Vinhos e Afins - 19 dezembro

Miolo abre inscrições para Wine Day 2012
Com a proximidade do início da safra, a Miolo anuncia a abertura das inscrições para o já tradicional Wine Day, curso de um dia sobre a elaboração de vinhos. Para 2012, são oferecidas três opções de datas. Durante a programação, os participantes acompanharão todo o processo para a elaboração de vinhos (brancos e tintos), desde a colheita até a degustação. Os cursos serão oferecidos nos projetos Almadén, Seival Estate e Lovara (confira datas abaixo).
No valor (R$ 150) estão inclusos o curso e um almoço típico. Todo o programa é ministrado e acompanhado por enólogos da Miolo Wine Group. As inscrições devem ser feitas pelo email thais@miolo.com.br ou pelo telefone (54) 2102 1574, com Thais.

Wine Day Brancos – Vinícola Almadén
18 de fevereiro
Horário: das 9h às 13h30min + almoço
Local: Estrada Municipal Livramento s/n, Vila Palomas – Santana do Livramento (RS)

Wine Day Tintos – Vinícola Seival Estate
17 de março
Horário: das 9h às 13h30min + almoço
Local: BR 293, Km 148 s/n – Candiota (RS)

Wine Day Tintos – Vinícola Lovara
Data: 24 de março
Horário: das 9h às 13h30min + almoço
Local: Rua José Benedetti n 222, Salgado – Bento Gonçalves (RS)

-----

Vinhos brasileiros na revista Wine Enthusiast
A revista Wine Enthusiast, uma das mais conceituadas publicações sobre vinhos dos Estados Unidos e do mundo, indicou, pela primeira vez, oito vinhos brasileiros na sua última edição, de 15 de dezembro. Três vinícolas gaúchas tiveram rótulos pontuados de forma inédita pela revista – Miolo (5 vinhos), Pizzato (2) e Lidio Carraro (1).
Foram citados os vinhos Miolo Sesmarias safra 2008, Quinta do Seival Castas Portuguesas safra 2004, Miolo Terroir safra 2005. Lidio Carraro Quorum safra 2006, Pizzato Concentus safra 2005, Pizzato DNA 99 safra 2005, Miolo Merlot safra 2005 – indicado como “Best Buy” (melhor compra), e Miolo Lote 43 safra 2004. “Tudo que é pela primeira vez tem um sabor especial. E a indicação de oito vinhos brasileiros pela Wine Enthusiast tem gosto de vitória”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. “E o melhor, temos certeza de que é só o começo”.
A previsão de Andreia tem sentido. Isso porque a editora executiva da Wine Enthusiast, Susan Kostrzewa, virá conhecer as vinícolas brasileiras em fevereiro, durante o Carnaval, a convite do Wines of Brasil, projeto de exportação do vinho brasileiro fino engarrafado realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Susan Kostrzewa já trabalhou no New York Times, Wine Country Living, Marin Magazin e já publicou quatro livros sobre vinho. “Será mais uma oportunidade de um jornalista da revista conhecer em detalhes as vinícolas e os nossos rótulos”, destaca Andreia.
“Chile, Argentina e agora Brasil” foi o título da sua coluna da edição de novembro da Wine Enthusiast, com o subtítulo: “Algumas das melhores expressões do método Champenoise fora da França podem ser encontradas nas regiões vinícolas do sul do Brasil. Surpreso?” O artigo foi a primeira publicação sobre os vinhos brasileiros na revista, resultado da visita inaugural do seu publisher Adam Strum ao Brasil, a convite do projeto Wines of Brasil.
Entre as vinícolas, destaque para Aurora, Casa Valduga, Geisse, Lidio Carraro, Miolo e Pizzato. A Geisse foi descrita como “o melhor produtor de espumantes da região”. “Situada no sul de Bento Gonçalves, seus vinhedos encontram-se em altitudes muito elevadas, onde as colinas são uma reminiscência da Toscana, mas com muito mais frio. Tanto o Brut, como o Natural e o Rosé da Cave Geisse pontuariam na casa dos 90 no cartão de pontuação de qualquer crítico.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário