Ferro e Mais Ferro - 30/11

PAU NA EPTC!!

Gilmara Gil*

Veja o que aconteceu sábado, dia 26 de novembro, em Belém Novo, por ocasião da 32ª Festa do Ridículo.
A EPTC desviou todo o trânsito do bairro para a Rua Jorge Mello Guimarães. A rua é de chão batido, raras são as residências com calçadas;a maioria tem gramado. Portanto não existe meio fio.
Acontece que a Jorge Mello Guimarães não tem a mínima infraestrutura para receber o fluxo de trânsito das Avenidas Heitor Vieira e Beira-Rio que foram fechadas às 8h da manhã pela EPTC. Dessa forma, ônibus, carroças, motos, e todo o tio de veiculo passaram a transitar em alta velocidade por esta via de chão batido. O dia ensolarado e quente de sábado, aliado a poeira levantada pelos veículos transformou a rotina dos moradores num verdadeiro inferno; sim, porque era impossível abrir janelas e respirar o ar, tal a poluição provacada pela poeira.
Mais um vez os moradores da rua  ficaram indignados com a total insensibilidade da Prefeitura de Porto Alegre. Consideramos uma falta de respeito e do Sr. Prefeito em liberar a Festa do Ridículo no bairro que não oferece nenhum tipo de estrutura física para a realização do evento, cujas lonas são erguidas na orla do Guaíba, o que já já causa estranhamento.
Ás 2 horas da madrugada, eu não consegui mais dormir tal a movimentação do trânsito na rua poeirenta. Também sirenes de Polícia,BM e Ambulância a mil. Verifiquei que outros vizinhos também ainda estavam acordados, as luzes acesas identificavam a “insônia”. Por volta das 4h30min, o trânstio parecia a freeway em feriadão de Fim de Ano e de Carnaval.
Não sei a expecativa dos organizadores se confirmou com a presença de 20 mil pessoas e a criculação de 5 mil veículos.
Na verdade, a Prefeitura conseguiu um grande feito: realizar paralelamente à Festa do Ridículo um grande rally em Belém Novo, ao estilo levantando poeira no triste cenário da Rua Jorge Mello Guimarães.
Para o próximo ano , os moradores prometem agir. A ideia é fazer um protesto para cobrar a falta de respeito da Prefeitura para com os moradores desta rua. Não existe outra via de acesso para o ir e vir dos moradores do bairro - uma terra de ninguém para a administração municipal há mais de 25 anos – quando as avenidas Heitor Vieira e Beira- Rio ficam bloqueadas.
O asfalto da Av. Heitor Vieira, principal via do bairro é uma colcha de retalhos. O asfalto ainda é do tempo do Prefeito Collares.

* Gilmara Gil é jornalista e mora na rua Jorge Mello Guimarães.

2 comentários:

  1. E aí Prévidi ???? Cadê o prefeito que "gosta" de Poa ??? É isto que eu digo, só pensam em grandes obras vistosas para aparecer, o resto... o resto que se lixe !!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, eu não aguento mais a rua Jorge Mello Guimarães,a poeira que faz quando passa um carro e igual no deserto com muito vento não se encherga nada, eu morro na rua Jorge Mello Guimaães n 1515 Belem Novo.

    ResponderExcluir