Fim de semana do Prévidi - 3 e 4/12

PAU NO LUPI, O FALSO

REPUTAÇÃO ILIBADA: PRÉ-REQUISITO PARA A VIDA PÚBLICA

Estimados companheiros do PDT:
Não há dúvidas que os meios de comunicação social constituem-se em uma comunidade política orgânica, a qual tem e defende seus interesses. Contudo, considerar que todas as notícias veiculadas na imprensa sejam inverídicas só pode ser considerado ou como um caso clínico de paranóia ou como manobra de puro diversionismo político, com o vulgar intuito de desqualificar o trabalho sério de milhares de jornalistas em todo o país, e próprio de quem não tem respostas a dar para as perguntas legitimamente feitas pela sociedade.
Assim, com esta baliza de ordem moral e ética, e portanto firme na defesa da imprensa livre como baluarte do sistema democrático, com a clareza que todos os detentores de cargos públicos devem necessariamente respostas de todas as suas atividades à sociedade, venho por meio desta responder às declarações destemperadas feitas por um companheiro do PDT.

1  - A crise vivida por Carlos Lupi não é mais uma crise dele apenas. Tornou-se uma crise que hoje consome o PDT como instituição política e que abala o governo Dilma, por sua recusa injustificável de se libertar das amarras do Ministério do Trabalho para poder se defender adequadamente.

2 - Um partido político constitue-se na associação de pessoas em torno de ideais, expressos em um manifesto de fundação e nos seus estatutos, tendo como objetivo a conquista do poder através de eleições diretas e democráticas, a fim de implantar seus ideais de bem comum através de políticas públicas e ações governamentais. Logo, é o Interesse Público acima de qualquer outra questão que deve presidir um partido político; e não o corporativismo, o compadrio e a leniência com o mal feito.

3 - Assim, em um partido político temos necessariamente companheiros, e não comparsas; o que obviamente torna obrigação de todo o membro de uma agremiação política não apenas discordar, mas inclusive denunciar qualquer atitude em desacordo com a lei, com a moral e  com a ética realizada por qualquer membro do partido. Afinal, o partido político verdadeiro representa parte do pensamento da Nação, e como tal tem responsabilidades inerentes a isto. É a população que determina a agenda do partido, e não o inverso.

4 - E - neste momento - a população brasileira clama pela saída de Carlos Lupi do Ministério do Trabalho, por acusações de mal feitos que surgem a cada novo dia, levando nesta espiral destruidora o PDT e o governo da Presidenta Dilma. Como homem de partido (só tive um filiação partidária, no PDT, desde 1987) devo empenhar-me para que o PDT continue a representar os anseios da sociedade e para que continue a ter base social. Não se trata de casuísmo, mas de responsabiliadde para com meus 111.373 eleitores, com o Partido e com a Nação.

5 - Repita-se que não está se fazendo julgamento antecipado acerca das acusações envolvendo o Ministro Carlos Lupi, pois quem deve fazer este julgamento é o Poder Judiciário se e quando houver alguma formalização de denúncia pelo Ministério Público contra o Ministro, o que até agora não ocorreu. Entretanto, o processo político é distinto do processo judicial, e naquele primeiro Carlos Lupi já está sentenciado e  condenado pela opinião pública. Em suma: não podemos deixar que sua intemperança e falta de espírito público, evidenciados em sua não disposição de desapegar-se do poder, destrua a relação do PDT com a sociedade brasileira. Pois o trabalhismo, enquanto ideal generoso de inserção das classes trabalhadoras e menos abastadas no centro das decisões da República, enquanto verdadeiro fio condutor das revoluções sociais operadas neste país desde Getúlio Vargas, é maior que Carlos Lupi e do que todos nós.

6 - Nesta linha, gostaria de lembrar a todos os nossos companheiros que a luta intrépida de nosso líder  Leonel Brizola contra a Rede Globo só foi possível graças a sua honradez pessoal e reputação ilibada, pré-requisitos para a vida pública. Com efeito, nem a CIA e nem o SNI nunca conseguiram produzir sequer um só escândalo contra o velho caudilho, o qual com a força de seu coração apaixonado pela pátria enfrentou os poderosos e fundou o nosso PDT, para que o mesmo fosse sempre o espaço reservado para que o povo humilde e os desvalidos pudessem fazer política, e para sempre pudessem se rebelar contra este sistema espoliativo das mais dignas aspirações humanas de felicidade e bem estar social.

7 - Logo é este patrimônio - o de ser o bastião da luta por igualdade do povo brasileiro - que está em xeque com a atuação do Ministro Carlos Lupi à frente do Ministério do Trabalho. E é na defesa do PDT como instituição nacional - cujo único dono é o povo barsileiro - que peço mais uma vez a saída de Carlos Lupi do Ministério do Trabalho.

8 - Por outro lado, quero relembrar as inúmeras manifestações públicas de afeto e respeito feitas a mim pelo Governador Brizola, que em mais de uma oportunidade disse publicamente que o futuro de nosso Partido passava por jovens políticos que - como eu - não tinham medo de ousar e de pensar diferente. A diferença, o debate, estão no cerne do sistema democrático enquanto expressão máxima da liberdade humana.

9 - Por fim, quero deixar a indicação para que todos os companheiros trabalhistas de todo o país tenham a detida reflexão de que devemos repensar o PDT, promovendo imediatamente eleições diretas para todos os cargos partidários, precedidas dos necessários debates públicos sobre políticas e ideais; para que - juntos - possamos dar, como dizia Leonel Brizola: um sonoro e rotundo não a tudo o que está aí!

Deputado Federal GIOVANI CHERINI
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados
3º Vice-Presidente do PDT/RS.

Um comentário: