Bom Dia! Sexta, 16 setembro 2011

Legislativas do arco da velha

Cowboy?
Sempre gostei muito de política.
Comecei a conhecer melhor os políticos em 1980 quando fui trabalhar na editoria de política da Zero Hora. No início fazia uma coluninha chapa-branca com tudo que acontecia "de bom" no plenário e comissões permanentes. Passava a tarde escutando os discursos. A maioria era de dormir - e cochilava, mesmo -, mas assisti grandes debates. Conheci e acompanhei a vida pública de grandes deputados.
O engraçado é que o tempo foi passando, o "estado democrático de direito" foi restabelecido, o Brasil tomava o seu rumo e a qualidade dos parlamentares foi pro beleléu. Fiquei na Assembleia até 94 e como dizia o doutor Brizola, "pisei em todos os tapetes". Conheci muita gente e fiz alguns amigos. Convivi com idiotas, imbecis,  mutreteiros, mas também com pessoas honestas, gentis e bem-humoradas.
-----
Nos últimos anos poucas vezes fui na Assembleia, mas acompanho de longe.
Não conheço o atual presidente Adão Villaverde. Mas acredito que seja um bom sujeito. Tanto é que o ex-deputado Carlos Araújo, que respeito muito, nas últimas eleições aconselhou o voto nele.
Nesta semana recebi um e-mail de um amigo, jornalista/colunista, que obviamente não assino, que é um primor:
Presidente da Assembléia Adão (Peão) Villaverde tem mania de cowboy:
só usa jeans.
Será que também só vai à cavalo?...

-----
Lembrei que o então deputado estadual José Alberto Fogaça só usava jeans e um blaiser azul-marinho. Cabeludo.
Nesses anos 80, um dos grandes debates era entre César Schirmer e Pedro Américo Leal - o primeiro do PMDB, hoje prefeito de Santa Maria; o outro, coronel do Exército e do PDS, fervoroso defendor da revolução de 64.
Quando Pedro Américo já estava se irritando com as provocações do Schirmer, ele encerrava o debate:
- O deputado Schirmer é tão comuista que usa até cuecas cor-de-rosa!!!
Bons tempos. Civilizados.
-----
Não conheço, hoje, a maioria dos deputados que habitam a Assembleia.
Mas me parecem muito bonzinhos.
Olha essa:
Os deputados aprovaram por unanimidade, nesta tarde (13), o PL 268 2011, do Poder Executivo, considera de efetivo exercício os dias em que os membros do Magistério Público Estadual e os Servidores de Escola participaram de movimento reivindicatório e dá outras providências. Foram 42 votos a favor e nenhum contrário
Posso ser "tri-de-direita" mas não me entra na cachola essa história de fazer greve, ou seja, fazer um feriadão por conta própria, e ainda receber por isso.
-----
Essaa é muito boa. Leia:
A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (13), o parecer do deputado Giovani Feltes (PMDB) ao projeto da deputada Silvana Covatti (PP), que declara o município de Almirante Tamandaré do Sul como ‘Terra do Gaitaço’. Na justificativa, o relator argumenta que a iniciativa “fomentará o turismo e a cultura regional, sendo,  portanto, de interesse público”.
Viu sí?
Agora, Almirante Tamandaré do Sul vai ser conhecida no mundo!! As operadoras e agências de viagens farão roteiros para a "fabulosa Terra do Gaidaço".
-----
Só mais uma, muito boa:
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pelo deputado Edson Brum (PMDB), aprovou na manhã desta terça-feira (13), em reunião ordinária, um requerimento de audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 69/2008, de autoria da deputada Marisa Formolo (PT). A deputada pretende proibir a utilização de cães e cavalos nas atividades da Brigada Militar que envolvam manifestações populares nos espaços públicos.
Taí, boa!! Acho mais uma coisa, deputada. A Brigada tinha que parar com essa bobagem de fazer policiamento na Redenção com cavalos. Passam todo o dia na minha rua e bem na frente da minha janela, onde passo o dia nesta máquina, um desses cavalos faz cocô. Sempre. E o cheiro dura o dia inteiro, até porque os carros passam por cima.
É, deputada, os cachorros também sã muito furiosos!!
-----
Agora, essa eu gostei muito. Jamais entendi porque pararam com a Loteria do Estado:
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP)  da Assembleia Legislativa vai instalar uma subcomissão para avaliar os aspectos jurídicos da viabilidade da retomada do funcionamento da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul (Lotergs). A  proposta, encaminhada pelos deputados Frederico Antunes (PP) e Miki Breier (PSB) foi aceita por unanimidade na reunião desta quinta-feira (15). “A ideia é nos apropriarmos das questões legais que envolvem o assunto para analisar a possibilidade de retomar a loteria estadual, que pode se constituir em uma importante receita complementar aos cofres públicos”, explicou Antunes.
-----
Mesmo que a chamada "grande mídia" não considere essencial o trabalho dos deputados e sempre estão a procura de algum "furo", acredito que, na essência, a Assembleia Legislativa é fundamental.
Ao contrário de outras "instituições" que a chamada "grande mídia" adora.
-----
Bom final de semana!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário