Fim de Semana - 27 e 28/08 - parte 2

Primor, genial!!
Ora, ora, não precisa peguntar onde saiu esta joinha!!
Claro, na zerohora.com:
Após roubar caminhonete de pizzaria, suspeito é detido dirigindo o veículo em avenida da Capital
Polícia encontrou homem que teria assaltado estabelecimento na Avenida Protásio Alves
A titular da DPPA, a qual atendeu a ocorrência, disse que um homem teria invadido a pizzaria e outro esperado no lado de fora. Após efetuar o assalto, eles fugiram com o veículo do estabelecimento. Ninguém ficou ferido na ação.
Durante busca da BM na região, policiais encontraram a caminhonete transitando próximo à esquina da Protásio Alves com a Avenida Lucas de Oliveira, conforme a Brigada. No veículo estava Daniel Gunchorowski, de idade não confirmada, que foi encaminhado à 2ª DPPA.
O parceiro de Daniel fugiu e não foram encontrados os pertences levados dos funcionários da pizzaria. A delegada Liege disse que o detido será conduzido ao Presídio Central.

-----
Cá entre nós
Nada como começar o dia rindo, não?
-----
Quiproquó ortográfico
Escreve a Maria Ivete, sobre uma notinha de ontem:
O verbo obrigar é transitivo direto e indireto.
O título: "Defasagem obrigou à criação de secretaria" está correto.
Se substituirmos “criação” por um termo masculino  fica mais fácil compreender o uso da crase. Quer ver? Defasagem obrigou ao aumento de secretarias.

--
Aí o Glauco Fonseca que mandou a nota, contestou:
Humm, não comprei....
Obrigou a criação está certo. Levou à criação estaria certo.
Agora, “obrigou AO aumento” eu ainda não tinha sequer ouvido falar.....
Obrigou O aumento estaria correto.
Até nisto eles erram e não admitem...

--
Mais tarde, o Glauco mandou o seguinte:
SE A RESPOSTA TIVESSE VINDO ASSIM, LEVEMENTE INTELIGENTE, TERIA SIDO MELHOR, NÉ?
Obrigar, por quê?
Josué Machado
O jornal publicou em página interna o seguinte título: "Senado aprova projeto de lei que obriga à numeração de livros e CDs". Quem compôs esse título deve ter a alma retorcida. Nenhuma incorreção, nenhuma das palavras escolhidas fora do lugar, mas o resultado é um texto levemente repugnante por causa do verbo de regência enrolada. "Obrigar", de fato, é transitivo direto e indireto, por isso exige dois complementos: objeto direto e objeto indireto. Noves fora a terminologia indigesta, isso significa que se obriga alguém a alguma coisa. No título, por causa da restrição de espaço, o redator precisou manter oculto o objeto direto, isto é, as entidades obrigadas a providenciar a numeração dos livros e CDs. No exemplo seguinte, sem essa restrição, "obrigar" funciona bem, tão bem como deve funcionar o governo. Talvez assim como os nossos. Talvez.
Em texto jornalístico o artista deve procurar sempre a simplicidade e a clareza, que dependem da boa escolha das palavras além da boa distribuição delas na frase. Diante dessa obviedade, por que não o simpático verbo exigir no lugar de "obrigar"? Verbo mais curto, de regência mais simples, melhor para reduzir o número de toques da linha que se emparelha com a de cima por exigência do espaço. Claro que exigir também é transitivo direto e indireto: exigir algo de alguém. Mas nesse título por certo cabe melhor, porque a omissão do complemento representado pelas editoras e gravadoras não exige o uso da crase.
"Senado aprova projeto de lei que exige a numeração de livros e CDs." Que tal?
Josué Machado é jornalista e autor do livro Manual da Falta de Estilo (Ed. Best Sellers)

-----
O peixe morre pela boca
Quando escrevi que o repórter policial Paulão seria contratado pelo Band TV o pessoal de lá debochou, riu, disse que eu não deveria escrever bobagem. Fiquei na minha.
Por uma razão muito simples: Não existe ninguém em Porto Alegre capaz de fazer algo parecido com o que Paulo faz no seu programa Polícia em Ação, na TV Urbana. Pô, e o programa novo da Band será estilo policial.
Isso eu escrevi há mais de um mês, inclusive dando informações sobre a nova atração.
Agora, os chefões da Band dão a "notícia" para vários blogs, como uma baita novidade.
Só me resta uma coisa:
HAHAHAHAHAHA!!!!!!!
-----
O novo Brique
O Brique da Redenção estará de cara nova a partir deste domingo. A iniciativa é resultado de uma parceria da Prefeitura, por meio da Smic, com a Associação do Brique da Redenção e e o Walmart Brasil, através da  marca BIG. A feira ganhará novas bancas, grades de exposição, camisetas, sacolas ecológicas padronizadas e site remodelado.
De acordo com o secretário Valter Nagelstein, a parceria incentiva a qualificação dos serviços prestados pelos expositores, agregando mais visibilidade com a definição do padrão visual dos segmentos de expositores. "A Smic tem buscado parcerias para incentivar os empreendedores e criar condições favoráveis para que eles se desenvolvam", destaca.
-----
Agora, tem uma coisa
Se os fiscais da Smic não ficarem no bico, os camelôs vão tomar conta, de novo. E aqueles índios, que vendem "artesanato paraguaio", vão tomar ainda mais espaço.
 -----
Atenção pilotos de final de semana
O 1º. GP Velopark vai reunir numa disputa em 9 baterias os candidatos a assistir, com tudo pago, o GP Brasil de Fórmula 1 em São Paulo.
O kart foi o primeiro passo na carreira dos campeões de F1. Sentir esta emoção no cockpit destas pequenas e potentes máquinas é viver um pouco da história de heróis das pistas como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi, Alain Prost, Michael Schumacker e tantos outros.
O ambiente das provas também contribui para o clima de grande competição.
Considerado o maior parque automobilístico da América Latina, o Velopark tem um autódromo, 3 pistas de kart, pista de arrancada e um circuito oval. Integra o calendário de competições de várias categorias.
Para competir no 1º. GP Velopark, basta ter mais de 15 anos. As provas serão nos dias 31 de agosto e 8 de setembro, a partir das 20 horas, quando acontece a grande final com os 27 melhores classificados .
As baterias terão 5 minutos de tomada e 15 minutos de corrida. O traçado é igual ao da Seletiva do Campeonato Mundial de Kart, que aconteceu em junho deste ano.
O Velopark fica na Br 386, km 428, em Nova Santa Rita, bem perto da capital. Mais informações sobre a prova e inscrições no www.velopark.com.br ou pelo fone 51.3479.4700
-----
Piadinhas legais?
No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com/.
-----
3 questões da Leila Weber
1 - Se o governo do Estado não tem $$ pra melhorar salários de professores, do pessoal da segurança pública, da saúde, de onde ia/vai tirar $$ pra pagar os pretendidos CCs? Que, via de regra, ganham bem mais que os profissionais citados?
2 - Ainda de $$, mas federal: segundo noticiário de jornais, a Ministra da Cultura jurou que vai liberar recursos para terminar o prédio do ex-cine Coliseu, e o governador vai falar (parece que neste sábado) com a presidente sobre o descontingenciamento de verba para a sede da Ospa. Será que agora vai?
3 - Quando fazia parte da Câmara Municipal de Porto Alegre, Antônio Hohfeldt me disse uma vez que "vereador precisa ganhar bem porque é muito sujeito a mordidas". Será que os atuais edís pensam o mesmo? Bom, pelo menos eles estão querendo passar a ganhar R$ 14,8 mil. Diz que decidem issos na segunda feira. A dúvida: haverá claque no plenário?

-----

EXPOINTER 2011

OS 11 MANDAMENTOS DO RUY GESSINGER - ruygessinger.blogspot.com/

1- O tênis talvez seja o calçado menos recomendado. Geralmente temos as 4 estações num só dia. De outro lado há britas e outros pisos complicados. Use um sapato há tempo em uso ou uma bota já domada.

2- Não faça como aqueles paulistas que vão a Gramado no inverno de moleton. Vais passar calor e/ou frio.

3- Vá de Trensurb. O estacionamento é caríssimo e conforme o caso vais ficar perto de Triunfo e na volta não vai ser fácil achar teu carro.

4- Se fores gauchinho do Interior e não estás muito familiarizado com a Grande P. Alegre, remember, está escrito na tua carinha que és " lá de fora", tanto pelo teu tranco no caminhar como por outras coisas. Te cuida, Latorraca!

5- Se ganhas menos de 10 mil por mês, pergunta antes o preço das comidas naquele boulevard onde só tem cola fina engravatado.

6- Não é feio, tu que vais de excursão, levar tua água e galinha enfarofada. E não estou de gozação. A troco de que tu vais gastar teu suado dinheiro de mestre de obras com um "xis salada"?

7. Não dês  comida aos animais, seu tontinho, sua tontinha. Dar algodão doce para eles seria como te dar alfafa ou milho em grão.

8 - Não enchas o saco dos bichos, pombas! Não fica acariciando e mexendo. Remember, os animais não gostam de estranhos e nós  cheiramos mal para eles.

9 - Segure seus filhos pela mão todo o tempo.

10 - Olhe tudo com os olhos, não com as mãos.

11- Se és povoeiro, por favor não coloca bombacha xadrez e camisa de seda...
-----
Piadinhas legais?
No http://piadinhas-do-dia.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário