Bom Dia! Quarta, 28 setembro 2011

Rercuerdos de um final de semana em Bento - 2
Recebo duas matérias da Conceitocom, sobre a Avaliação Nacional de Vinhos:
Os vinhos do Vale dos Vinhedos aumentaram sua participação na representatividade da safra. A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011, realizada no sábado, 24, apresentou os 118 vinhos classificados entre os 30% mais representativos. Destes, 34 são do Vale dos Vinhedos, uma presença 73% maior que a registrada na edição do ano passado quando 19 amostras foram classificadas. Três destes 32 vinhos figuram entre os 16 vinhos selecionados para o evento.
A maior expressão do Vale dos Vinhedos na Avaliação, representada por amostras de oito vinícolas do roteiro, ficou com os tintos (19), seguidos pelo base espumante (9) e brancos (6). A maioria destes vinhos começará a chegar ao mercado a partir de 2012. Já os brancos poderão ser degustados pelos consumidores ainda este ano.
Para o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Rogério Carlos Valduga, a qualidade reconhecida é fruto do trabalho conjunto de viticultores e vinicultores do roteiro. “Nos últimos 16 anos investimos e evoluímos em viticultura e enologia. Reconvertemos vinhedos sempre priorizando a qualidade. O resultado não poderia ser outro. Nossos agricultores e vinícolas estão de parabéns”, destaca.
A degustação de seleção das 383 amostras de 72 vinícolas foi realizada por 120 enólogos. O resultado foi apresentado para um público de 820 apreciadores de 18 estados brasileiros e oito países. Números que posicionam a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 como a maior de todas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Enologia (ABE).

Amostras selecionados entre as 16 degustadas na Avaliação Nacional de Vinhos
Almaúnica                          Syrah
Aurora                                 Riesling Itálico
Casa Valduga                    Chardonnay

Vinícolas associadas à Aprovale com vinhos classificados
Almaúnica                          4 tintos
Aurora                                 6 tintos, 4 brancos e 2 base espumante
Calza                                     1 branco
Casa Valduga                    4 tintos e 3 base espumante
Chandon                             2 base espumante
Dom Cândido                    2 tintos
Miolo                                   3 tintos e 2 base espumante
Pizzato                                 1 branco
-----

A Avaliação Nacional de Vinhos é considerada o momento maior do vinho brasileiro. E é justamente por isso que a Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora -, aproveita o evento para homenagear grandes colaboradores do setor com o Troféu Vitis. A cada safra, são distinguidas duas personalidades. Este ano, o Troféu Vitis 2011 foi para o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Adão Villaverde e para o enólogo João Vignatti nas categorias Amigo do Vinho Brasileiro e Enológico, respectivamente. A entrega ocorreu durante a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos realizada no sábado, 24, em Bento Gonçalves.
Engenheiro e professor, Adão Villaverde traçou sua trajetória na gestão pública. Entretanto, o vinho, uma de suas paixões, sempre fez parte de sua vida. Degustando ou lutando pelas causas do setor, o deputado estadual, em seu terceiro mandato, é figura assídua nos eventos vitivinícolas.
Membro da primeira turma de enólogos, formada em 1963, o enólogo João Vignatti, atuou por mais de 40 anos no setor. Sua trajetória iniciou em Flores da Cunha, na Companhia Riograndense, mas foi na Vinhos Mioranza que desempenhou suas funções por mais de 30 anos. Hoje com 75 anos continua visitando vinícolas por hobby.
Um público de 820 apreciadores de vinho participaram da 19ª edição do evento. A avaliação reuniu 383 amostras de 72 vinícolas de seis estados brasileiros. Na oportunidade, foram divulgados os vinhos classificados entre os 30% representativos, além dos 16 selecionados para a degustação.
Foto de Gilmar Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário