Vinhos e Afins - 2 de setembro de 2011

Vinhos brasileiros são destaque na 34ª Expointer
A qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros foi destaque na 34ª Expointer, que encerra neste domingo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as vinícolas Aracuri, Aurora, Domno do Brasil, Don Giovani, Província de São Pedro e Valmarino forneceram vinhos e espumantes para eventos oficiais promovidos pelo Palácio Piratini, como os jantares dos Peões, dos Prefeitos e dos Embaixadores, que reuniram mais de 1.000 convidados na Expointer.
Os rótulos das seis vinícolas gaúchas ainda abasteceram a adega oficial do governador Tarso Genro, na Casa Branca, sede oficial do governo estadual no Parque Assis Brasil. “Pela parceria com o Ibravin, as vinícolas praticaram preços promocionais para o governo, que ofereceu a vitrine de seus eventos para degustação de nossos vinhos e espumantes”, destaca o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini.
Nesta sexta-feira, o vinho Don Giovanni Merlot e o espumante Ponto Nero Moscatel foram servidos no almoço oficial oferecido pelo governador Tarso Fernando à presidentE dona Dilma.

-----

A maior de todas
Os números mostram que a 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 é a maior de todas. A consolidação do evento pode ser comprovada no número recorde de amostras inscritas – 383 – e na participação de 820 apreciadores de vinho, marca nunca antes atingida. Em apenas um dia, as inscrições já estavam esgotadas registrando uma lista de espera de mais de 100 pessoas, o que levou a Associação Brasileira de Enologia (ABE) - promotora do evento -, a ampliar as 750 vagas para 820.
Para o presidente da ABE, enólogo Christian Bernardi, este desempenho é a prova de que o evento conquistou a credibilidade do setor e de quem aprecia a bebida. “Estamos satisfeitos com a adesão do público, mas muito mais importante do que o número é saber que conquistamos a confiança de todos e que a Avaliação é um instrumento para a promoção do vinho brasileiro e sua evolução”, comemora.
A Avaliação Nacional de Vinhos chegou a reunir 900 participantes nas edições de 2006, 2007 e 2008, porém nesses anos ela aconteceu de forma simultânea e através de vídeo-conferência com São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Às vésperas de completar duas décadas, a Avaliação Nacional de Vinhos atinge o maior número de apreciadores de sua história em Bento Gonçalves.
No próximo dia 24, essas 820 pessoas, vindas de diversos estados e do exterior, se reunirão em Bento Gonçalves para conhecer a relação dos 30% vinhos mais representativos da Safra 2011 e degustar os 16 vinhos selecionados entre este seleto grupo. A degustação de seleção das 383 amostras inscritas por 72 vinícolas foi realizada por 120 enólogos brasileiros no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, com apoio técnico da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário