Ferro e Mais Ferro - 17 de outubro

INGÊNUOS FELIZES!!
Gilberto Simões Pires*

Não são poucas as obras que o povo gaúcho necessita e considera como de grande importância para a cidade de Porto Alegre e, por consequência, para o Estado do RS. Algumas delas, sem qualquer combinação prévia, constam em qualquer lista que porventura venha a ser solicitada àqueles que vivem no Rio Grande do Sul.

 IMPRESCINDÍVEIS   
 Como o número de obras - imprescindíveis - daria para encher este editorial fiquemos com as mais gritantes, como é o caso da duplicação da BR 101 (que liga o RS ao país); da ponte sobre o rio Guaíba (que além de ligar à zona sul do Estado é a que possibilita o acesso da Capital à fronteira com o Uruguai e Argentina); e, o Cais Mauá, em Porto Alegre.

 NO IMAGINÁRIO   
 Na semana passada, mais uma obra considerada vital para os porto-alegrenses entrou para valer na extensa lista: o Metrô. Mesmo imprescindível, esse meio de transporte até então só aparecia no imaginário dos gaúchos que vivem na Capital. Tudo isso porque as demais continuam muito longe de se tornar uma realidade.

 EUFÓRICOS COM A NOTÍCIA   
 Pois, na semana passada, a exemplo de todos os governantes anteriores, foi a vez da presidenta Dilma abusar da fantástica ingenuidade dos gaúchos, ao anunciar que a primeira linha do Metrô de Porto Alegre estará pronta em 2017. A ingenuidade do povo é tanta, que a mídia do RS e os gaúchos em geral, ficaram eufóricos com a notícia.

 SEM DATA    
É por aí que o comentário de hoje precisa, mais uma vez, ser crítico e cheio de verdades absolutas. Como acreditar que o Metrô esteja pronto em 2017 se a duplicação da BR 101, que foi prometida para 2007, tem poucas chances de ficar pronta em 2015? Ora, se tudo der certo, a obra é para 2050.

 PONTE DO GUAÍBA   
 A ponte do Guaíba, como se sabe, é outra novela. Sem fim. A necessidade é simplesmente indiscutível. Pois, a concessionária que faz a manutenção da BR 101 já declarou, mais de mil vezes, que tem interesse em fazer a obra. E mesmo assim a coisa não ata nem desatada. Pode?

 SEMÁFOROS E DEFEITOS    

Vale lembrar que uma simples avenida, que os porto-alegrenses teimam em chamar de 3ª perimetral, levou mais de 30 anos para sair do papel. E, por incrível que possa parecer, o que existe naquela via são semáforos e falhas de projeto. Mais do que cimento e areia usados na construção, sem qualquer exagero.
Ora, com todo este currículo, como é possível admitir que Porto Alegre vá ter uma linha de Metrô antes de 2050?
É curioso, mas é fato: a ingenuidade mora há muito tempo em Porto Alegre. Tem, inclusive, CEP e tudo mais. Ao demonstrar um comportamento tão infantil, que já virou marca registrada dos gaúchos, o povo do Rio Grande se tornou uma presa fácil para as promessas dos governantes. Que tal?

* Gilberto Simões Pires é editor do www.pontocritico.com

4 comentários:

  1. Pedro Czarnina diz:
    É oportuna e lúcida a manifestação do Sr. Simões Pires. Como Porto Alegrino nativo, estranhei a euforia com o anúncio do metrô na ¨valerosa cidade¨. Se pelo menos a 101 estivesse concluída, haveria motivo de júbilo. Tem havido decepções demais no mundo político guasca (gauchada que tudo pode), com denúncias fortes de corrupção e absolvições e defesas esquisitas.
    Não obstante, um metrô em Porto Alegre é uma obra ¨IMPRESCINDÍVEL¨, motivo e trabalho de sobra para quem é eleito para gerir e legislar. Talvez ocupe melhor o tempo de Deputado Federal (como o senhor Henrique Fontana que vem ao rádio dizendo que está atuante nesta questão do estádio Beira Rio - Programa Lazier Martins).
    Caro deputado, agora há prioridades maiores que sua paixão clubística, portanto ... trabalho.
    Isso vale para todos os políticos. Nosso estado precisa, portanto...

    ResponderExcluir
  2. Pedro Czarnina diz:

    Já que o Previdi é generoso e publica minhas intervenções, aproveito para questionar quando teremos um trem ligando as principais cidades gaúchas.
    Quanto aos pedágios, com seus prós e contras, dia desses, fui visitar Gramado e resolvi ir por Igrejinha. Marchei com quase dez pila em dois pedágios. Daí a patroa resolveu ver uma feira de flores em Nova Petrópolis. Mais sete pila e uns centavos... Voltei pela BR. Com a sobra comprei umas linguiças em Picada Café...
    Conhecer o Rio Grande tá caro. Montevideu ficou mais barato e... com uma carne melhor.

    ResponderExcluir
  3. Correta a observação do Gilberto, o pessoal agora inaugura até carta de intenções. Todo mundo sabe que não teremos metro nesse prazo. Tentam vender a idéia que tem grana rolando, tem PAC pra tudo, a verdade é que não tem. Se tem, porque não terminam as obras que estão aí há anos inconclusas ?
    Murilo - Porto Alegre

    ResponderExcluir
  4. A Br-101 segue inconclusa e a Ponte do Guaíba não sai do projeto. Ambas são obras que ficam acima da superfície terrestre. O que dizer,então,do Metrô,embaixo de toneladas de rocha e terra?

    ResponderExcluir