ALÔ TRIUNFO CONCEPA!!
QUEM SABE UM TREM RÁPIDO NA FREE WAY??!!
Tenho vários amigos que vivem nas praias do Litoral Norte gaúcho.Os caras vivem exilados lá, porque é uma tristeza danada. De março a dezembro pouca gente aparece. Nos meses de inverno, então, é um horror! O cara se sente um hermitão, cercado por casas vazias.
Poderia citar vários, mas fico em três que sempre colaboram com o previdi.com.br: Jorge Loeffler (Xangri-Lá), Clóvis Heberle (Imbé) e Augusto Sérgio Leitão (Jardim Atlântico, prainha da Grande Oeisis International). Todos são blogueiros - pudera, o que fazer nas praias, além de pensar bobagens?
-----
Mas conheço o Leitão há muitos anos. Éramos vizinhos na avenida Venãncio Aires, em Porto Alegre, e trabalhamos na Assembleia. Algumas vezes nos encontrávamos no João's Bar, saudoso boteco na Venãncio.
Outro dia o Leitão, que faz o http://mariscoventania.blogspot.com/, me lembrou de um candidato a governador, o Carlos Gomes, que tinha como principal proposta o projeto de um trem rápido ligando Porto Alegre ao Litoral Norte. Claro que os demais candidatos e boa parte do eleitorado tinham apenas uma reação: Hahahaha!!!!
-----
Aí depois do toque que o meu amigo deu, fiquei pensando num trem rápido que ligaria, num primeiro momento, Porto Alegre a Osório. Imagina quantas pessoas poderiam viver - BEM - nas nossas praias? Eu, por exemplo, viveria naquele paraíso que se chama Oeisis International!!
Simples: até Osório iria em poucos minutos e depois os 30 quilômetros restantes, iria de carro ou mesmo de ônibus, da fabulosa empresa São José. Perfeito!
-----
No domingo passado vim da praia, claro, pela extraordinária free way. E todo tempo olhando praquele espaço entre as pistas. Bah, ali dava para colocar os trilhos do nosso trem rápido!! Nada de frescuras!! Uma "pista" só - o trem só viraria de lado e vai e volta, no mesmo trilho!!
Certamente é uma grande bobagem esta minha ideia. Não sou engenheiro e isso é coisa para eles.
Cá entre nós: seria muito legal um trem rápido para a praia, não?
-----
Comentei com o Glauco Fonseca esta ideia. Ele me respondeu:
- A respeito do Trem Poa-Osório: Se depender da mesma turma do DNIT, ao invés de trem BALA, será um TREM BOLA de tanta propina que vai rolar.
-----
Pô, se a Concepa quer fazer uma ponte nova para a travessia do Guaíba, imagina, o trem rápido é uma barbada!!
Meu amigo José tua idéia procede, mas o monotrilho só seria viável na baixa temporada quando demanda seria muito pequena. Já na alta temporada isso seria inviável frente a grande demanda. Isso me faz lembrar os bondes elétricos que as antas da ditadura detonaram. A Europa toda os usa (modernizados). Quando do lançamento do livro sobre o Coojornal faz pouco tempo o meu amigo Mosquito, editor do http://tijoladas2.blogspot.com/ “grande” amigo dos poderosos senhores da comunicação na região sul, donos da Rede Baita Sujeira. Foi ele que denunciou o famoso estupro que haviam abafado. Pois ele me convidou para o lançamento do citado trabalho na Assembléia. Na ida até Porto Alegre ingressei pela Avenida Farrapos a ali observei a estupidez de dezenas ou centenas de ônibus literalmente encostados uns na traseira dos outros, lembrando assim um enorme trem. Eram centenas senão milhares de motores queimando diesel e detonando assim os pulmões de quem lá vive.
ResponderExcluirAmigos, não precisa ser um trem-bala para ligar o litoral à Porto Alegre. Nos EUA e no Canadá os trens convencionais andam a 150 kms/h, cortam de leste a oeste estes dois gigantes territoriais e com custo bem inferior aos trens-bala, todos estatais em seus paises. Por que EUA e Canadá não tem esses trens-bala? Porque dão prejuízo. Para nós, trens movidos a diesel, com locomotivas modernas serviriam muito bem para o Litoral. Rogério Mendelski
ResponderExcluir