Degustação de vinhos e espumantes em Xangai
A investida dos vinhos brasileiros na China – um dos oito mercados prioritários das empresas integrantes do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – começou por Xangai com visitas técnicas e uma rodada de negócios nos dias 31 de outubro e 1º de novembro respectivamente.
O grupo formado por cinco vinícolas – Aurora, Basso, Lidio Carraro, Miolo e Salton – apresentou os vinhos e espumantes verde-amarelos para cerca de 40 convidados no Four Seasons, um dos locais mais prestigiados da cidade chinesa.
A realização do evento contou com o patrocínio e organização do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Consulado do Brasil em Xangai. O embaixador Marcos Caramuru, presente no evento, destacou o frescor e o álcool moderado dos vinhos brasileiros, sobretudo dos frisantes e espumantes.
Entre jornalistas, importadores e donos de bares e restaurantes presentes, destaque para o sommelier brasileiro Fábio Souza, da Adega Rooselvelt, umas das lojas de vinhos mais respeitadas de Xangai. Segundo Bárbara Ruppel, do Wines of Brasil, ele elogiou a qualidade dos rótulos degustados e disse que está aberto a incluir vinhos brasileiros na loja.
Aaron Meng, sommelier do Mint, um dos melhores restaurantes do Xangai, também enalteceu os vinhos brasileiros apreciados no evento, especialmente os de cortes bordaleses (Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc). Meng também gostou dos preços dos rótulos verde-amarelos.
A representante do Wines of Brasil disse que o mercado chinês é bem diferente de outros mercados. “Aqui, mais do que qualquer outro país, os chineses pensam em status na hora de comprar um vinho”, salientou. A escolha sempre recai sobre produtos de alto preço, considerados fashion, ou para rótulos muito baratos. O posicionamento do vinho brasileiro na China busca o consumidor mais sofisticado. Bárbara contou que, em Xangai, a cada 175 habitantes, um é milionário. A média de idade dos novos milionários chineses é de apenas 39 anos. “Aqui eles enriquecem muito antes do que em qualquer outro lugar do mundo”, confirma, acrescentando que há uma infinidade de bons bares e restaurantes onde os vinhos brasileiros podem ser comercializados.
Hong Kong
Desde quarta-feira (3) e até este sábado (5), o Wines of Brasil também está presente na Hong Kong International Wine Fair. Com exceção da Miolo, que já possui importador em Hong Kong, as outras quatro empresas presentes – Aurora, Basso, Lidio Carraro e Salton – buscam representantes e distribuidores para a Ásia. A participação do Wines of Brasil conta com o apoio da Embaixada do Brasil em Hong Kong, do Ministério das Relações Exteriores e da Apex-Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário