Cinema / Wilson Rosa - 12/12

III Festival de Cinema da Fronteira
acontece em Bagé de 10 a 17 de dezembro

Em suas duas primeiras edições, 2009 e 2010, o Festival de Cinema da Fronteira foi praticamente experimental, realizado com vontade e determinação pelos voluntários do centro Histórico Vila de Santa Thereza, pessoas interessadas em propagar a arte do cinema e que tinham por objetivo resgatar os laços históricos da cidade com a Sétima Arte, além de valorizar a produção regional estabelecendo diálogos com o cinema contemporâneo e latino.
 Em 2011, celebrando os 200 anos de Bagé, o Festival assume novas dimensões. A ideia é tornar a região um pólo cinematográfico, já que Bagé é uma referência de produção artística, iniciada com o lendário grupo de Bagé, nas artes visuais. A região foi uma das locações do premiado filme uruguaio O Banheiro do Papa e, atualmente, é a locação principal de O Tempo e o Vento, novo longa-metragem de Jayme Monjardim. Para tanto, está sendo construída a cidade cenográfica de Santa Fé, contando com mão-de-obra local. Os realizadores do Festival de Cinema da Fronteira acreditam no cinema como uma alternativa de desenvolvimento econômico e social para a região.
Duas mostras competitivas – Bagé 200 anos e Mostra Binacional – e três mostras não competitivas – Yaya Vernieri, Festin Bagé – Mostra da Lusofonia, e Mostra de Longas-Metragens, compõem o III Festival de Cinema da Fronteira que será uma janela de exibição da produção regional, brasileira e uruguaia, criando um espaço de confluência cultural na região da campanha.
Ao todo, foram inscritos mais de 120 filmes. Além das mostras, o festival apresenta uma programação paralela envolvendo shows, performance do grupo Falos e Stercus, apresentações ao ar livre, gastronomia e ações sócio-ambientais, estas  um dos carros-chefe do evento.


-----

NOITE DE ANO NOVO

Encontre seu ator predileto e conheça Nova York

Um bando de atores famosos num filme cheio de clichês. Assim dá para resumir “Noite de Ano Novo” (New Years Eve), uma produção para incentivar o turismo em Nova York e passar o tempo. O diretor Garry Marshall tem talento para comédias românticas, mas está sem criatividade desde “Uma Linda Mulher”. Agora ele conta várias histórias entrelaçadas de casais, solteiros, pais e filhos, na véspera do Ano Novo na Big Apple. Uma noite especial onde todos ficam mais sensíveis, é hora de perdoar, de recomeçar e rever atitudes.
O legal do filme é encontrar atores e atrizes fazendo pontas.  Mathew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado), por exemplo, agora é um senhor de cabelos grisalhos. A mulher dele, Sara Jéssica Parker, que é a cara de Nova York, protagoniza uma mãe preocupada. A filha adolescente dela é a loira falsa Abigail Breslin, a Pequena  Miss Sunshine, que está com 15 anos. Michelle Pfeiffer continua com uma beleza clássica, mas o tempo judiou dela. Robert de Niro também aparece como um doente terminal que deseja ver pela última vez a “bola do tempo” descer no Time Square, um dos eventos mais conhecidos de passagem de ano (o equivalente aos fogos do Reveillon em Copacabana). Harry Belle continua linda e faz o papel mais realista de todas as histórias: a esposa de um militar que está em algum país invadido pelos EUA. Tem os atores da nova geração (Zac Efron e Ashton Kutcher) e até o rockeiro Jon Bon Jovi, que vive o próprio papel de cantor. Com um enredo previsível, Noite de Ano Novo, mostra uma cena piegas no meio da multidão que acompanha a festa de fim de ano. Uma criança perdida é devolvida à mãe nos braços do público. Menos, Marshall, menos. Mas vale pelas imagens dos museus (a cidade em miniatura é sensacional), o teatro do Music Hall, as pontes, o passeio de táxi-barco...

NOITE DE ANO NOVO (New Year’s Eve), de Garry Marshall, comédia romântica - 118 minutos – 10 anos
www.newyearseve-movie.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário