise de 2008.
    Outro argumento de que computador/internet tá matando a TV: a julgar pela 'movimentação' nos FBs (e já era assim nos tempos do Orkut) da vida, a sensação é que as pessoas passam horas na frente do computador. Qdo se 'lembram' de que tá na hora de dormir e olham pro reloginho do lado direito inferior da tela, na barra de tarefas, já é quase 2 da manhã...fato.

    ResponderExcluir
  6. +++ Eduardo, Bernardo e João: amigos, penso ao contrário de vocês: moro aqui em Taquari e tenho Sky com sinal HD e tudo mais; beleza, ótimo de se ver. Mas, sob hipótese alguma, abro mão de ver os programas locais, fora da rede nacional( Pampa, Ulbra, Urbana,TvCom, etc..). Ainda sou uma "viúva" da antiga TV Guaiba e do saudoso ( entre outros ) "Guerrilheiros da Notícia". Que belo programa, feitos por gente nossa e para nós! Com a obrigatoriedade da TV digital, todos estes canais que chegam mal e parcamente aqui em Taquari, chegarão "perfeitos", e isso vai, certamente, catapultar estas possibilidades, alternativas, opções a todos nós. Quero, desejo, anseio programas do tipo do Silvas ( Ulbra TV ), do Reque, do Cadu, do Biba Nunes ( Volta Biba!!) do antigo Camera 2,do Palavras Cruzadas, dos Guerrilheiros, etc.. É com a multiplicação de bons programas locais - com sinal decente - que poderemos resgatar nosso gauchismo e a gurizada voltará a discutir o grenal e não o tal do "curintians"

    Abraços

    João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
  7. +++ Anônimo das 17,45 : O CSI Las Vegas, continua firme. O que teve cancelada as novas temporadas é uma fraquia , CSI NY. Parece que o CSI Miame também será cancelado. Acho que, mesmo depois da décima temporada, ainda continua a haver público para esta série - CSI LV - pois é de um nivel muito elevado ( o que, em certa parte, é ruim, pois a mentalidade média do espectador americano não é muito diferente da nossa, por aqui ).

    PS: esta série CSI é tão boa, que só o fato de ouvir a trilha musical da mesma - The Who , "How are You" , já vale a pena!!!
    Abraços , João Paulo / Taquari

    ResponderExcluir
  8. Obrigado João Paulo

    Esqueci de dizer um dos motivos que me levou a parar de assistir CSI Las Vegas: a saída do Gil Grisson e a descaracterização do elenco, a despeito de ter ouvido qualquer coisa de que a Sara Sidle voltou. Mesmo? Creio não ter sido correto na minha 1º manifestação: em 2008 o seriado foi suspenso (e não cancelado) por uns dois anos (eu acho). Sei que voltou porque em um dos episódios da 11ª temporada (eu acho) o 'astro' era aquele cantor de fralda Justin Bieber (acho que é assim que se escreve - tô com preguiça de conferir no google). Ah! Cheguei também até a assisti-la na TV aberta, na Record - por essa época...
    De qualquer maneira, obrigado pelo aviso.

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o Galpão Crioulo não passa às 5 da manhã, que é para ter certeza de que ninguém vai assistir àquele lixo. E quanto ao amigo desejar que surja um novo Sant'Ana, é querer fazer o pobre do Previdi (e eu, e muitos) surtar, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  10. André Carvalho. Não quero um novo "Santana". Mas que tentam nos empurrar alguns, não podemos negar. Quanto ao Galpão Crioulo, foi fundamental numa época em que precisávamos "inventar" a música gaúcha (nativista, tradicionalista, campeira, sei lá o que mais). Hoje é uma franquia muito bem organizada da família Fagundes. E concordo contigo: é um lixo. Um lixo tradicionalista!

    Quanto ao Anônimo de Taquari. A TV Digital vai melhorar a imagem, mas não vai se propagar para mais longe não!
    A tv digital só pega num raio de 50km no máximo enquanto a tv analógica abrange um raio aproximado de 100km ou até mais dependendo da potência e da frequência da antena da emissora.

    ResponderExcluir
  11. Esse cara tem merda na cabeça.quem é que vai querer trocar as redes nacionais,direto de São Paulo,por programinhas locais do Sul,bairristas e medíocres ao extremo.Para eles parece que só existe o sul,o resto do Brasil e do mundo são"eles".No caso do Daltro,é diferente,foi um apresentador trash,mas original,tanto que fez muito sucesso em REDE NACIONAL pela TV Gazeta e Rede TV!Se os programas dele na Cristal e TV Urbana eram mal produzidos,culpa dos canais,não dele.

    ResponderExcluir