Bom Dia! Quarta, 14 dezembro 2011

A PONTE QUE PARTIU!!

Leia essa notícia, enviada pelo Governo do Estado:
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (13), durante solenidade de entrega de 114 retroescavadeiras a prefeituras gaúchas, no Cais do Porto, na Capital, a construção da segunda ponte do Guaíba. A presidente garantiu  que a licitação para o projeto executivo deverá ser lançada ainda em janeiro. Estimada em R$ 900 milhões, a obra será pública.
Ao confirmar os investimentos no Estado, a presidente disse que a preferência pelo projeto executivo visa evitar problemas de preço e de engenharia, e que o estudo de viabilidade técnica-econômica já foi contratado pelo Governo Federal. Dilma reafirmou que a parceria com o RS é estratégica. "A ponte vai permitir que um imenso número de produtos possa chegar ao Porto de Rio Grande e de lá sair para o resto do Brasil", afirmou.
(...)
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que o tamanho da obra exige pelo menos entre 12 e 15 meses para a conclusão do projeto. "Vamos fazer de tudo para concluir antes, se for possível. Depois disso, nós partiremos para fazer a licitação da empresa responsável pelo projeto. A nossa expectativa para o prazo de construção oscila entre 2,5 e 3 anos", destacou.
(...)
A atual ponte permanece, em média, 30 dias por ano paralisada, considerando o número de içamentos. Os transtornos provocam grande perda econômica e muito atraso. Além de reforçar a importância de que a altura da nova ponte seja de pelo menos 40 metros, Beto disse que o custo da não realização da obra chega a R$ 200 milhões por ano. "Essa é a medida que dialoga com o futuro da navegação, precisamos estar preparados para isso", afirmou, acrescentando que o governo do Estado irá negociar com o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre para que a altura seja preservada.

-----
Desde o Governo da dona Yeda esta ponte poderia estar pronta.
Cansei de escrever nestes espaços de que a Concepa iria fazer a nova ponte do Guaíba. Em troca queria a prorrogação do contrato para o controle da free-way. Nada mais do que justo. O projeto está há anos pronto e eu vi a maquete.
Agora, dona Dilma inventou que vai bancar a obra.
Certamente vai custar 3, 4 vezes mais do que a Concepa iria bancar.
E, lógico, mais algumas pessoas vão ficar milionárias.
Tsk, tsk.
Isto é Brasil!!

Um comentário:

  1. Previdi, ponte com a Concepa não ia ter esquema, empreiteiras, etc... Farão tudo contra a lógica, mas a favor dos interésses.
    Murilo - POA

    ResponderExcluir