Ibravin e Apex-Brasil celebram sete anos de parceria
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) apresentaram hoje o balanço das ações desenvolvidas pelo Projeto Wines of Brasil, no estande da Apex-Brasil, no Pavilhão Internacional do Parque de Exposições de Esteio (RS). As vinícolas brasileiras integrantes do projeto exportaram US$ 1,2 milhão no primeiro semestre deste ano, um resultado 40,7% superior ao alcançado no mesmo período de 2010, quando foram faturados US$ 853,4 mil. De janeiro a junho de 2011, as empresas integrantes do Wines of Brasil venderam seus produtos para 27 países. A novidade é a China, que, pela primeira vez, aparece entre os 10 primeiros compradores de rótulos verde-amarelos, exatamente na 7ª colocação, com a compra de US$ 76 mil.
A gerente do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, destaca que o valor médio exportado pelas empresas integrantes do projeto cresceu 114% de janeiro a junho deste ano, em comparação com igual período de 2010. "Isso significa que estamos exportando produtos de maior valor agregado para o exterior", explica Andreia.
O Projeto Wines of Brasil iniciou suas atividades em parceria com a Apex-Brasil em 2004, com a adesão de apenas seis vinícolas brasileiras. Hoje, já são 37, sendo que 21 delas já efetivaram exportações. Em 2010, as empresas associadas ao projeto exportaram US$ 2,29 milhões.
O pública-alvo do projeto são os estabelecimentos vinícolas que elaboram vinhos finos e espumantes nas regiões sul e nordeste. O objetivo é aumentar a exportação de vinhos, com valor agregado, consolidando os produtos vitivinícolas brasileiros no mercado internacional. Para isso, foram definidos oito mercados prioritários: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Países Baixos, Polônia, Reino Unido e Suécia.
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