Coluna do Marsiglia - 14 de outubro

FUTEBOL:
ZERO ATACANTES
Comecei a acompanhar futebol no tempo do famoso 4-2-4 (Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe). A Seleção Brasileira inovou com o 4-3-3 (Garrincha, Vavá e Pelé), com Zagalo voltando para ajudar o meio-de-campo. Mais tarde os europeus introduziram o 4-4-2 para povoar o meio-de-campo e ganhar a posse de bola. Posteriormente veio o 5-3-2 que avançou (?) para o 5-3-2-1, ou seja, um solitário atacante a morrer de fome entre os zagueiros adversários. Dorival Júnior alcançou a perfeição: jogou contra o São Paulo com ZERO atacantes.

GRÊMIO ENTREGOU OS PONTOS
A aposta gremista limita-se a uma vaga na Copa Sul-Americana de 2012. Se conseguir olhar pelo lado positivo (se é que existe), o Grêmio terá três chances no ano que vem para disputar a Libertadores/2013: Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, que são competições com adversários menos qualificados, além do Brasileirão, onde teria que chegar entre os quatro primeiros. E olhe que o Grêmio tem uma folha de pagamento de 5 milhões de reais, superior a de Vasco da Gama e Botafogo juntas. É muita incompetência.

QUEM QUER SER CAMPEÃO?

Nunca vi campeonato mais aberto e imprevisível do que o Brasileirão deste ano. E certamente, o mais emocionante da era dos pontos cofrridos. A troca de posições na ponta de cima é uma constante, e quando pensamos que alguém vai engrenar, leva uma sapatada e volta a ser como antes. Basta pegar o exemplo de Corinthians e Vasco da Gama. Correm o risco de serem atropelados na reta final. Enfim, pode dar qualquer um. Em tempo: patética e lamentável a forma física de Adriano. Chega a ser um escárnio colocá-lo em campo deste jeito.

MUDANÇAS NO CALENDÁRIO
A CBF promoverá uma mudança extremamente positiva em seu calendário a partir de 2013. A COPA DO BRASIL será realizada de Março a Novembro (atualmente é de março a julho), incluindo a partir da terceira fase os participantes da Copa Libertadores, o que hoje não é permitido. Esta é uma decisão que há muito os grandes clubes brasileiros vinham pleiteando, pois quando se classificavam para disputar a Copa Libertadores, não tinham a oportunidade de voltar à competição internacional pelo "atalho" da Copa do Brasil. Ou venciam a Libertadores ou se classificavam como um dos quatro primeiros no Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário