Quarta, 9 novembro 2011

ESPECIAL

MUJICA, MEU ÍDOLO, EM PORTO ALEGRE!!


O presidente do Uruguai, José Mujica, defendeu ontem a integração econômica e política dos países da América Latina. Homenageado pelo noaao governador Tarso Fernando, no Palácio Piratini, Mujica disse que é preciso construir um poder latino-americano e evitar a competição entre uruguaios e brasileiros. Acompanhado de ministros e empresários, Mujica cumpre agenda no Estado até hoje.
Visivelmente emocionado ao receber a medalha Ordem do Ponche Verde, no Grau Grã Cruz, no Salão Negrinho do Pastoreio, Mujica afirmou que o atual contexto político exige união entre as nações. "Agora não é momento de competição, mas sim de associação. Temos que ter uma América Latina mais forte e precisamos conduzir esse processo", discursou. O presidente uruguaio ressaltou que o Brasil pode capitanear o processo de integração. "Pela via da associação, as empresas de origem brasileira têm que lutar para ser cada vez mais latino-americanos".
Além de destacar as semelhanças culturais e econômicas do RS com o país vizinho, TF disse que a presença de Mujica consolida a boa relação com os uruguaios. Para o nosso governador, a presença da comitiva valoriza o Estado e os políticos gaúchos. "Temos um destino comum e é disso que estaremos tratando nas reuniões que se sucederão entre as autoridades do nosso Estado e do Uruguai, e entre as representações de sociedade civil e empresários", disse.
Ao lembrar da história política do presidente, Tarso Fernando - que concedeu documento em que considera o presidente uruguaio hóspede oficial do Estado - reconheceu que a trajetória de Mujica serviu de exemplo àqueles que lutaram pela democracia no Brasil. "A sua visita significa a sua história de diginidade, de luta. A sua história sintetiza a melhor rebeldia e o melhor amor com o povo latino-americano, que está escrito na sua vida. O senhor sempre foi exemplo para nós aqui no Brasil, àqueles que amam a igualdade e a democracia", elogiou.
Em conversa reservada com TF, Mujica defendeu a recuperação da força política, das instituições e da sociedade. O governador destacou a importância da comitiva no Estado. "A presença uruguaia enobrece a esfera política do nosso Estado num momento, inclusive, que nós sabemos que há um grande desgaste da política e uma hipervalorização dos ajustes e do mercado. Desmoraliza-se a política e incensa-se o ajuste e o mercado", avaliou.
O presidente uruguaio lidera uma comitiva de 140 integrantes, com seis ministros, cinco prefeitos de municípios da fronteira, dois embaixadores e 74 empresários. A missão tem como objetivo consolidar a integração das fronteiras, ampliar a cooperação em setores fundamentais e de interesse mútuo como educação, segurança, infraestrutura, cultura e meio ambiente. A agenda tem seminários na Fiergs e atividades culturais na Assembleia Legislativa e na Casa de Cultura Mario Quintana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário