Vinhos e Afins - 8 novembro 2011

Miolo é a primeira vinícola brasileira a abrir loja na China
A Miolo Wine Group, uma das responsáveis por projetar o vinho fino nacional no mercado externo, mais uma vez larga na frente com a abertura da primeira loja de marca própria na China. A loja foi inaugurada em Shanghai, maior cidade do país, que promete ser o sexto maior consumidor mundial da bebida até 2014, conforme relatório de mercado divulgado pela Vinexpo este ano.
A iniciativa foi da empresa local Ningbo Ke Peng, importadora exclusiva da Miolo. “Os vinhos brasileiros ainda são novidade na China, mas já despertam a simpatia de quem os degusta", afirma a importadora Jannie Jian. A Miolo ingressou no mercado chinês há cerca de um ano e já embarcou até agora cerca de 40  mil garrafas para o país.  A loja oferece os rótulos mais sofisticados da Miolo, entre eles, Lote 43, Quinta do Seival Castas Portuguesas e Merlot Terroir.
De acordo com o documento divulgado pela Vinexpo,  o consumo de vinhos dobrou na China entre 2005 e 2009, chegando a 1,156 bilhões de garrafas. Apesar de ser o país mais populoso do mundo, o consumo per capita ainda é pequeno - apenas um litro por ano, o que configura um grande potencial de crescimento segundo a gerente de Relações Internacionais da MWG, Morgana Miolo. “A grande vantagem de uma loja da Miolo em Shanghai é a visibilidade que teremos e a oportunidade do consumidor chinês encontrar os rótulos da Miolo em um local exclusivo, onde poderá conhecer melhor nossos vinhos”, afirma ela.

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PREMIAÇÕES
A Domno do Brasil conquistou duas medalhas no VII Concurso do Espumante Brasileiro, realizado no dia 27 de outubro em Garibali (RS). Os rótulos premiados foram o Ponto Nero Espumante Brut e o Alto Vale Espumante Brut, ambos agraciados com medalhas de ouro na premiação. O diretor-executivo da Domno, Jones Valduga, comemora o feito lembrando que com as duas novas distinções, a empresa alcança a marca de 21 prêmios em 2011.
“É muito bom ser reconhecido pelos enólogos e um grande prestígio ser lembrado pela qualidade de um produto elaborado no mercado brasileiro”, destaca. De acordo com Jones Valduga, o concurso aponta para a constante melhoria dos processos de elaboração dos espumantes brasileiros, desde o avanço no cultivo até o produto final.
Realizado na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, o concurso avaliou 231 amostras enviadas por 70 vinícolas. Do total, 72 amostras foram premiadas com 49 medalhas de ouro e 23 de prata, através da avaliação de um júri composto por 50 degustadores, entre enólogos, sommeliers, especialistas e jornalistas.
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A Vinícola Campos de Cima, de Itaqui (RS), conquistou medalha de ouro no VII Concurso do Espumante Brasileiro, organizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). O Espumante Campos de Cima Brut Tradicional ganhou a distinção máximo no concurso, ficando entre os melhores do país. No ano passado, o Espumante Campos de Cima Brut também recebeu uma medalha de ouro no 5º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, igualmente realizado pela ABE.
“Recebemos estes prêmios como incentivo para continuar investindo na qualidade de nossos vinhos”, afirma a proprietária da Campos de Cima, Hortência Ravache Brandão Ayub. “É muito bom ter o reconhecimento de que na Campanha Gaúcha também é possível elaborar bons espumantes, não só vinhos tintos de qualidade, como a crítica especializada tem apontado”, comenta Hortência. Segundo ela, as uvas brancas cultivadas na fronteira com a Argentina têm surpreendido pelo alto nível alcançado. “Nossos vinhos brancos e agora os espumantes têm sido bastante elogiados, o que nos leva a crer que temos uma autenticidade típica da Campanha Gaúcha também rótulos elaborados com uvas brancas”, avalia.
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A Cooperativa Vinícola Garibaldi está entre premiadas do VII Concurso do Espumante Brasileiro. O Espumante Giuseppe Garibaldi recebeu medalha de prata no evento, realizado no último dia 27, em Garibaldi (RS). Com a distinção, a cooperativa acumula 17 prêmios em 2011. Na última edição do concurso, o Espumante Garibaldi Moscatel já havia sido agraciado com uma medalha de ouro.
“Além de valorizar o trabalho do enólogo e da vinícola, conquistar prêmios prova que as características e qualidade do produto estão atendendo a demanda, seja do consumidor ou dos profissionais do setor”, explica o presidente da Garibaldi, Oscar Ló.
O concurso, organizado pela Associação Brasileira de Enologia na sede da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldi, avaliou 231 amostras enviadas por 70 vinícolas. O júri foi composto por 50 degustadores, entre enólogos, sommeliers, especialistas e jornalistas.
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A Vinícola Perini, de Farroupilha (RS), foi agraciada com quatro medalhas no VII Concurso do Espumante Brasileiro, realizado no dia 27 de outubro, em Garibaldi (RS). O Casa Perini Espumante Brut (processo Charmat), Casa Perini Espumante Prosecco Brut (Charmat) e o Perini Espumante Nature (Tradicional) levaram medalha de ouro. Já o Perini Espumante Tradicional Brut (Tradicional) levou uma medalha de prata.
O gerente de marketing da vinícola, Pablo Perini, afirma que figurar entre os premiados é um motivo de orgulho que demonstra um desempenho de constante melhoria nos rótulos da empresa. "Essa distinção nos traz um sentimento de responsabilidade, uma vez que observamos que o nível dos espumantes já atingiu um ótimo padrão e os participantes do concurso estão sempre em um páreo justo", destaca.

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