Vinhos e Afins - 22 setembro 2011

Don Laurindo Tannat 10 anos é eleito melhor vinho do Brasil
O melhor vinho brasileiro escolhido entre os melhores. É assim que o vinho tinto reserva Don Laurindo Tannat 10 anos, safra 2005, venceu a degustação “O melhor vinho brasileiro”, realizada na última segunda, na Pizzaria Speranza, em São Paulo. Jornalistas e blogueiros degustaram às cegas 19 vinhos e o Don Laurindo Tannat 10 anos obteve a maior nota entre os jurados – 87,15 (de um máximo de 100 pontos).
O enólogo Ademir Brandelli recebeu com entusiasmo o resultado. “É uma honra ter ficado em 1º lugar entre os melhores vinhos do Brasil, principalmente pela qualidade e conhecimento dos degustadores”, afirma. Brandelli iniciou, em 1991, o plantio da variedade Tannat no Brasil. A primeira safra foi comercializada em 1995. “O lançamento deste varietal foi um marco na história vitivinícola do Brasil e da Don Laurindo. A partir deste momento os produtos da empresa começaram a se destacar entre os melhores vinhos do mundo”, recorda.
Para homenagear os 10 anos da variedade Tannat no Brasil, a Don Laurindo, como pioneira, elaborou este rótulo que acaba de ser escolhido o melhor vinho brasileiro. “É um vinho de grande complexidade de cor, aroma, sabor e potencial de guarda”, comenta Brandelli.
O organizador do evento, Gustavo Kauffman, do blog Enoleigos, explica que o painel contou com 100% de vinhos brasileiros com preço de R$ 200 no máximo ao consumidor final. As notas seguiram o padrão de competições internacionais, de 50 a 100, e todos os vinhos foram servidos aproximadamente uma hora antes da degustação, ou seja, tiveram tempo de respirar. A degustação contou com os seguintes avaliadores: Gustavo Kauffman, Carlos Marques, Suzana Barelli, Maurício Tagliari, João Felipe Clemente, Cristiano Orlandi, Gianni Tartari, Didú Russo, Beto Duarte e André Rossi (Deco).

-----  

Holandeses visitam a Serra gaúcha
Três jornalistas holandeses iniciaram, na terça passada, a participação no Projeto Imagem Internacional, promovido pelo projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O patrício é da TAP. A programação, que inclui visitas técnicas por vinícolas da serra gaúcha, segue até o próximo sábado, com a presença dos jornalistas estrangeiros na 19ª Avaliação Nacional de Vinhos da safra 2011, no Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves.
Ronald Pieter de Groot, Charlotte Van Zummeren e Janna Meppelink chegaram nesta segunda-feira (19) ao Vale dos Vinhedos, sendo recebidos com um jantar preparado pelo chef Fábio Lima do Hotel & Spa do Vinho Caudalie, onde estão hospedados. O primeiro dia de visitas incluiu nesta terça-feira as vinícolas Don Giovanni, Don Laurindo e Pizzato. Os jornalistas holandeses ainda conhecerão as vinícolas Don Guerino, Geisse, Miolo, Casa Valduga, Salton, Aurora e Lidio Carraro
Amanhã, a partir das 14 horas, eles falarão sobre as suas impressões a respeito dos vinhos brasileiros na sede do Ibravin, em Bento Gonçalves.

-----

Vinícolas brasileiras no Canadá
Quarto evento de degustação de rótulos verde-amarelos ocorreu em Toronto, numa promoção do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty e da Consulado-Geral do Brasil em Toronto, em parceria com o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil.
Dez vinícolas brasileiras apresentaram seus produtos para sommeliers e representantes do LCBO, uma espécie de monopólio governamental, que controla a importação, comercialização e distribuição de bebidas alcoólicas em Toronto, no Canadá. A promoção do quarto evento de promoção do vinho brasileiro em Toronto, no dia 13 de setembro, foi do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio do Itamaraty e da Consulado-Geral do Brasil em Toronto, em parceria com o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
As vinícolas participantes da degustação de rótulos brasileiros em Toronto foram Aurora (David Litner), Casa Valduga (Elisa Walker), Basso (Wagner Alberti), Lidio Carraro (Patrícia Carraro), Miolo (Fabiano Maciel), Pizzato (Flavio Pizzato), Salton (Vagner Montemaggiore), além de Piagentini, Sanjo e Santo Emílio, representadas por Francine Kaga, da trading Suriana. “Desde o ano passado, conseguimos incluir dois vinhos na LCBO, graças a degustações como esta”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan. Este ano, três representantes da LCBO estiveram presentes no evento. “Esperamos aumentar a presença de vinhos brasileiros no monopólio depois desta degustação”, comenta Andreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário