Ferro e Mais Ferro - 21 de setembro

A VÊNUS DE BOMBACHAS
A RBS terminará se confundindo com o RGS
Recebo de um amigo jornalista, que passou o feriado de ontem de papo pro ar.
Por razões óbvias não assino:

O 20 de setembro para a RBS foi demais.
Confesso que não tenho assistido a Vênus de Bombachas, mas hoje não consegui deixar de vê-la em duas ocasiões: no Bom Dia Rio Grande (RBS TV) e a Cobertura do Desfile (TVCom).
O BD foi uma demonstração de "ocupação" do Parque da Harmonia como já vinha ocorrendo desde o começo do Acampamento Farroupilha. Parece que a RBS quer mesmo se adonar dos grandes eventos gaúchos. Foi assim na Expointer. Só pode haver um grande projeto por trás dessas coberturas que é o de se adonar de tudo que for festa-evento-feira-exposições-shows e que, por consequência, envolva grandes verbas.
Nem sei se isso está totalmente errado, o que assusta é a demonstração de poder e de não esconder mais a ambição monopolista de controlar as fontes de receita de qualquer atividade da sociedade gaúcha, venha de onde vier - eleição, futebol, inverno (Serra), verão (Litoral), carnaval.
Mais assustador é que não há reação dos concorrentes, esmagados pelo poderio jornalístico da empresa dos Sirotsky.
Voltando, agora, à cobertura da Semana Farroupilha.
No Bom Dia deste 20 de setembro, não havia informação alguma, somente uma exibição exagerada dos "artistas" da RBS. Foi uma overdose de "estrelismo" fru-fru (a definição é tua). Apresentadores se superando em risinhos e trejeitos campeiros (assando carne, tomando chimarrão, dançando, com muitos closes em seus rostinhos maquiados, como querendo dizer: "nós somos os melhores, somos os artistas globais do Rio Grande, onde estamos está a informação, nós animamos qualquer festa, não tem prá mais ninguém"). Jornalismo zero, é claro.
Nenhuma crítica às prováveis irregularidades do Acampamento como brigas, insegurança, som exagerado, estacionamento caro com aval da EPTC. Sem falar nas tais prestações de contas...
E a TV Com? Bom, aí a emissora comunitária da RBS fez, rigorosamente, rádio na tevê. Uma cobertura longa, cansativa e a todo momento o apresentador lendo mensagens dos telespectadores com elogios à cobertura.
Era rádio do interior em festa de igreja!
Quanto mais lia mensagens, mais elas chegavam à emissora. Foram quatro horas de uma narrativa monocórdica, cansativa e com floreios culturais gauchescos que se transformaram em poderoso sonífero, considerando a chuvinha e o feriado no sofá.
A RBS precisa moderar um pouco essa mania de celebrizar seus profissionais. Eles estão abdicando de sua profissão de informar e se tornando "artistas".
Qualquer hora dessas, a RBS vai ter que editar uma revista de "fatos & fotos" sobre a vida de seu cast artístico: "Fulana fez compras na Padra Chagas", "Beltrano cantou com Júlio Iglesias", "Sicrano tem nova namorada", "Nossa apresentadora vai casar com empresário".
A Globo tem seus artistas de novelas e não mistura a vida de seu elenco jornalístico. Aqui não. Os apresentadores são os soldados da Operação Ocupação RS.
Eles avançam como fuzileiros navais para cravar a bandeira na colina mais alta e a RBS terminará se confundindo com RGS.

5 comentários:

  1. Estão se adonando de tudo mesmo! utilizam os mais sórdidos métodos e meios. Alguem lembra como eles "conquistaram" a cobertura da festa do moranguinho?

    ResponderExcluir
  2. Já estão enaltecendo o seu cast na Revista da TV/ZH e na Revistas das Novelas do Diário Gaúcho...

    ResponderExcluir
  3. Prévidi, a RBS apenas é um reflexo de seus "substratos". Não é a RBS que inventa o RS. É uma empresa que avança num terreno onde seus concorrentes já se acostumaram com fatias diminutas. E quem define sua fatia é cada um. As demais, ao optarem por um anonimato midiático, dão a maior parte do bolo, da cobertura e da cerejinha para a líder. E a RBS atua como líder, nada mais e nada demais. Mesmo os mais ferrenhos críticos têm de admitir que ela avança e colhe onde suas concorrentes jamais pensaram em semear com tamanho vigor e energia. Agora, que já estava na hora de umas carinhas mais novinhas na telinha, ah isto sim.

    ResponderExcluir
  4. O pior de tudo é aguentar o magistrado multisalário, dando pitaco em tudo. O desfile temático assisti na TVE, pois o pavão tirava o som narrativo do local do desfile para falar asneiras, sua maior caracteristica.
    Enquanto este cidadão, aposentado com pouco mais de 40 anos de idade ganha mais dinheiro da RBS, muito profissional do jornalismo está sem emprego.
    Eu odeio este magistrado babaca.

    ResponderExcluir