Bom Dia! Segunda, 10 outubro 2011

HOMENS DA QUARTA IDADE OU
UNS VELHINHOS DO BALACOBACO!!

No século passado as pessoas morriam muito cedo.
Era uma pena. Meu pai, por exemplo, não chegou a completar 50 anos - estava com 47. E eu pude conviver com ele apenas 12 anos. Claro que não era esse um caso único. Muitos homens e mulheres morriam antes de chegar aos 50 anos. Pelos mais variados motivos, que não vem ao caso. Mas um sujeito que conseguia chegar aos 60 era considerado um longevo, ao ponto de colocá-lo num asilo - decrépito.
Neste ponto, os anos 2000 são sensacionais. Os velhinhos estão com tudo!
(ainda vou fazer uma revista, toda colorida, com o título de "Velhinhos", ao contrário dessas que existem aí, tipo "Terceira Idade", "Melhor Idade")
Sensacionais, mesmo.
-----
Outro dia fui no aniversário do João Carlos Machado Filho, o meu amigo Machadinho. Completou 70 anos, cheio de gás. Ele se orgulha muito de ter chegado nesse ponto - creio que mais pela vida meio desregrada, dos tempos de solteiro. Também outro dia fui dar uma abraço na minha primeira editora, a Leila Weber, que ingressou na casa dos 70. Inteirona.
Dois belíssimos exemplos!! Os dois estão a mil!!
Tenho um amigo na Cidade Baixa, o Itamar, que completou neste ano 58. Para todos que foram cuprimentá-lo, ele só respondia: "Tô no lucro, tô no lucro!!".
-----

 E o que dizer dos caras que passaram dos 80 e estão a milhão?
Neste 2011 perdemos o Flávio Alcaraz Gomes, com 84 anos.
Tive o privilégio de trabalhar com ele em 1978/79, na Rádio Farroupilha. E desde o ano passado participava de um de seus programas na Rádio Pampa. Nesse meio tempo tive oportunidade de conversar várias vezes com ele e inclusive fiz uma entrevista antológica para a revista Press. Em outra oportunidade redigi o texto de uma homenagem feita no Prêmio Press. Consegui emocionar o velho.
Flávio tinha uma memória extraordinária, e mostrava isso nos programas que comandou até os seus últimos dias.
Repito: estava com 84 anos.
 -----

Um grande amigo do Flávio foi o economista Antônio Carlos Baldi. O fantástico Baldi, que já bateu a casa dos 80. Um dos caras mais elétricos que conheci - e é uma pena, o conheci há pouco. Só o ouvia nas rádios. E mesmo que não concordasse com a maioria das suas opiniões, sempre gostei do seu jeitão.
Neste ano, durante alguns meses, participamos da mesma mesa de debates na Rádio Pampa. Demos muita risada juntos. Se eu fosse tri-de-esquerda light diria que ele é um reacionário fascinante.
Dia disses, estava indo para a Pampa e na subida do morro tinha um carro branco querendo me ultrapassar. Enlouquecido atrás de mim. O tempo inteiro no meu encalço. Quando entrei no prédio da Pampa conferi o sujeito: era o rapidinho do Baldi.
-----

Neste final de semana a jornalista Mônica Leal postou um texto muito legal no http://monicalealrs.blogspot.com/, "Um cavalheiro chamado Pedro Américo Leal". Duas coisas me impressionam muito no coronel: jamais "trocou de lado", sempre esteve no mesmo partido e seus sucedâneos, um cara de convicções, nunca foi atrás de boquinhas; e,como é um cara de convicções, mantém incrivelmente o sotaque carioca, mesmo morando nessas bandas desde 1944!!
Acumula pijamas em seu armário, mas mantinha atualizado até novembro do ano passado o http://pedroamericoleal.blogspot.com/. Participa de tudo - há uns anos promovi um debate sobre a revolução de 64 e o convidei. Foi o primeiro a entrar no auditório da Câmara de Vereadores.
Quem acompanha política sabe que os seus discursos na Assembleia eram imperdíveis, assim como os debates com César Schirmer.
Acreditem, Pedro Américo Leal está serelepe aos 87 anos!!
-----

Os exemplos são vários, em nosso meio.
Cito mais um: o estilista Rui Sphor, que completa agora em novembro 82 anos. E está a mil, em seu atelier e sempre participa de programas de TV.
Não tem paciência para aguentar mais alguns eventos, em que ia em passado recente, mas é muito bem informado. E, como os demais citados, um gentleman.
-----
Então, tá.
Quem pensava em começar a semana reclamando da vida estão aí alguns exemplos que vão ser utilíssimos para levantar o astral.
Pô, o sujeito começar a semana em deprê??!!
Sigam o exemplo de todos os citados acima e bola pra frente porque o jogo é de campeonato!!
Boa semana!!

2 comentários:

  1. Previdi, também tive a oportunidade de conviver com estas grandes figuras listadas por ti. Fui produtor dos Guerrilheiros na Guaíba por sete anos e foi um dos períodos mais ricos de minha carreira. Convivi com o Flávio, o Baldi e toda aquela turma. Grandes exemplos!
    Abraço,
    Leonardo Nunes

    ResponderExcluir
  2. O coronel Pedro Américo Leal, efetivamente, sempre possuiu lado: o torto, o errado e o mais radical. Conspirou contra o governo democrático de João Goulart. Durante a Legalidade quase provoca uma chacina na Ilha da Pintada. Derrubado Jango foi ardoroso integrante da "ARENA". Quando Brizola voltou do exílio o ameaçou dizendo que, caso não se comportasse(!?), voltaria ao exílio, ao que respondeu Brizola: "De tanto fumar cachimbo, entortou a boca!". Esse homem, medíocre, autoritário, mesmo dentro dentro da sua pequenez ajudou a manter uma ditadura militar, cujo manto cobriu de escuro uma longa noite da nossa história.

    ResponderExcluir