Fim de Semana do Prévidi - 22-23/10

Foi esfalfante, mesmo!!
Sei tudo da Cooperativa Vinícola Garibaldi!!

E de vinhos base para espumantes, vinhos orgânicos, espumantes e dos tipos de suco de uva (são quatro!!)
Sexta e sábado - dias perfeitos, sem o frio característico da Serra gaúcha. Sem vento e com muito sol. Temperatura ideal.
O fantour que estou fazendo tem 20 jornalistas de Recife, Fortaleza, Brasília, Rio e São Paulo. Daqui do sul, apenas o Danilo Ucha e o Afonso Ritter. E eu, claro.
-----
Na sexta, logo depois de largarmos as malas no Farina Park Hotel, almoçamos lá mesmo, e rumamos para a sede principal da Cooperativa Vinícola Garibaldi - para quem não sabe, em um município ao lado de Bento Gonçalves, onde está o Farina, chamado não casualmente de Garibaldi. Uma agradável cidade com 30 mil habitantes.
Na Vinícola a diretoria nos aguardava - e esses roteiros sempre atrasam. Teríamos que chegar lá às 15 horas, mas o atraso foi de mais de uma hora.
O primeiro papo foi com o presidente Oscar Ló. Depois até brinquei com ele. Quando vi o nome imaginei um gringão gordo, com as bochechas vermelhas, de tanto vinho, e falando naquela língua que a gente tem que prestar atenção para entender. Nada disso, O Oscar tem 42 anos, é produtor de uvas e um baita de um boa-praça.
-----
Hoje dou apenas uns toques.
A Garibaldi tem hoje 350 associados, em vários municípíos da região. Estes ocupam uma área de 800 hectares. Em 2011 os investimentos vão chegar a 2,5 milhões de reais. Os associados vão produzir algo em torno de 16 milhões de quilos de uvas neste ano. É mole?
Aí fomos fazer uma visita à produção, ciceroneados pelo enólogo Gabriel Carissimi.
Depois disso, fomos para o terminal turístico, para uma degustação.
O "Sparkling Wine Tasting", com degustação de espumantes e vinhos base para espumantes.
Muito legal, a gente deu até notas.
-----
Podem até brincar comigo, mas gostei muito do espumante rosé, o mais novo produto da Vinícola.. Tanto que comprei uma garrafa para presentear a Rute e sei que ela vai guardar para saborear na praia, na fabulosa Oeisis International.
Como estava todo o roteiro atrasado fomos direto para os pavilhões da Fenachamp, onde conversamos com o presidente do Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi, o Adolfo Lona. Um uruguaio boa-praça que está na luta para manter os espumantes num nível alto. Tanto que 11 vinícolas já utilizam o selo de qualidade do Consórcio.
Detalhe: O Lona tem, diplomaticamente, uma bronquinha com a falta de apoio da Ibravin.
-----
Quando o pessoal foi jantar, me mandei pro hotel. Estava completamente lotado de salgadinhos, do coquetel do Lona. E de espumantes, é claro.
Na Globo passava O Astro.
-----
No sábado, depois do café, fomos em qual vinícola? Claro, na Garibaldi!!
Aí encaramos um "Tasting Grape Juice".
Para quem não sabe - e sei que a maioria dos leitores não sabe - existem 4 tipos de sucos de uva: reconstituído, adoçado, integral e orgânico.
Foi bem legal, porque provamos os 4 no escuro. Eles deram um papelzinho para a gente marcar a ordem de "chegada" nas taças. Quem acertasse a ordem, ganharia um sabre.
Cinco jornalistas acertaram.
Eu? Não acertei unzinho!!
-----
Depois ouvi com muita atenção a palestra da biomédica Caroline Dani. Bah, a guria sabe tudo de suco de uva. E te comprova, porque fez pesquisas e estuda o assunto profundamente, os benefícios do suco da uva. Olha,a primeira pessoa que me mostrou, com dados científicos, os benefícios da joia. Ela ressalta bem que "não se trata de um remédio", mas por exemplo, reduz os níveis de colesterol, se a pessoa consome, normalmente, de 400 a 500 ml de suco por dia.
Aprendi coisas fantásticas com a doutora: diabéticos podem tomar tranquilamente o suco integral ou orgâncio (que é ainda mais caro). Tem ainda propriedades hepatoprotetoras e neuroprotetoras.
-----
Aí o técnico agrícola Evandro Bosa apresentou o projeto da uva orgânica - que não tem aqueles venenos terríveis - que começou em 2000 com 3 produtores. Hoje são 48 produtores (63 hectares), que propicia um vinho e um suco 10!! Pudemos conversar  ainda com o Rafael Tomasi, que produz 3 hectares de uva orgância. Logo depois um papo com o diretor Alexandre Angonezi sobre sustentabilidade e investimentos.
-----
Rapaz, 3 e pouco voltamos para o hotel esfalfados!!
Todos foram para os apts. Mas eu estou aqui, em mais uma prova de sacrifício para os meus milhares de leitores espalhados por este mundo de Deus!!
-----
Para resumir: Continuo com ainda mais certeza de que a Serra gaúcha é um outro país dentro do RS.
Para terem uma ideia, o hotel em que estamos fica RST 453, na divisa de Bento com Farroupilha. Acreditem, passa caminhão 24 horas por dia. Caminhão e mais caminhão, e até carros e motos. Mas o negócio dessa rodovia é caminhão. Imensos, carregadíssimos, de um lado para o outro.
No entorno do hotel, indústrias e mais indústrias.
-----
Volto ao assunto na segunda.
-----
Ah, agora de noite a van vai para a Fenachamp.
Ainda não decidi se vou encarar.
Tem The Feveres hoje, às10 da noite.
Uau!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário