Vinhos e Afins - 17 de novembro

Requisitos de segurança de alimentos para vinhos e bebidas
Um grupo de 20 profissionais ligados ao gerenciamento e à implementação das Boas Práticas, da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e sistema de gestão de segurança de alimentos em vinícolas e indústrias de bebidas participam nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18 de novembro, do curso ‘Requisitos de segurança de alimentos para vinhos e bebidas’. Ao promover o curso, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) oportuniza aos seus associados à qualificação profissional em torno do assunto.
 O programa abordará o histórico, conceitos, fundamentos e legislação vigente; interpretação dos requisitos da Instrução Normativa 05/2000 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Boas Práticas, APPCC e elementos de gerenciamento e ainda o alinhamento da IN 05/2000 com as normas ISO 9001 e ISO 22000.
O curso será realizado nos dias 17 e 18 de novembro no Hotel Dall’Onder Vittoria, em Bento Gonçalves, nos turnos da manhã e tarde (das 8h30min às 12h15min e das 13h30min às 17h30min). O valor da inscrição para associados da ABE é de R$ 50,00, incluindo apostila, certificado, kit do aluno e coffee-break.

-----

Bruxelas: 58 medalhas para vinhos brasileiros
Sete medalhas duplo ouro foram distribuídas pelo 8º Concurso Nacional de Vinhos Finos e Destilados do Brasil, realizado pelo Concurso Mundial de Bruxelas, em parceria com a Revista Vinho Magazine e apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). Os rótulos que receberam a premiação máxima do concurso são do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, dois dos três principais estados produtores do Brasil.
As novidades são o espumante Brut Champenoise Habitat -2009, da Don Bonifácio, de Caxias do Sul (RS), e o Suzin Zelindo, safra 2008, da Suzin (SC). As outras medalhas Duplo Ouro foram entregues para as tradicionais vinícolas Casa Valduga (Premium Merlot safra 2007) e Miolo (Quinta do Seival Cabernet Sauvignon safra 2008 e Miolo Cuvée Giuseppe Cabernet/Merlot safra 2009), além do Icewine da Pericó.
A premiação foi entregue na noite de segunda passada, em Santana do Livramento (RS). Ainda foram concedidas 29 medalhas de ouro e 21 de prata. O vinho Dom Pedrito Sauvignon Blanc 2011 foi escolhido como o “Vinho Branco do Ano de 2011”. O Espumante Habitat Dom Bonifácio Champenoise Brut 2009 é o “Espumante do Ano de 2011” e o Salton Desejo 2007 o “Vinho Tinto do Ano de 2011”. O concurso contou com a participação de 210 amostras de vinhos (brancos, tintos e espumantes). Participaram também 38 destilados, com a entrega de oito medalhas (duas duplo ouro, três de ouro e três de prata) para cachaças nacionais, representando a mais típica e autenticamente brasileira de todas as bebidas.
A avaliação coube a uma comissão formada por sete jurados internacionais (dois dos Estados Unidos, um da Alemanha, dois do Uruguai e dois da França) e seis nacionais (quatro de São Paulo e dois do Rio Grande do Sul). O time de jurados estrangeiros esteve formado pelo norte-americano Gray Blake, jornalista independente especializado, é cronista da revista Wine Spectator, o alemão Eberenz Walter, editor-chefe da revista Rebe & Wein Magazine, a francesa Marie Roginska, jornalista independente, consultora da Wine Writerwine Consulting, o francês Xavier Leclerc, comprador da rede Auchan, o norte-americano Mark Golodetz, da Wine Enthusiast e da Bloomberg, além dos uruguaios Daniel Arrapide e Isabel Mazzuchilee.
O belga Baudoin Havaux, proprietário do maior concurso de vinhos do mundo, o Concurso Mundial de Bruxelas, também editor da revista Vino Press, acompanhou as provas às cegas, dentro dos padrões internacionais e do rigoroso controle técnico da entidade belga. Os jurados nacionais foram o médico Jairo Monson, Eduardo Viotti, Affonso Ritter, Cezar Adames, Helena Mattar e Didú Russo.
De acordo com Eduardo Viotti, diretor da revista Vinho Magazine e responsável pelas degustações do concurso, as oito edições têm apresentando uma média de notas sempre crescente, o que atesta e rápida e segura evolução da qualidade média do vinho brasileiro ao longo dos oito anos em que o evento é realizado no Brasil. Depois de haver percorrido as principais regiões vitivinícolas do Brasil, este ano o concurso aconteceu em Santana do Livramento, coração da nova e pujante área vinícola da Campanha Gaúcha.
A região vem sendo alvo de importantes investimentos no setor, com a construção de modernas e imponentes vinícolas e o plantio de vinhedos com padrão internacional de qualidade, para a produção de vinhos finos. Os degustadores visitaram grande parte das propriedades vinícolas locais e ficaram impressionados com o potencial enológico da região. Uma turma de pós-graduação do curso de Sommelier do Senac-SP acompanhou o concurso e as visitas às vinícolas da região a convite do Ibravin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário