Bom Dia! Quarta, 19 outubro 2011

ALÔ TRIUNFO CONCEPA!!
QUEM SABE UM TREM RÁPIDO NA FREE WAY??!!

Tenho vários amigos que vivem nas praias do Litoral Norte gaúcho.Os caras vivem exilados lá, porque é uma tristeza danada. De março a dezembro pouca gente aparece. Nos meses de inverno, então, é um horror! O cara se sente um hermitão, cercado por casas vazias.
Poderia citar vários, mas fico em três que sempre colaboram com o previdi.com.br: Jorge Loeffler (Xangri-Lá), Clóvis Heberle (Imbé) e Augusto Sérgio Leitão (Jardim Atlântico, prainha da Grande Oeisis International). Todos são blogueiros - pudera, o que fazer nas praias, além de pensar bobagens?
-----
Mas conheço o Leitão há muitos anos. Éramos vizinhos na avenida Venãncio Aires, em Porto Alegre, e trabalhamos na Assembleia. Algumas vezes nos encontrávamos no João's Bar, saudoso boteco na Venãncio.
Outro dia o Leitão, que faz o http://mariscoventania.blogspot.com/, me lembrou de um candidato a governador, o Carlos Gomes, que tinha como principal proposta o projeto de um trem rápido ligando Porto Alegre ao Litoral Norte. Claro que os demais candidatos e boa parte do eleitorado tinham apenas uma reação: Hahahaha!!!!
-----
Aí depois do toque que o meu amigo deu, fiquei pensando num trem rápido que ligaria, num primeiro momento, Porto Alegre a Osório. Imagina quantas pessoas poderiam viver - BEM - nas nossas praias? Eu, por exemplo, viveria naquele paraíso que se chama Oeisis International!!
Simples: até Osório iria em poucos minutos e depois os 30 quilômetros restantes, iria de carro ou mesmo de ônibus, da fabulosa empresa São José. Perfeito!
-----
No domingo passado vim da praia, claro, pela extraordinária free way. E todo tempo olhando praquele espaço entre as pistas. Bah, ali dava para colocar os trilhos do nosso trem rápido!! Nada de frescuras!! Uma "pista" só - o trem só viraria de lado e vai e volta, no mesmo trilho!!
Certamente é uma grande bobagem esta minha ideia. Não sou engenheiro e isso é coisa para eles.
Cá entre nós: seria muito legal um trem rápido para a praia, não?
-----
Comentei com o Glauco Fonseca esta ideia. Ele me respondeu:
- A respeito do Trem Poa-Osório: Se depender da mesma turma do DNIT, ao invés de trem BALA, será um TREM BOLA de tanta propina que vai rolar.
-----
Pô, se a Concepa quer fazer uma ponte nova para a travessia do Guaíba, imagina, o trem rápido é uma barbada!!

2 comentários:

  1. Meu amigo José tua idéia procede, mas o monotrilho só seria viável na baixa temporada quando demanda seria muito pequena. Já na alta temporada isso seria inviável frente a grande demanda. Isso me faz lembrar os bondes elétricos que as antas da ditadura detonaram. A Europa toda os usa (modernizados). Quando do lançamento do livro sobre o Coojornal faz pouco tempo o meu amigo Mosquito, editor do http://tijoladas2.blogspot.com/ “grande” amigo dos poderosos senhores da comunicação na região sul, donos da Rede Baita Sujeira. Foi ele que denunciou o famoso estupro que haviam abafado. Pois ele me convidou para o lançamento do citado trabalho na Assembléia. Na ida até Porto Alegre ingressei pela Avenida Farrapos a ali observei a estupidez de dezenas ou centenas de ônibus literalmente encostados uns na traseira dos outros, lembrando assim um enorme trem. Eram centenas senão milhares de motores queimando diesel e detonando assim os pulmões de quem lá vive.

    ResponderExcluir
  2. Amigos, não precisa ser um trem-bala para ligar o litoral à Porto Alegre. Nos EUA e no Canadá os trens convencionais andam a 150 kms/h, cortam de leste a oeste estes dois gigantes territoriais e com custo bem inferior aos trens-bala, todos estatais em seus paises. Por que EUA e Canadá não tem esses trens-bala? Porque dão prejuízo. Para nós, trens movidos a diesel, com locomotivas modernas serviriam muito bem para o Litoral. Rogério Mendelski

    ResponderExcluir